Cuiabá

Cultura, Sabor e Arte ao ar livre movimentam a Praça Alencastro

Published

on

A 6ª edição da Feira Cultura, Sabor e Arte, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, na Praça Alencastro, na quinta-feira (30) nasceu de uma iniciativa denominada “Vem pra Praça”, que tem o propósito de aproximar ainda mais a cultura popular da comunidade, para levar as ações culturais para um espaço mais acessível e próximo das pessoas. E a novidade agradou os expositores pelo movimento, pela alegria e receptividade. Músicos e bailarina do Projeto Piano Gente se apresentaram pela manhã e a tarde, dando um toque especial a programação. As 5 edições anteriores aconteceram na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Av. Barão de Melgaço.

Segundo a secretária adjunta de Cultura Popular, Vilmara da Silva Vidica, que na oportunidade representou o secretário Municipal de Cultura, Jhonny Everson, a proposta inicial era continuar as atividades na Secretaria, mas logo percebeu-se a importância de trazer o movimento para a Praça. “Lá dentro, na Secretaria, o ambiente é acolhedor e aberto ao público, mas muitas pessoas ainda não conhecem o espaço. Aqui na Praça, temos uma maior concentração de pessoas e conseguimos tornar o movimento mais aberto, mais popular, mais visível”, explica.

Leia Também:  Prefeito, vice e primeira-dama lamentam falecimento de ex-vereador e líder comunitário Hermes Filho

Considera-se que a ação na Praça Alencastro democratiza o acesso à cultura, uma vez que ocupa espaços públicos e promove a integração entre artistas, moradores e visitantes. “Vem pra Praça é, portanto, um convite para todos participarem, conhecerem e celebrarem a cultura viva que pulsa em nossa cidade”, frisou Vilmara.

Para Denize Rodrigues, do bairro Pedregal, a mudança para a praça rendeu-lhe boas vendas. “Hoje a venda foi muito rápida, tanto que eu tive que voltar lá em casa para fabricar mais e trazer, porque antes do meio dia já tinha vendido quase tudo. Foi uma vantagem muito grande, o biscoito de queijo foi vendido rapidamente”, declarou.

Sua banca apresenta algumas variedades de salgados assados (em bandejas), doces, biscoitos, sonhos recheados.

Sandra Aparecida da Silva Pereira, do bairro Cohab Nova, não perdeu nenhuma das edições, e esta, sendo a 6ª edição e estreando na Praça Alencastro, regada de muitas expectativas boas. “Sou só gratidão pelo secretário de Cultura, Johnny Everson e toda equipe por estar facilitando para nós, esse contato com o público. Lá na Secretaria é mais restrito, aqui as pessoas circulam, dão uma olhada, e compram. Aqui é mais fácil”, frisou. Ela expõe paçoca de pilão, cacau cuiabano, biscoitos cuiabanos, curau e outros.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá investe na infraestrutura de 14 escolas

Geize Padilha comercializa variedades de itens de artesanato e também gostou do novo espaço.

A feira contou, ainda, com artesanato de crochês, panos de pratos bordados, almofadas já caracterizadas em clima de natal, bem como porta panetones, bijuterias, e muito mais.

E o espaço gourmet, com pratos típicos, como peixe seco com arroz, peixe frito, Maria Isabel, frango à parmegiana e sarapatel.

Quem não aproveitou a oportunidade, tem que ficar na torcida para que no mês de novembro seja realizada no mesmo lugar. “Vamos avaliar se a próxima edição será aqui na Praça Alencastro ou na Secretaria de Cultura”, pontou a secretária Vilmara.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Projeto Educa Pet forma protetores mirins e avança pela rede municipal de Cuiabá

Published

on

Crianças da rede municipal de ensino em Cuiabá estão sendo estimuladas a desenvolver o papel de protetor mirim por meio do projeto Educa Pet, desenvolvido pela Diretoria de Bem-Estar Animal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ação, realizada em formato de palestra lúdica, já alcançou três escolas. A mais recente ocorreu na sexta-feira (7), na EMEB Orzina de Amorim, no bairro Jardim Vitória, com a participação de aproximadamente 100 estudantes do Ensino Fundamental. O bairro Pedra 90 será o próximo a receber o projeto ainda este mês.

A apresentação é leve e dinâmica, com duração breve, mas suficiente para que as crianças compreendam a importância de sua atuação na defesa dos animais. Conduzido pela diretora da BEA, Morgana Thereza Ens, o conteúdo aborda maus-tratos, cuidados básicos e respeito aos animais, além dos serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá para a população que não pode arcar com custos veterinários.

Morgana iniciou a palestra questionando os alunos. “Vocês sabiam que os animais sentem dor, alegria, fome, frio e calor?”, perguntou. As crianças responderam imediatamente que sim e demonstraram entender o que pode entristecer um animal, apontando que eles se comunicam e expressam sentimentos mesmo sem falar.

Leia Também:  Prefeita em exercício e secretária de Saúde discutem avanços e fortalecimento da gestão

Ao final, a diretora orientou os estudantes sobre como agir diante de maus-tratos. “Sempre procurar a ajuda de uma pessoa adulta e denunciar. Esse é um importante papel do protetor mirim. E cada um de vocês é um protetor mirim, atuando para defender os animais”, afirmou. As crianças fizeram diversas perguntas, desde adoção até o trabalho da BEA. Um aluno ainda questionou “cadê o prefeito Abilio”, mostrando carinho pelo gestor, que costuma visitar escolas.

A diretora da unidade, Marta Izabel de Oliveira e Silva, agradeceu a ação, destacando que houve muitos aprendizados para os alunos e também para a equipe escolar. O Educa Pet já passou pela Emeb Maria Elazir Correa de Figueiredo, no bairro São João Del Rei, e pela Emeb Santa Cecília, no Pico do Amor. A próxima edição será na Emeb Professor Zeferino Leite, no bairro Pedra 90, acompanhada pela assessora da Coordenadoria Técnica de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, professora Andreia Foratto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá investe na infraestrutura de 14 escolas

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA