.

EM TEMPO RECORD

De olho no crime organizado, deputados aprovam criação da Secretaria de Justiça

Published

on

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

Com aprovação unânime, os deputados estaduais deram sinal verde nesta quarta-feira (27) ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 36/2024, que cria a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus-MT). A proposta, enviada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), tramitou em regime de urgência e é parte do programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado.”

A nova pasta, comandada pelo delegado Victor Hugo Bruzolato, será responsável pela gestão do sistema penitenciário e socioeducativo de Mato Grosso, desvinculando-se da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). A medida busca combater facções criminosas nos 142 municípios do estado.

Com foco em políticas públicas e direitos humanos, a Sejus trabalhará em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT). Servidores comissionados de áreas como o sistema penal e políticas contra drogas serão transferidos ou exonerados para adequação à nova estrutura.

Segundo a mensagem do governador, os detalhes operacionais, incluindo orçamento e transição, serão regulamentados por decreto.

 

 

Jornalista: Alex Garcia

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

Leia Também:  Réu será julgado por ataques a bomba em supermercados

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CARROSSEL

Réu será julgado por ataques a bomba em supermercados

Published

on

Reprodução internet

Na próxima segunda-feira (16), Rodrigo Machado de Oliveira será julgado pelo Tribunal do Júri de Rondonópolis pelos ataques a bomba realizados em unidades do Supermercado Tropical em 2023. O réu enfrentará acusações de homicídio tentado, explosão, extorsão e posse ilegal de munição. A sessão está marcada para as 9h, no Plenário do Júri.

Em abril de 2023, Rodrigo entrou em contato com o SAC do Supermercado Tropical e exigiu R$ 300 mil em criptomoedas, ameaçando atacar as lojas caso não fosse atendido. No mesmo dia, ele explodiu um artefato no Supermercado Tropical – Vila Operária, ferindo gravemente duas vítimas, um menino de sete anos e uma mulher. Ambas passaram por cirurgias de urgência, e o menino foi internado em UTI. Além disso, ele causou danos materiais ao estabelecimento.

No dia seguinte, Rodrigo fez outra ameaça ao supermercado, exigindo mais R$ 300 mil e dizendo que uma nova explosão seria realizada. A ameaça levou a um novo fechamento das lojas e à localização de outro artefato explosivo, que foi neutralizado pelas autoridades.

Leia Também:  Prefeitos de Cuiabá e VG podem enfrentar alerta sobre caos iminente na Saúde

Rodrigo foi identificado pelas investigações, que apontaram sua experiência com explosivos e o planejamento minucioso dos ataques.

Jornalista: Alex Garcia

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading
https://www.youtube.com/watch?v=gOeTkZk5sgE

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA