*Leonardo Chucrute*

Atributos de uma empresa bem-sucedida

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Cada empresa é única e não existe uma dica de bolo para simplesmente copiar e conseguir ter êxito no mundo dos negócios. Muitos empreendedores aprendem no dia a dia como fazer seu sonho dar certo porque a verdade é que aprendemos mesmo na prática e na persistência. Mas há alguns atributos que são essenciais que devem ser levados em consideração na gestão de uma empresa.

Para que seu negócio seja bem-sucedido, é essencial que reúna profissionais com diferentes habilidades. Essa diversidade ajuda a ter uma visão mais ampla e a enxergar melhor oportunidades e desafios do mercado.

Algumas atitudes para ter um trabalho em equipe satisfatório são ligados à comunicação. Por exemplo, é fundamental dar feedbacks instantâneos, manter as expectativas claras e alinhadas. Não se esqueça também de estabelecer metas e prazos. Não se esqueça de dar sempre um feedback construtivo. Explique os erros e mostre as soluções. Elogie as partes que foram bem-sucedidas.

Outro detalhe valioso é saber delegar as tarefas de forma estratégica. Para isso, avalie se as habilidades propostas para fazer a atividade condizem com quem vai executar. Certifique-se de que a orientação está sendo clara para que a pessoa entenda da melhor maneira possível a sua função.

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Outro diferencial na gestão é montar um planejamento estratégico. Por meio dele, é definido o melhor caminho para atingir um objetivo. As principais funções são: descobrir forças e fraquezas, identificar ameaças e oportunidades, estabelecer planos de ações e otimizar recursos.

Os objetivos ajudam a identificar as próximas ações que precisam ser tomadas. Analise seus concorrentes e descubra as forças e os pontos fracos do seu negócio. É fundamental ainda entender quais ameaças e oportunidades podem surgir. Além disso, busque diferenciais para reter clientes e conquistar novos.

Outro detalhe envolve estabelecer planos de ação com metas mensuráveis. Para isso, crie rotina de tarefas que devem ser realizadas e delegadas. Defina prazos e previna-se de situações de riscos. Além disso, estruture planos de contingência e monitoramento do andamento das ações.

Busque otimizar recursos com a redução de custos, cortando gastos não essenciais. Evite desperdícios. Treine seu time e crie metas para a otimização de recursos.

Com essa “receita de bolo”, seu negócio vai ser mais produtivo e organizado. Você também vai conseguir identificar oportunidades de melhoria facilitando, assim, que sua empresa seja bem-sucedida e se destaque entre as demais.

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 Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

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Causas que podem levar os negócios à falência

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Não existe cartilha ou fórmula mágica que ensine como fazer um negócio dar certo. Diversos fatores podem influenciar no sucesso ou no fracasso de uma empresa. Por isso, é muito importante levar em consideração tanto práticas administrativas adequadas quanto habilidades de gestão, pois a inexistência dessas competências provavelmente levará ao insucesso.

Alguns fatores que podem contribuir ou até mesmo forçar uma empresa a fechar as portas são as altas taxas de impostos, tributos e encargos sociais. Além disso, há os desafios de possíveis crises econômicas, falta de bons fornecedores, produtos sem qualidade e a falta de colaboradores empenhados, preparados e que realmente vistam a camisa da empresa.

Um dos erros mais frequentes que percebo é quando se tem um time fraco ou ruim. É essencial que o líder tenha confiança na equipe e a equipe no líder. Essa é uma via de mão dupla.

Além da confiança, é preciso saber escolher a equipe certa. Avalie as competências e identifique as falhas dentro do seu time. Encontre membros que acreditem em sua missão e complementam seus conhecimentos. Se sua empresa não tiver um bom líder, não tem como ser boa. Portanto, aprenda a liderar a equipe para ter resultados extraordinários.

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Outro equívoco é a falta de planejamento. Muitos empreendedores não pensam a longo prazo. Quando você não entende em que situação se encontra, fica mais difícil saber o que tem que mudar para evoluir e alcançar resultados. Planejamento é essencial. Concilie visão de longo prazo com metas concretas. Tenha planejamento de um dia, uma semana e um ano.

É importante também que você e seu sócio tenham os mesmos pensamentos e objetivos em relação à empresa. Caso contrário, não dará certo. Escolha bem com quem vai ter uma parceria. Deve existir sintonia e ambos devem pensar parecido. Caso contrário, as chances de falência podem bater na sua porta.

Esteja atento ao atendimento ao cliente e feedback. Se os clientes não tiverem as dúvidas resolvidas, se tiverem respostas dadas de qualquer maneira ou se forem mal atendidos irão falar mal do seu negócio e vão procurar a concorrência. Procure sempre ajudar a resolver o problema do cliente.

Outro equívoco é não ter controle financeiro. Não existe empresa que resista a uma gestão ineficiente. É imprescindível colocar todos os gastos e compras em planilhas. Saiba a respeito de movimentações diárias, como valor a pagar e a receber, preços cobrados por fornecedores, estoque, diferenças entre valores fixos e variáveis. Fique atento à saúde financeira do seu negócio.

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Busque conhecimentos sobre gestão de negócios, converse com outros empreendedores e busque soluções criativas para os desafios que possam surgir. Lembre-se: quando algo dá errado, você nunca começa do zero. Nesse momento você adquiriu experiências que te ajudarão a tomar melhores decisões no futuro. Tudo é aprendizado. Cuide do seu negócio, dedique-se, cerque-se de pessoas competentes e comprometidas e tudo dará certo.

 Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

 

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