segurança do prefeito

Abilio pede aval da Câmara para ampliar horas da escolta pessoal

Proposta pode gerar impacto mensal de R$ 111 mil para reforço na segurança do prefeito, da família e da vice-prefeita

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), encaminhou à Câmara Municipal um projeto que solicita autorização para ampliar a carga horária dos militares lotados na Secretaria Municipal de Segurança Pública, vinculados à Secretaria Adjunta do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Esses servidores são designados, principalmente, para atuar na segurança pessoal do prefeito, da primeira-dama, dos filhos e da vice-prefeita.

A estimativa é de que 19 agentes integrem esse grupo especial, o que representa um impacto financeiro de aproximadamente R$ 111 mil por mês aos cofres públicos.

O projeto prevê a ampliação da chamada atividade delegada, permitindo que os militares vinculados ao GSI possam cumprir até 8 horas por dia e até 120 horas mensais. A proposta, no entanto, não altera a carga horária dos policiais e bombeiros que atuam no patrulhamento ostensivo da cidade, que permanece em 8 horas por dia e no máximo 50 horas por mês.

A medida ainda precisa ser analisada pelas comissões permanentes da Câmara e, posteriormente, aprovada em plenário. Se passar, o texto retorna para o Executivo para sanção e publicação na Gazeta Municipal.

Leia Também:  Prefeita Flávia Moretti admite possível troca no comando do DAE-VG: “Não está confirmada a permanência dele”

A atividade delegada é composta por membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que, de forma voluntária, atuam em seus dias de folga com a finalidade de proteger o patrimônio público da cidade. O controle das horas é realizado respeitando a legislação das corporações e o bem-estar físico e mental dos profissionais.

Segundo dados da gestão anterior, do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), até o ano passado o município contava com cerca de 50 agentes atuando por dia na segurança de espaços públicos. Ao todo, mais de 1,6 mil militares estavam cadastrados e aptos a participar do programa.

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATÉ ZUNIL

Rapper Orum critica reforço policial em frente a hotel onde está hospedado em Cuiabá

Published

on

O rapper Orum, que está na capital mato-grossense para realizar um show, publicou um vídeo nas redes sociais na madrugada deste sábado (26) reclamando do forte esquema policial em frente ao hotel onde está hospedado.

No vídeo, o artista se mostra surpreso com a presença massiva de forças de segurança, incluindo viaturas da Polícia Militar e até equipes do Corpo de Bombeiros, na rua em frente ao local.

“Parece que estou em uma operação”, comentou o rapper, demonstrando indignação com a situação. Segundo ele, o reforço na segurança foi considerado excessivo e causou desconforto.

Ainda não há informações oficiais sobre o motivo da presença intensificada das forças policiais na região. O show de Orum segue confirmado para este fim de semana na capital.

O episódio gerou repercussão nas redes sociais, onde fãs e internautas comentaram o desabafo do cantor.

Veja vídeo:

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Gisela Simona faz apelo para encontrar gata desaparecida há 30 dias em Várzea Grande
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA