Ficou em stand by

Abílio revela plano de transformar Educação em “supersecretaria” com vereador no comando

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), confirmou nesta terça-feira (10) que estuda uma reformulação na Secretaria Municipal de Educação. A principal mudança em análise é a nomeação do vereador Daniel Monteiro (Republicanos) — atual presidente da Comissão de Educação da Câmara — para assumir o comando da Pasta.

Caso a mudança se concretize, o atual secretário Amauri Monge Fernandes passaria a atuar como secretário-adjunto, compondo, junto com Monteiro, o que o prefeito classificou como uma “supersecretaria”.

Abílio explicou que a proposta surgiu em abril, mas que as conversas com Monteiro esfriaram ao longo das últimas semanas. “Isso não está avançado. A gente conversou uma vez sobre isso, mas ficou em ‘stand by’. Eu não conversei com ele depois”, disse o prefeito à imprensa.

Segundo o gestor, a motivação da possível mudança é o enfrentamento dos desafios crônicos da rede municipal de ensino, como a precariedade das unidades escolares e os baixos índices de desempenho educacional. “A Secretaria de Educação é uma pasta que temos mais dificuldade, com o maior número de servidores e prédios com deterioração. Os números precisam melhorar muito”, reconheceu.

Leia Também:  Vereadora Katiuscia Mantelli pede desculpas após gesto obsceno em sessão da Câmara; Vídeo

A ideia, segundo ele, seria unir o conhecimento técnico e o bom relacionamento entre os dois nomes para alavancar os resultados. “O Daniel entende bastante sobre isso, tem um ótimo relacionamento com o Amauri. A ideia era fazer uma secretaria com dois supersecretários que tivessem muito conhecimento sobre a área e pudessem potencializar a Secretaria”, explicou.

Apesar de a proposta ainda não ter evoluído, Abílio disse que pretende retomar as tratativas com Monteiro. “Ele ficou de me dar uma resposta, mas ocorreram outras coisas e acabou não dando certo. Vou voltar a falar com ele e ver qual o interesse dele”, afirmou.

O atual secretário também foi consultado sobre a ideia. “Conversei com o Amauri lá atrás e ele achou a ideia excelente. Mas já se passaram mais de dois meses desde então”, disse.

Por ora, o prefeito demonstrou satisfação com o trabalho desempenhado por Amauri à frente da Pasta. “Estou gostando do trabalho do Amauri, é um bom secretário. Mas voltarei a tratar desse assunto”, concluiu.

Jornalista: Mika Sbardelott

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ATÉ ZUNIL

Hackers invadem sistema da Saúde de Cuiabá e Prefeitura fica sem acesso a dados; pagamento de servidores pode ser afetado

Published

on

O sistema da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá foi alvo de um ataque cibernético de alto nível na última quarta-feira (5), deixando a Prefeitura sem acesso a informações essenciais até o momento. A invasão está sob investigação da Polícia Judiciária Civil (PJC) e levantou alerta sobre a vulnerabilidade digital da administração municipal.

Segundo apuração do Estadão Mato Grosso, há indícios de que todos os dados do sistema tenham sido perdidos e, pior, não há backup atualizado disponível para restaurá-los. A situação pode gerar impactos imediatos no pagamento de servidores da saúde, além de comprometer serviços essenciais da pasta.

O ataque expõe a fragilidade na segurança cibernética da gestão pública, levantando preocupação sobre a proteção de dados sensíveis de cidadãos e funcionários. A Prefeitura ainda não detalhou quais serviços estão comprometidos, mas a paralisação do sistema é considerada grave e sem precedentes.

A investigação da PJC busca identificar os responsáveis e conter os danos, enquanto técnicos da Prefeitura trabalham 24 horas para tentar restabelecer o acesso aos sistemas críticos.

Leia Também:  Vereador Samir Japonês na mira de expulsão após ofensas à prefeita Flávia Moretti

A população e os servidores estão em alerta, enquanto a cidade enfrenta uma ameaça inédita à administração digital e à continuidade dos serviços de saúde.

Jornalista: Mika Sbardelott

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA