Artigos

Atividades para acalmar crianças autistas

Published

on

Lidar com as emoções nem sempre é fácil. Para as crianças pode ser ainda mais complicado. Já quando estas são autistas, torna-se um grande desafio. Além disso, elas podem ter dificuldade em reconhecer suas emoções e vinculá-las aos eventos que as causaram.

 

Muitas crianças com autismo possuem dificuldade em organizar, interpretar e responder apropriadamente às informações sensoriais. Assim, eles têm sistemas sensoriais que reagem de forma exagerada ou insuficiente. Com isso, podem reagir de maneira inesperada a sons, toque e textura.

 

Pessoas com autismo podem sofrer com uma sobrecarga sensorial. Ela descreve a experiência que uma criança com autismo pode sentir quando recebe muitos estímulos ao mesmo tempo, mais do que pode processar. Assim, seu cérebro fica sobrecarregado. A sobrecarga sensorial pode fazer com que se tenha um colapso.

 

Alguns sinais para reconhecer uma sobrecarga sensorial são: mãos nos olhos ou nos ouvidos, com o objetivo de se esquivar do estímulo, aumento dos comportamentos repetitivos, fuga, andar de um lado para o outro, falar consigo mesmo ou bater as mãos, cutucar a pele ou se beliscar e esbarrar em móveis ou buscar um espaço pequeno para se “esconder”.

Leia Também:  Carta ao pai

 

Muitas vezes esses comportamentos são tentativas para se acalmar ou sinais de ansiedade. Por isso, é de fundamental importância que os pais, professores e cuidadores saibam como acalmar crianças com autismo.

 

A distração é uma forma de acalmar o autista. Ensinamos técnicas para se distraírem e se esquecerem do que está incomodando. Para isso, dê preferência a coisas que são do interesse dele. Outra dica é criar rotina. As rotinas trazem uma sensação de calma e familiaridade para os autistas.

 

Mais uma forma de acalmar é usando cobertores pesados. Este é um método de tratamento de pressão. Eles ajudam no processo de acalmá-las, oferecendo segurança e fornecendo as sensações que seus corpos precisam. A próxima dica é mudar o ambiente. Se for possível, retire a criança do ambiente e leve-a para um lugar tranquilo, assim ela irá se acalmar.

 

Outra técnica é soprar bolinhas de sabão, pois estimula a respiração consciente. Esse método é fundamental para acalmar a criança. Mas, pode ser difícil de ensinar. Por isso, fazer bolinhas de sabão é uma ótima maneira de fazê-las respirar profundamente.

Leia Também:  Pai herói

 

Brincar com massinhas de modelar aciona os estímulos sensoriais da criança. Elas criam uma distração rápida e podem ser muito eficientes no processo de acalmar crianças com autismo. Lembre-se que cada criança é única! Por isso, é importante conhecê-la para saber quais técnicas funcionam melhor.

*Psicopedagoga Luciana Brites

 

(*) CEO do Instituto NeuroSaber (www.neurosaber.com.br), Luciana Brites é autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, palestrante, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além de ser Mestra e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie.

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Artigos

Carta ao pai

Published

on

Feliz dia dos pais, para o homem mais incrível do mundo, aquele que sempre procurou dar o seu melhor para cada área da minha vida; sonhou em ter uma menininha e Deus realizou;

Sou grata a Deus pela vida do senhor, por todos conselhos, orientações, por cada escola paga, por todas as vezes que precisou me levar em algum lugar, por todas as comidas e lanches que deixava à disposição por onde passei, obrigada por sempre ter sido um super PAI, presente em todos os momentos;

Sou feliz por cada desafio, conquista que sempre se esforçou para SER O PAI presente, não importando se era em uma comemoração de nota, reunião de classe, ou até mesmo um gol decisivo de campeonato, é incrível saber que sempre procurou dar um jeitinho e de surpresa aparecer, comemorar e até mesmo se emocionar;

Nos momentos marcantes, o senhor sempre ESTEVE e sei que sempre ESTARÁ dando o melhor que poderá me presentear;

É prazeroso te chamar de PAI e surreal presenciar o PAI que tenho em meu LAR

Leia Também:  Pai herói

De sua única menininha, que cada dia mais irá procurar te orgulhar ❤️

Te amo meu herói, meu amor, meu lindo, meu pai 💙

Segura em minhas mãos todos os dias e juntos vamos realizar muito mais!

Mirella Almeida Soares é Técnica em agrimensura e engenheira Florestal

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

VÍDEO INSTITUCIONAL

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA