Invest MT e Latam

Governo de MT negocia voo direto entre Cuiabá e Peru para ampliar integração econômica

Published

on

O Governo de Mato Grosso iniciou tratativas com a companhia aérea Latam para viabilizar um voo internacional entre Cuiabá e Lima, no Peru. As conversas ocorreram no fim de semana, durante a Expoalimentaria 2025, realizada na capital peruana, e contaram com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda Lima, e da agência Invest MT.

A proposta integra o plano da gestão Mauro Mendes de fortalecer a malha aérea do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, com foco em abrir novas rotas para mercados consumidores estratégicos e ampliar oportunidades de negócios.

Segundo César Miranda, a criação da rota tem importância não apenas para o comércio exterior, mas também para a integração entre regiões.

— Precisamos fazer uma conexão aérea com o Peru e os Estados da Amazônia, com voo saindo de Lima, fazendo uma escala em Rio Branco, Porto Velho e em Cuiabá, e de Cuiabá para o mundo — destacou.

O secretário acrescentou que a medida pode gerar ganhos conjuntos aos estados envolvidos e atrair investimentos para diferentes setores.

Leia Também:  Vereador Samir Japonês na mira de expulsão após ofensas à prefeita Flávia Moretti

— Podemos trabalhar em conjunto, complementando as potencialidades de cada Estado e buscar mercados internacionais, como estamos buscando no Peru e na Bolívia — afirmou.

A proposta segue em fase de negociações com a Latam e deve ser detalhada nos próximos meses.

Jornalista: Luan Schiavon

📲 Clique aqui e receba notícias do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

ATÉ ZUNIL

Hackers invadem sistema da Saúde de Cuiabá e Prefeitura fica sem acesso a dados; pagamento de servidores pode ser afetado

Published

on

O sistema da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá foi alvo de um ataque cibernético de alto nível na última quarta-feira (5), deixando a Prefeitura sem acesso a informações essenciais até o momento. A invasão está sob investigação da Polícia Judiciária Civil (PJC) e levantou alerta sobre a vulnerabilidade digital da administração municipal.

Segundo apuração do Estadão Mato Grosso, há indícios de que todos os dados do sistema tenham sido perdidos e, pior, não há backup atualizado disponível para restaurá-los. A situação pode gerar impactos imediatos no pagamento de servidores da saúde, além de comprometer serviços essenciais da pasta.

O ataque expõe a fragilidade na segurança cibernética da gestão pública, levantando preocupação sobre a proteção de dados sensíveis de cidadãos e funcionários. A Prefeitura ainda não detalhou quais serviços estão comprometidos, mas a paralisação do sistema é considerada grave e sem precedentes.

A investigação da PJC busca identificar os responsáveis e conter os danos, enquanto técnicos da Prefeitura trabalham 24 horas para tentar restabelecer o acesso aos sistemas críticos.

Leia Também:  Prefeita interina comanda Cuiabá sem diálogo com Abilio Brunini

A população e os servidores estão em alerta, enquanto a cidade enfrenta uma ameaça inédita à administração digital e à continuidade dos serviços de saúde.

Jornalista: Mika Sbardelott

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA