Gabriella Ibrahim

O Whatsapp é uma ferramenta poderosa de conversão

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No dia a dia da advocacia, saber conduzir uma conversa estratégica com um potencial cliente é uma habilidade essencial para quem deseja fortalecer sua presença no mercado e fechar mais negócios. Um método prático e eficaz de comunicação para melhorar a conversão de clientes é o WhatsApp.

O primeiro contato é crucial. Comece a conversa de forma empática e genuína. O objetivo aqui é ouvir o cliente mais do que falar, para entender suas reais necessidades antes de apresentar qualquer solução. Essa abordagem acolhedora permite que o cliente se sinta à vontade para compartilhar suas preocupações, criando um ambiente de confiança.

Após abrir o diálogo, procure identificar não só o problema direto, mas também as questões subjacentes que podem impactar a escolha pela sua solução. Quanto mais você entender sobre o que o cliente precisa, mais assertiva será a sua proposta. Essa fase de investigação ajuda a construir uma narrativa sólida e mostra que você compreende as necessidades do cliente, o que torna sua solução mais relevante.

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Não se esqueça de direcionar o cliente ao fechamento. Aqui, é importante fazer perguntas que ajudem o cliente a refletir sobre a real necessidade de sua atuação. Uma técnica eficaz para essa etapa é o método SPIN (Situação, Problema, Implicação e Necessidade de Solução), que permite que o cliente perceba, por si mesmo, o valor da sua ajuda.

Na hora de apresentar sua proposta, é essencial que a explicação seja clara e que o valor do seu serviço seja comunicado de forma objetiva. Muitos clientes não conseguem avaliar o serviço jurídico como nós, advogados, então cabe a você destacar os benefícios de forma simples, mas estratégica.

Organize a proposta visualmente, com os principais pontos e valores de forma clara. Quanto mais objetivo e transparente você for, maior será a percepção de valor.

Lembre-se de que é natural que o cliente levante objeções, seja sobre o preço ou a necessidade do serviço. Antecipe-se e prepare respostas para as objeções mais comuns.

Depois de apresentar a proposta e esclarecer as dúvidas, é hora de buscar o fechamento. Se o cliente ainda não estiver pronto para fechar, o follow-up será essencial. Acompanhe-o de perto, mas sem pressionar; mantenha-se disponível e acessível para que ele sinta segurança em fechar com você quando estiver pronto.

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Portanto, conduzir uma comunicação estratégica no WhatsApp é uma forma poderosa de transformar conversas em contratos fechados. Ao seguir essas etapas de abertura, investigação, direcionamento, oferta e follow-up, você constrói uma relação sólida e prepara o terreno para fechar mais negócios.

 Gabriella Ibrahim é advogada contratualista, especialista e referência em Contratos e Legal Design, criadora da Formação LDFD – o curso que ensina advogados a encararem a advocacia como um negócio. Site: https://link.gabriellaibrahim.com.br/bioinsta

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Atributos de uma empresa bem-sucedida

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Cada empresa é única e não existe uma dica de bolo para simplesmente copiar e conseguir ter êxito no mundo dos negócios. Muitos empreendedores aprendem no dia a dia como fazer seu sonho dar certo porque a verdade é que aprendemos mesmo na prática e na persistência. Mas há alguns atributos que são essenciais que devem ser levados em consideração na gestão de uma empresa.

Para que seu negócio seja bem-sucedido, é essencial que reúna profissionais com diferentes habilidades. Essa diversidade ajuda a ter uma visão mais ampla e a enxergar melhor oportunidades e desafios do mercado.

Algumas atitudes para ter um trabalho em equipe satisfatório são ligados à comunicação. Por exemplo, é fundamental dar feedbacks instantâneos, manter as expectativas claras e alinhadas. Não se esqueça também de estabelecer metas e prazos. Não se esqueça de dar sempre um feedback construtivo. Explique os erros e mostre as soluções. Elogie as partes que foram bem-sucedidas.

Outro detalhe valioso é saber delegar as tarefas de forma estratégica. Para isso, avalie se as habilidades propostas para fazer a atividade condizem com quem vai executar. Certifique-se de que a orientação está sendo clara para que a pessoa entenda da melhor maneira possível a sua função.

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Outro diferencial na gestão é montar um planejamento estratégico. Por meio dele, é definido o melhor caminho para atingir um objetivo. As principais funções são: descobrir forças e fraquezas, identificar ameaças e oportunidades, estabelecer planos de ações e otimizar recursos.

Os objetivos ajudam a identificar as próximas ações que precisam ser tomadas. Analise seus concorrentes e descubra as forças e os pontos fracos do seu negócio. É fundamental ainda entender quais ameaças e oportunidades podem surgir. Além disso, busque diferenciais para reter clientes e conquistar novos.

Outro detalhe envolve estabelecer planos de ação com metas mensuráveis. Para isso, crie rotina de tarefas que devem ser realizadas e delegadas. Defina prazos e previna-se de situações de riscos. Além disso, estruture planos de contingência e monitoramento do andamento das ações.

Busque otimizar recursos com a redução de custos, cortando gastos não essenciais. Evite desperdícios. Treine seu time e crie metas para a otimização de recursos.

Com essa “receita de bolo”, seu negócio vai ser mais produtivo e organizado. Você também vai conseguir identificar oportunidades de melhoria facilitando, assim, que sua empresa seja bem-sucedida e se destaque entre as demais.

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 Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

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