Artigos

Entre a ignorância e a sabedoria

Published

on


A sabedoria é artigo raro, tem pequena abrangência, é limitada e está mal distribuída entre as pessoas, enquanto a ignorância abunda, tem uma abrangência ilimitada e está disseminada pela grande maioria das pessoas.
Ainda que nos autodenominemos homo sapiens, a sabedoria não é o que nos distingue dos demais animais, mas a capacidade de engendrar as ideias mais tolas e segui-las achando que é a melhor das coisas.
Basta dar uma olhada na história para perceber como esse mundo já foi pensado das formas mais absurdas, para perceber que não há sabedoria na espécie humana, no máximo há uma busca por ela, mas só para aqueles que percebem que é ignorante, que são poucos, a grande maioria acredita que sabe a verdade, o certo e o justo em tudo e para todos.

Esses sempre acusam, condenam ou matam em nome do bem; não há maior ignorância do que a de confundir o juiz com um carrasco.
Ora, o sábio sabe que é ignorante e o ignorante se acredita sábio. Eis porque a sabedoria tem pequena abrangência, pois conhece os limites do saber, que sempre se sabe pouco sobre pouca coisa.
É limitada porque não opina sobre o que pouco ou nada sabe; não decreta afirmações e presunções de saber das quais não possa ter uma base sólida para exercer o difícil processo de conclusão lógica, mais do que psicológica, convincente antes que apenas persuasiva.
Além disso, ainda que alguns poucos nasçam com uma capacidade quase inata de inteligência, o fato é que poucos estão dispostos a percorrer o prosaico caminho da sabedoria, que exige certo esforço pessoal para exercitar a inteligência.
São precisos estudos, leituras, reflexões e experiência de vida para se adquirir alguma sabedoria, portanto, acaba mal distribuída entre as pessoas, porque a preguiça e a falta de coragem impera na maioria das pessoas que gostam de coisas prontas, o que não é o caso da sabedoria e da inteligência, que se constrói dia a dia, com esforço e persistência, e com coragem para perceber o equívoco de várias certezas: algo que tem um começo, mas não tem um fim.
Já a ignorância se caracteriza por palpitar sobre tudo, por fazer afirmações categóricas sem provas convincentes, não conhecendo limites para se impor aos demais, forçando a convicção das pessoas pela força da maioria aparentemente convencida de alguma verdade “eterna”.
Por pertencer à maioria e está bem disseminada entre ela, esta pouco consegue ver ou perceber a inteligência e a sabedoria quando se defrontam com elas, pois confunde o sabido com sábio e o culto com o inteligente. A ignorância não tem, nem quer, a paciência do diálogo para convencer, sendo adepta de que a força faz o direito e a verdade, para impor suas ideias.
Foi a ignorância que levou a escravização dos homens, a opressão das ideias novas no decorrer da história, a opressão das mulheres, a perseguição de minorias, que levou e leva os homens à barbárie, a guerra, a violência e a vida incerta dos dias atuais.
Na luta entre a sabedoria e a ignorância, essa última tem vencido o confronto. Exatamente porque não se percebe ignorância e não enxerga inteligência na inteligência, mas uma ignorância, ela na verdade nem luta contra a inteligência, apenas se afirma enquanto tal, uma inteligência, e despreza qualquer coisa que coloque em dúvida suas certezas.
Não ter dúvidas é sinal claro de ignorância. Na verdade, apenas a sabedoria luta para libertar os homens de suas ignorâncias, com pouco sucesso. Mas, a grande ignorância é a não percepção que o maior problema dos homens é o próprio homem, sua conformação com as injustiças como se fosse uma fatalidade divina, histórica ou natural, como se fosse algo alheio às nossas escolhas diárias, como se fossemos vitimas ou pacientes dos acontecimentos, quando todos estão contribuindo com sua pequena parte, para tudo permanecer tal e qual.
De minha parte, acredito que sempre se pode fazer alguma coisa para melhorar o mundo, mesmo que o mundo nem queira essa melhora: melhorar a si mesmo é a pequena contribuição que cada um de nós pode, mas principalmente deve dar ao mundo.
Não sei se algum dia atingirei a inteligência e a sabedoria, já que a ignorância nunca nos abandona, ainda que sábios ou inteligentes, mas tenho feito o possível para me tornar melhor e melhorar aqueles com quem convivo, ainda que não tenha certeza de ter tido algum êxito.
 
Ainda que assista atônito a vitória diária da ignorância, espero e torço pela sabedoria, pois mesmo que não seja certa a conquista dela, ela é, sem dúvida, possível. Por fim, apesar dos esforços, se não conseguir ser mais sábio, espero ao menos conseguir ser um pouco menos tolo, o que talvez seja mais realista.
Roberto de Barros Freire é professor do Departamento de Filosofia/UFMT
[email protected]

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Artigos

A importância da liderança servidora

Published

on

Um empreendedor bem-sucedido além de delegar, acompanha as ações para que o resultado seja satisfatório para todos. A liderança de sucesso é servidora. Esse tipo de característica compartilha responsabilidades, apoia o desenvolvimento dos colaboradores e celebra os sucessos da equipe.

Até bem pouco tempo, víamos apenas líderes que pregavam a liderança tradicional, em que o modelo usado era hierárquico e autoritário. Eu acredito que o melhor método seja a liderança servidora. Nela, se cria um ambiente mais positivo, produtivo, em que o líder inspira, motiva e prioriza os profissionais.

Nesse modelo, delegar é mais do que simplesmente repassar tarefas. Representa uma oportunidade estratégica para desenvolver competências, fortalecer a autonomia e elevar a performance do time. Além disso, é inviável assumir todas as responsabilidades o tempo inteiro — confiar funções aos colaboradores aumenta o engajamento e o senso de pertencimento. Lembre-se de que o acompanhamento é muito importante para se ter uma melhor administração. Inclusive, aconselho a ter uma agenda com as tarefas, pois ela auxilia bastante.

Assumir a gestão escolar é, sem dúvida, um dos maiores desafios que já enfrentei. Conciliar as demandas pedagógicas com a administração financeira, cuidar da equipe e, ao mesmo tempo, assegurar a melhor experiência para os alunos pode parecer uma missão impossível. Por isso, delegar atividades administrativas e utilizar ferramentas de gestão eficientes não se trata apenas de uma questão prática, mas uma decisão inteligente.

Para assumir a gestão de uma escola é preciso entender que a liderança tem que ser feita de forma em que a comunicação tenha bastante afeto. As pessoas estão acostumadas somente a dar ordens. Portanto, comunicar com afeto é entender que se está ali para servir à comunidade escolar. Tanto os alunos, quanto os pais, o seu time, porque se entende que não se constrói nada sozinho. Isso é fundamental.

Ao retirar da sua agenda tarefas operacionais, você conquista tempo para se dedicar ao que realmente importa: o desenvolvimento dos estudantes, a inovação pedagógica e o bem-estar da sua equipe. O gestor escolar para ter sucesso precisa ir diminuindo o tempo operacional e aumentando no estratégico.

É comum, no início, que o empreendedor assuma todas as funções. Contudo, para crescer e alcançar novos patamares, é indispensável focar no estratégico. Confie no seu time dando mais autonomia e feedback contínuo. Essa é, aliás, a fórmula que permite liberar tempo para pensar o futuro do negócio e inovar com mais consistência.

Lembre-se: um dos segredos do sucesso está em alocar as pessoas certas nos lugares certos e tirar as pessoas erradas. O verdadeiro empreendedor entende que treinar e capacitar sua equipe é o caminho para atingir grandes resultados. Investir no desenvolvimento do time é fundamental para impulsionar transformações concretas dentro da organização.

Não tema delegar e acompanhar. Cerque-se de profissionais competentes, que você admira e que estejam genuinamente engajados com o propósito do projeto. Afinal, empreender é, acima de tudo, liderar com sabedoria. É também abrir espaço para focar nos aspectos que realmente fazem sua empresa evoluir.

Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA