Cuiabá

Acidentes com animais peçonhentos aumentam mais de 60% em 2025

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, divulgou nesta sexta-feira (11) o boletim atualizado sobre acidentes com animais peçonhentos na capital. Os dados revelam um crescimento significativo de casos nos primeiros meses de 2025, com destaque para o mês de março, que registrou 114 ocorrências, sendo 73 causadas por escorpiões, 9 por aranhas, 2 por serpentes e 12 classificados como “outros”.

Durante as 14 primeiras Semanas Epidemiológicas (SE) de 2025, até o dia 31 de março, todas, com exceção das SE 07 e SE 14, apresentaram um número superior de acidentes em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2024, a média semanal de casos notificados até o fim de março era de aproximadamente 14,2. Já em 2025, esse número subiu para 24,6, representando um aumento expressivo de 61,5%.

Em março de 2024, foram registrados 71 acidentes com residentes e 29 com moradores de outros municípios. Em março de 2025, esses números saltaram para 96 casos envolvendo residentes e 18 com não residentes.

Desde o início do ano, o aumento vem se consolidando mês a mês: foram 128 casos em janeiro, 101 em fevereiro e 114 em março, totalizando 343 ocorrências no primeiro trimestre de 2025.

Leia Também:  Mutirão do cata-treco retira duas toneladas de materiais no São João Del Rey

Pelo terceiro mês consecutivo, a região da Grande Morada da Serra lidera o número de ocorrências, seguida pelos bairros Residencial Coxipó e Despraiado. No entanto, o boletim chama atenção para a expansão dos acidentes nas áreas perimetrais da Capital, especialmente nos bairros e loteamentos localizados nas zonas de expansão urbana a oeste e sul.

Um mapa divulgado pela Vigilância em Saúde destaca essas áreas com tons mais escuros, indicando maior incidência, enquanto as regiões com menor número de casos aparecem em tons mais claros. As áreas sem registro permanecem em branco.

Em março, também foi registrado um caso isolado envolvendo uma lagarta de classificação moderada, na região do bairro Sucuri. Embora incomum, esse tipo de acidente é considerado grave e exige cuidados específicos. Segundo a Vigilância, essas ocorrências estão geralmente ligadas à perda do habitat natural, o que leva esses animais a buscar abrigo em áreas residenciais.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da adoção de medidas preventivas para evitar acidentes:

• Uso de luvas ao manusear folhas, galhos e frutos em áreas naturais ou quintais;

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca 56 candidatos aprovados na Educação

• Vistoria constante em locais úmidos e escuros, como pilhas de madeira, entulhos e sapatos;

• Vedação de frestas em portas e janelas, para evitar o acesso de escorpiões e outros animais peçonhentos.

A população também é orientada a procurar imediatamente uma unidade de saúde em caso de acidente, para receber atendimento adequado.

A diretora da Vigilância em Saúde, Silvana Maria Ribeiro Arruda, destacou a necessidade de atenção da população diante do aumento expressivo dos casos. “O crescimento dos acidentes com animais peçonhentos em Cuiabá é um alerta para todos nós. É fundamental que a população esteja atenta às medidas de prevenção e que qualquer acidente seja comunicado imediatamente às unidades de saúde. Pequenas ações podem fazer grande diferença na proteção da saúde e da vida das pessoas”, afirmou Silvana.

#PraCegoVer

A imagem mostra um escorpião de cor amarela e marrom sendo segurado por uma pinça.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Sociedade Brasileira de Cardiologia atende 170 pessoas em ação no Museu do Rio

Published

on

Com 170 atendimentos gratuitos em saúde cardíaca, o Museu do Rio virou referência de cidadania e promoção da saúde durante ação conjunta da Prefeitura de Cuiabá e da Sociedade Brasileira de Cardiologia. No Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado no sábado (26), a iniciativa ofereceu consultas médicas e orientação ao público, reforçando o compromisso da gestão municipal com a prevenção de doenças silenciosas.

Além dos atendimentos médicos, o Museu do Rio, que é o local onde está instalado o Aquário Municipal, que tem entrada gratuita desde a gestão do prefeito Abilio Brunini, registrou a visita de 2.251 pessoas, entre moradores de diversos municípios de Mato Grosso e turistas da Argentina.

Presente no evento, o prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de aproximar a saúde da população, inclusive participando da aferição de sua própria pressão arterial, já que é hipertenso.
“Estamos democratizando o acesso à saúde preventiva, trazendo ações gratuitas e de qualidade para a população. A hipertensão é uma doença silenciosa e cuidar da prevenção é salvar vidas. Vamos ampliar essas parcerias para levar ainda mais saúde a quem precisa”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Mutirão no Jardim Vitória tem Armário Solidário, Feirão de Empregos e cursos para mulheres

O evento contou com a atuação de dez médicos cardiologistas, entre eles Danilo O. Arruda Junior, Marcos Vinicius, Jose Silveira Lage, Angelica Moya, Nathalia Camarão, Cristina Gama, Ana Luisa Guerra, Kamilla Morbeck, Michelle Birtche e Pedro Alexandre. A iniciativa também recebeu apoio da Sonicardio e do Hospital Geral.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Fernando Medeiros, novas ações de promoção à saúde já estão sendo planejadas para acontecer em espaços públicos da capital, em alinhamento com a proposta de governo de Abilio Brunini.
“Projetos como este mostram que o turismo e a saúde podem caminhar juntos, valorizando nossos espaços culturais e levando serviços essenciais à população”, pontuou.

O secretário adjunto de Turismo, Gustavo Vandoni, destacou a receptividade do público e a importância da ação.
“A população participou de forma ativa, buscando orientações, tirando dúvidas e realizando seus exames. Tivemos uma equipe médica altamente qualificada que garantiu o atendimento de excelência do começo ao fim”, disse.

Participaram do evento moradores de Cuiabá, Várzea Grande e de cidades como Tangará da Serra, Rondonópolis, Jangada, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Campo Verde e Sorriso, além de visitantes do estado de São Paulo.

Leia Também:  SMS apresenta Relatório do 3º Quadrimestre de 2024 na Câmara de Vereadores

#PraCegoVer

A imagem que ilustra o texto mostra as pessoas recebendo o atendimento dos médicos cardiologistas. O atendimento é individual, e são 10 profissionais na ação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA