Cidades

Cuiabá e outras 53 cidades de Mato Grosso sob alerta de chuvas intensas

Published

on

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para Cuiabá e outras 53 cidades de Mato Grosso nesta sexta-feira (10). As precipitações podem atingir até 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos de até 100 km/h. O aviso tem validade para o dia, mas pode ser renovado para o fim de semana.

O Inmet destaca que a população deve ficar atenta aos riscos de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Previsão para Cuiabá

Nesta sexta-feira, Cuiabá terá temperatura máxima de 32°C, com 90% de chances de chuva a qualquer momento.

No sábado (11), o céu deverá permanecer encoberto, com chuva leve durante os períodos da manhã e tarde. As temperaturas variarão entre 25°C e 33°C.

Já no domingo (12), a capital registrará temperaturas entre 26°C e 34°C, com 90% de chances de precipitação.

Cidades afetadas pelo alerta

Além de Cuiabá, as cidades sob alerta incluem: Acorizal, Água Boa, Alto Paraguai, Araguaiana, Arenápolis, Barra do Garças, Brasnorte, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Denise, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Juara, Lucas do Rio Verde, Nobres, Nortelândia, Nova Brasilândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Paranatinga, Planalto da Serra, Porto dos Gaúchos, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, São José do Rio Claro, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Tapurah e Vera.

Leia Também:  Defesa Civil de Cuiabá avalia retirar famílias de áreas de risco após fortes chuvas

Jornalista: Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Ordem Pública: operação fecha bar e interdita hotel por falta de higiene

Published

on

A Secretaria Municipal de Ordem Pública deflagrou na tarde desta sexta-feira (17) a segunda fase da Operação Retomada, feita para fiscalizar estabelecimentos comerciais que não cumprem regras sanitárias, normas de segurança e não possuem alvará de funcionamento.

No Calçadão da Galdino Pimentel, um hotel foi interditado parcialmente pela Vigilância Sanitária por conta da visível insalubridade, que são condições prejudiciais à saúde dos frequentadores.

No local, os colchões estavam mofados, havia pontos com goteiras de água e preservativos usados espalhados no chão dos quartos.

O proprietário foi notificado a cumprir melhorias no prazo de 30 dias sob pena de sofrer medidas mais drásticas como o fechamento em definitivo do estabelecimento comercial.

Já dois bares, localizados nas proximidades do Beco do Candeeiro, foram notificados pela Vigilância Sanitária para cumprir medidas urgentes de limpeza. No local, foram encontradas fezes de ratos e baratas. A regularização deverá ser feita no prazo de 30 dias.

Na Rua Antônio Maria Coelho, um bar foi interditado porque funcionava sem alvará.

Outro bar teve a atividade comercial suspensa porque estava sem o devido registro no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas da Receita Federal.

Leia Também:  Defesa Civil de Cuiabá avalia retirar famílias de áreas de risco após fortes chuvas

Um hotel inspecionado na Rua Joaquim Murtinho foi notificado pelo Corpo de Bombeiros para se adequar às normas de segurança, o que inclui indicação de saída emergencial e extintor de incêndio calibrado.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, declarou que as fiscalizações serão intensas com o intuito de exigir as normas legais dos estabelecimentos comerciais e, ainda, de garantir o pleno direito de ir e vir dos cidadãos.

“Será uma operação constante sem data para terminar. Estamos fiscalizando bares, hotéis e outros estabelecimentos com apoio das forças de segurança e da Vigilância Sanitária. A nossa missão é garantir a paz social e a segurança aos cidadãos que moram e trabalham no Centro de Cuiabá”.

Palhares ainda reforçou a existência de canais de comunicação ao cidadão para encaminhar denúncias de irregularidades.

“A secretaria de ordem pública disponibiliza o 3616-9614, com WhatsApp, e também pode ser acionada a Polícia Militar e a Polícia Civil pelos números 190 e 197″.

A futura secretária municipal de segurança pública, Coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, destacou que a fiscalização na região do patrimônio histórico de Cuiabá será intenso na gestão do prefeito Abilio Brunini.

Leia Também:  Inmet emite alerta de perigo para tempestades em 90 cidades de Mato Grosso

“É um compromisso de garantir a paz social. Com ações de fiscalização e prevenção sempre nas conformidades da lei”.

Normas para bares e restaurantes

O fiscal da Vigilância Sanitária Fiscal, Alex Sandro Henrique, fez um alerta aos proprietários de bares, restaurantes e hotéis.

Para não enfrentar transtornos como fechamentos provisórios, é necessário intensificar a limpeza, ainda mais em um período chuvoso.

“O que a vigilância sanitária faz é exigir regras de higiene, conservação e segurança alimentar. É recomendável a dedetização para controle de pragas. Estamos em um período crítico de chuva que é favorável à disseminação de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya”.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Robson Rodrigues dos Santos, ressaltaq que o alvará contra incêndio é imprescindível à ordem pública.

“É uma norma de segurança importante à coletividade que não é burocrática. Peço, encarecidamente, que os comerciantes procedam com a regularização junto à Prefeitura de Cuiabá”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading
https://www.youtube.com/watch?v=gOeTkZk5sgE

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA