Cuiabá

Abrigo Amigo: Projeto inovador de tecnologia garante segurança de mulheres sozinhas em ponto de ônibus

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou, na última sexta-feira (27), o lançamento do projeto Abrigo Amigo, uma iniciativa inovadora que integra o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro em fortalecer a rede de proteção às mulheres e promover o protagonismo feminino.

Executado em parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher, a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Consórcio CS Mobi, o projeto reflete o compromisso da administração em deixar um legado de ações que combatam a misoginia e fomentem o empreendedorismo feminino. O lançamento da iniciativa foi conduzido pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro.

Com tecnologia de ponta, o Abrigo Amigo, projetado pela empresa Eletromídia, traz segurança e conforto aos pontos de ônibus da capital. O primeiro abrigo, instalado na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Praça Santos Dumont, conta com totens de atendimento remoto que funcionam das 20h às 5h.

O dispositivo permite que mulheres em situação de vulnerabilidade acionem apoio imediato, com conexão a uma central operada por profissionais especializados em São Paulo.

“O Abrigo Amigo é mais uma demonstração de que Cuiabá avança para ser uma cidade mais segura e acolhedora para as mulheres. Cada ação realizada pela gestão Emanuel Pinheiro reforça nosso compromisso com a desconstrução da misoginia e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Este legado será lembrado como um marco na defesa de direitos e na construção de uma sociedade mais igualitária”, afirmou a primeira-dama Márcia Pinheiro, grande articuladora da iniciativa.

Leia Também:  Criação de identidade para doentes raros é oficializada em Cuiabá

A inovação, que inclui a exibição de campanhas educativas criadas pela Secretaria da Mulher, integra o programa de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio CS Mobi, responsável pela modernização do mobiliário urbano de Cuiabá. Ao todo, estão previstos 20 abrigos deste modelo em pontos estratégicos da cidade, ampliando o alcance da rede de proteção às mulheres e contribuindo para a redução de casos de importunação sexual no transporte público.

O prefeito Emanuel Pinheiro destacou o impacto do projeto no fortalecimento da cidadania: “O Abrigo Amigo é um exemplo do que buscamos com nossa gestão: criar ferramentas que protejam e empoderem a população, especialmente as mulheres, e deixem um legado de transformação. Cuiabá está avançando com respeito, inovação e inclusão.”

A iniciativa, que também conta com o suporte do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) por meio de câmeras de videomonitoramento, inclui reconhecimento facial e compartilhamento de imagens em tempo real.

O reconhecimento facial é uma tecnologia que identifica rostos humanos em imagens ou vídeos. A polícia utiliza esse recurso para comparar fotos de pessoas com mandados em aberto com imagens de bancos de dados.

Leia Também:  Pedagogos e TDI's aprovados em processo seletivo começam a se apresentar para ano letivo municipal

“Com o pioneirismo do projeto Abrigo Amigo, Cuiabá reafirma seu compromisso com a segurança e o acolhimento das mulheres que dependem do transporte público diariamente”, declarou Luciana Zamproni.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Temporal provoca alagamentos em Cuiabá e deixa motoristas ; Vídeo

Published

on

Um forte temporal atingiu Cuiabá neste domingo (12), causando alagamentos em diversos bairros da capital mato-grossense. A água invadiu casas e avenidas, especialmente na região central da cidade, trazendo transtornos para moradores e motoristas.

Um dos pontos mais críticos foi na avenida Tenente-Coronel Duarte, conhecida como Prainha, onde o alagamento tornou as vias intransitáveis. Na região próxima ao Shopping Popular, motoristas ficaram ilhados no meio da via e precisaram da ajuda de motociclistas que transitavam pelo local para escapar da área inundada.

Famílias que residem próximas a córregos também sofreram com os efeitos da chuva, com a água invadindo residências e provocando prejuízos materiais.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cuiabá registrou 15 mm de chuva nas últimas 24 horas, e a previsão é de que os temporais continuem ao longo da semana.

A Defesa Civil foi contatada para comentar sobre as medidas que estão sendo tomadas para mitigar os impactos das inundações, mas ainda não se pronunciou até o momento.

Leia Também:  Prefeito e governador anunciam expansão do HMC e aquisição de materiais cirúrgicos

Previsão preocupa moradores

Com a previsão de mais chuva nos próximos dias, moradores das áreas mais afetadas estão apreensivos quanto a novos alagamentos. A população pede ações urgentes das autoridades para prevenir novos transtornos e minimizar os danos causados pelas enchentes.

As autoridades recomendam atenção redobrada aos motoristas ao trafegar por áreas de risco e que moradores de regiões próximas a córregos fiquem em alerta.

Veja vídeo:

Jornalista:  Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading
https://www.youtube.com/watch?v=gOeTkZk5sgE

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA