.
.

Artigos

A sabedoria de Luiz Soares

Published

on

esta quinta-feira (16), Mato Grosso ficou mais pobre no campo das ideias, da irreverência, de uma inteligência rara capaz de descrever com sabedoria e deboche a conjuntura política que os pobres de cabeça tricotavam por horas e não chegavam a lugar algum.

A honestidade e o desejo nato de fazer o melhor serão sempre incontestável. Basta conhecer um pouco da carreira pública deste menino/homem audacioso, que aos 23 anos elegeu-se deputado estadual.

Luiz Antônio Vitório Soares para muitos e para mim o “Camarada”, apelido que surgiu em um bate papo sobre os ‘carinhas’ que, ditos de esquerda, nada faziam em defesa da população.

Explicar os feitos dele nem milhares de linhas seriam suficientes. Lógico que faltaria papel. Não me refiro a canteiros de obras e placas que os nobres colegas de Luiz gostavam de inaugurar. O Camarada fugia o quanto podia de cerimônias deste tipo.

Outro particular de Luiz era também igualmente impossível de competir. Camarada nasceu ou criou uma memória incrível que o possibilitava cumprimentar pelo nome homens e mulheres que passavam pela rua Comandante Costa, em frente à casa onde o ex-deputado morou. Este contato estreito com cidadãos sem rosto, perdidos nas ruas, fortaleceu após Luiz ter assumido a Secretaria de Saúde de Cuiabá.

Leia Também:  Quando Estou Fraco, Ai Sou Forte

Particularmente acredito que o Camarada tomou gosto pela área, que o fez apaixonar-se pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ele, tudo que o Brasil precisava, os estados e municípios estão descritos no texto de criação do SUS. E foram homens e mulheres que, fantasiados de gestores, travaram o sistema e criaram aberrações para evitar que a saúde pública brasileira fosse exemplo para outros países e ganhasse o mundo.

Minhas histórias com Luiz Soares são muitas e ele fará uma falta tamanha. Por vezes ficávamos tempos sem nos falarmos, mas a admiração por este cara simples, que mostrava muito pouco da enorme sabedoria guardada no peito, era intensa. O Camarada tinha uma alma inquieta. Era um sonhador. Doía nele não fazer o que estava bem ali a mão, mas que o poder oculto por forças traiçoeiras impedia.

Luiz, Camarada, Luizinho e Cabeção vá em paz. Você foi o cara! Lembro quando eu lamentava alguma situação pontual, ele cantarolava Zeca Pagodinho: Eu já passei por quase tudo nessa vida, em matéria de guarida espero ainda a minha vez. Confesso que sou de origem pobre, mas meu coração é nobre, foi assim que Deus me fez. E deixa a vida me levar, vida leva eu!

Leia Também:  LIBERDADE RELIGIOSA

Um beijo Luiz. Siga a luz e acalme seu coração.

Margareth Botelho é jornalista em Cuiabá e diretora de Redação do jornal A Gazeta e do site Gazeta Digital

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos

Justíssima homenagem

Published

on

A implementação de políticas públicas passa necessariamente pela vontade de o poder público, em executar projetos que sejam exequíveis, e que venham de encontro aos anseios e necessidades, principalmente, dos mais humildes os expropriados do capital.

Na divisão dos Poderes estabelecida pela Constituição Brasileira cabe ao Poder Legislativo, entre tantas outras atribuições, a elaboração de leis e a fiscalização dos atos do Poder Executivo.

Isso, não significa dizer que o parlamentar não possa sair da sua zona de conforto; e vá atender às demandas e necessidades dos munícipes, através de ações altruístas e de cunho social.

A chamada em questão remete-nos, a um tema bastante difundido e discutido, a vontade de levar às populações periféricas, lazer e entretenimento.

O bairro Planalto, localizado na Região Leste tem 45 anos de existência, o mesmo, tem como fundador o ex-prefeito Rodrigues Palma, que decidiu comprar essa área, para acolher os moradores provenientes do bairro Canjica.

Na atualidade o bairro Planalto se desponta. No ponto final do mesmo, está localizado o Mine Estádio, de altíssimo nível, em seu anexo existia uma área, que servia de lixão, com animais mortos, sujeira e por aí vai.

Uma ação implementada pelo deputado estadual Elizeu Nascimento, vereador Cezinha Nascimento, José Roberto Stopa, o secretário Júnior Leite em consonância, com liderança do bairro Lucas Timtim, e demais moradores.

Leia Também:  Ainda, Corrida de Reis

Estes, a duras penas iniciaram o processo de construção, do Complexo Esportivo Arena Planalto.

Do sonho à realidade, através de muito trabalho e dedicação de todos, inclusive de empresários da região que ajudaram na construção do mesmo, doando materiais de construção.

Na última segunda-feira (27), aconteceu a tão sonhada inauguração do Complexo Esportivo Arena Planalto, com três quadras de areia, com iluminação padrão.

Justissimamente, o mesmo levou o nome da mãe do deputado estadual Elizeu Nascimento a senhora Maria dos Anjos Nascimento (in memoriam), pessoa honrada, honesta, trabalhadora grande mãe e avó.

Realmente, o espaço físico dessa importantíssima obra, ganhou um toque especial, com o trabalho do grafiteiro Emerson Zonoizo. O mesmo, desenvolveu trabalho de pintura de altíssimo nível; retratando as belezas naturais do nosso Estado, parabéns Emerson.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

VÍDEO INSTITUCIONAL

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA