Cuiabá

Atrações culturais, inclusão e lazer movimentam Orla do Porto

Published

on

A Orla do Porto tradicionalmente recebe cerca de 10 mil pessoas nos finais de semana, atraídas pelos diversos atrativos turísticos oferecidos gratuitamente à população. No local, os visitantes podem conhecer o Museu do Rio, o Aquário Municipal, a Feira Cuiab’Art e a exposição do Sansão Gigante, que estará em exibição até 22 de abril, garantindo a alegria da criançada durante todo o período da Páscoa.

A exposição do Sansão Gigante, personagem da Turma da Mônica criado pelo cartunista Maurício de Sousa, é um presente especial da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em comemoração aos 306 anos de Cuiabá, além de celebrar os 60 anos da instituição em 2025.

O personagem também exibe o cordão de girassol, símbolo da Campanha Abril Azul, reforçando a conscientização sobre doenças ocultas e o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A campanha tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre o TEA e promover a inclusão dessas pessoas na sociedade.

Com uma programação diversificada, que inclui espaço kids, atividades culturais, valorização das tradições cuiabanas, além de música e gastronomia, a Feira Cuiab’Art continua neste final de semana, das 9h às 21h. O evento é organizado e promovido pela Associação Homens e Mulheres de Fibra, por meio do Programa Viva Cuiabá, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur).

Leia Também:  Condutor é flagrado e multado em R$ 25 mil por descarte irregular de pneus em Cuiabá 

O Aquário Municipal e o Museu do Rio, localizados na mesma região, funcionam das 9h às 18h (às terças e quintas) e das 9h às 21h (de sexta a domingo).

#PraCegoVer

A imagem mostra a entrada do Museu do Rio, localizado no bairro Porto, onde a Feira Cuiab’Art.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Conselho Municipal aprova alterações na Empresa Cuiabana de Saúde Pública

Published

on

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá aprovou, nesta segunda-feira (28), o projeto de lei que propõe alterações na Lei nº 5.723 de 17 de outubro de 2013, que trata da criação da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). A mudança visa agilizar processos e melhorar a eficiência no atendimento da saúde pública da capital.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, destacou a importância da aprovação pelo Conselho. Segundo ela, o projeto busca desburocratizar os processos de aquisição e contratos, que hoje enfrentam entraves administrativos que comprometem a agilidade dos serviços.

“O Conselho se mostrou bastante sensível à propositura do prefeito Abilio, que quer dar celeridade à parte meio da saúde, que estava muito presa às amarras da legislação sobre aquisições e contratos, tornando moroso o processo de aquisição de medicamentos, insumos e contratos de serviços. Todas essas situações estavam deixando a saúde engessada”, explicou.

A proposta transfere para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública a responsabilidade pela gestão da parte operacional da saúde, enquanto a SMS ficará focada na parte finalística, ou seja, na oferta de serviços à população.

“A SMS ficará responsável pela oferta de serviços de saúde e a Empresa Cuiabana vai cuidar da parte operacional, como contratação de serviços, aquisição de medicamentos, e outros contratos. Esses processos, que eram muito morosos dentro da Secretaria, serão agilizados pela Empresa Cuiabana”, completou Lúcia Helena.

Leia Também:  Prefeitura orienta por boas práticas sanitárias em supermercados

A aprovação no Conselho Municipal de Saúde contou com ampla maioria. “Não foi unânime, pois tivemos duas abstenções, mas todos os outros conselheiros votaram a favor e não houve nenhuma votação contra. O prefeito respondeu a todos os questionamentos dos conselheiros, que ficaram satisfeitos ao entender que o objetivo é nobre, dar celeridade à saúde”, afirmou a secretária.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também comentou a aprovação e a importância da iniciativa. “Explicamos todas as alterações previstas na lei e tiramos as dúvidas dos conselheiros. O foco é tornar a gestão da saúde mais ágil e eficiente, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma mais rápida e eficaz para atender melhor a população. Essa modernização vai refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados”, disse o prefeito.

A conselheira Daniella Amaral, que votou favoravelmente ao projeto, também reforçou a importância da proposta para dar mais dinamismo ao setor. “Meu voto foi favorável porque, desse modo, a secretaria vai ter mais agilidade no processo de aquisições, contratações e prestação de serviços, o que vai facilitar e dar mais autonomia tanto para a Empresa como para a Secretaria. Com isso, vamos estar praticamente no mesmo ritmo de empresas privadas, que resolvem com celeridade todos os processos e entraves. Isso vai facilitar tanto para os administradores quanto para os usuários, que passarão a receber insumos, medicamentos e serviços com maior qualidade nos atendimentos nos postos, hospitais e UBSs em geral”, destacou.

Leia Também:  Operação integrada reforça segurança em Cuiabá com ação liderada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública

Com a aprovação no Conselho, o próximo passo será o envio do projeto de lei à Câmara Municipal de Cuiabá para apreciação e votação dos vereadores. “Agora depende da Câmara. A expectativa é que, sendo aprovado, o prefeito sancione a lei imediatamente para que as mudanças comecem a valer o quanto antes”, finalizou a secretária Lúcia Helena.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito durante uma apresentação/reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Todos estão sentados enquanto o prefeito realiza seu discurso para os membros do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá. A sala é branca e as cadeiras do auditório são azuis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA