Cuiabá

Estudante da zona rural de Cuiabá conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática e bolsa na UFMT

Published

on

Na zona rural de Cuiabá, a 54 km do bairro Pedra 90, na estrada Rio dos Ouros, desponta uma das alunas mais talentosas do país no domínio da Matemática.

Em 2024, a estudante Myllena Vidal Pinto, atualmente matriculada no 8º ano da Escola Novo Renascer, zona rural de Cuiabá, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Antes, a jovem morava no bairro Pedra 90 com os pais. Atualmente, vive com a avó em um sítio. Apesar da escassez de material, nada a impede de manter sua disposição em aprender Matemática.

“Quando estou em casa, pego o celular da minha avó e assisto de 7h30 às 11h aulas de Matemática todos os dias pelo YouTube. Também recorro ao Google para aprender. São materiais de Geometria Analítica, Geometria Vetorial, Álgebra e Probabilidade. Tudo o que aprendo, anoto no caderno. Quando chego à escola, estudo a partir dos livros. Minha avó comprou um que tem muitos conteúdos e é bastante útil.”

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá faz mutirão para tualização do Cadastro Único no Distrito da Guia

Questionada se planeja cursar alguma faculdade na área de Ciências Exatas, uma vez que demonstra amplo domínio, Myllena Vidal Pinto é enfática: “Quero ser engenheira civil. É uma área de que gosto e quero muito aprender sobre isso”, destaca.

Atualmente, Myllena Vidal Pinto ganhou uma bolsa de estudos da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Duas vezes por semana, ela recebe aulas de professores da universidade para aprofundar seus conhecimentos em Matemática.

No dia 11 de novembro será realizada a segunda fase da Olimpíada Mirim da OBMEP. A estudante já se prepara em busca da medalha de ouro e conta com o apoio incondicional da escola. A diretora, Vanessa Alves de Moraes, destaca o desempenho muito acima da média da aluna: “Não tenho dúvida de que ela será uma engenheira civil. É uma ótima estudante, dedicada, firme nos estudos e leal aos professores. Tem um futuro brilhante”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Projeto Educa Pet forma protetores mirins e avança pela rede municipal de Cuiabá

Published

on

Crianças da rede municipal de ensino em Cuiabá estão sendo estimuladas a desenvolver o papel de protetor mirim por meio do projeto Educa Pet, desenvolvido pela Diretoria de Bem-Estar Animal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ação, realizada em formato de palestra lúdica, já alcançou três escolas. A mais recente ocorreu na sexta-feira (7), na EMEB Orzina de Amorim, no bairro Jardim Vitória, com a participação de aproximadamente 100 estudantes do Ensino Fundamental. O bairro Pedra 90 será o próximo a receber o projeto ainda este mês.

A apresentação é leve e dinâmica, com duração breve, mas suficiente para que as crianças compreendam a importância de sua atuação na defesa dos animais. Conduzido pela diretora da BEA, Morgana Thereza Ens, o conteúdo aborda maus-tratos, cuidados básicos e respeito aos animais, além dos serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá para a população que não pode arcar com custos veterinários.

Morgana iniciou a palestra questionando os alunos. “Vocês sabiam que os animais sentem dor, alegria, fome, frio e calor?”, perguntou. As crianças responderam imediatamente que sim e demonstraram entender o que pode entristecer um animal, apontando que eles se comunicam e expressam sentimentos mesmo sem falar.

Leia Também:  Feira chega à 8ª edição e avança na revitalização Centro Histórico de Cuiabá

Ao final, a diretora orientou os estudantes sobre como agir diante de maus-tratos. “Sempre procurar a ajuda de uma pessoa adulta e denunciar. Esse é um importante papel do protetor mirim. E cada um de vocês é um protetor mirim, atuando para defender os animais”, afirmou. As crianças fizeram diversas perguntas, desde adoção até o trabalho da BEA. Um aluno ainda questionou “cadê o prefeito Abilio”, mostrando carinho pelo gestor, que costuma visitar escolas.

A diretora da unidade, Marta Izabel de Oliveira e Silva, agradeceu a ação, destacando que houve muitos aprendizados para os alunos e também para a equipe escolar. O Educa Pet já passou pela Emeb Maria Elazir Correa de Figueiredo, no bairro São João Del Rei, e pela Emeb Santa Cecília, no Pico do Amor. A próxima edição será na Emeb Professor Zeferino Leite, no bairro Pedra 90, acompanhada pela assessora da Coordenadoria Técnica de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, professora Andreia Foratto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Curso Segurança de Dignitários capacita agentes da Prefeitura de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA