Cuiabá

Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes começa nesta sexta (18)

Published

on

A 6ª edição do tradicional Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, localizada às margens da rodovia MT-251, começa nesta sexta-feira (18) e segue até segunda-feira (21).

Com atrações gastronômicas à base de milho, o evento busca impulsionar a economia local e estimular o turismo na região. A programação inclui apresentações culturais e música regional.

A festividade, que reúne moradores e visitantes durante quatro dias, oferece uma ampla variedade de pratos à base de milho: pamonha, curau, bolos, caldos, milho cozido, pamonha de jiló com linguiça apimentada e queijo, caldo de kenga, cuscuz pantaneiro, chica doida e outras opções para acompanhamento, como peixe frito, batata frita, churrasco grego, espetinho, pastéis e o tradicional Maria Isabel. Com preços acessíveis, os produtos estarão disponíveis em 56 pontos de venda, entre barracas da feira e comércios às margens da rodovia.

Conforme a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), o lançamento oficial do evento acontece nesta quinta-feira (17), às 16h, na própria comunidade.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca 51 candidatos aprovados em seletivo na Educação

Em março deste ano, durante reunião com a comunidade, o prefeito Abilio Brunini confirmou apoio ao festival. Na ocasião, o prefeito destacou que, mesmo com as dificuldades financeiras, o município garante a infraestrutura e o suporte logístico para a realização do evento.

Expectativa local

Em reunião nesta segunda-feira (14), os comerciantes e moradores destacaram a relevância do festival para a comunidade. De acordo com Cleberson Oliveira, proprietário da Pamonharia Natural do Milho Verde, o evento é importante por atrair turistas para o Rio dos Peixes, balneários e demais pontos turísticos da região.

Katia Maraiki Schroeder, da Pamonharia do Divino, afirmou que o festival já faz parte do calendário da comunidade. Segundo ela, além de movimentar a economia e promover o turismo, o evento muda a percepção de que o local é apenas uma rota de passagem. “Queremos que os turistas parem, conheçam o Rio dos Peixes e experimentem a nossa pamonha”, destacou Katia.

Nilmo Aparecido Garcia, proprietário do Restaurante Recanto da Onça, explicou que o Festival da Pamonha é um evento com fluxo rotativo, na qual os visitantes costumam fazer breves paradas, entre 10 a 20 minutos, para consumir os produtos e seguir viagem. Ele observou o crescimento do festival a cada edição. “Na primeira edição foram utilizadas quatro toneladas de milho e, em 2024, esse número saltou para 40 toneladas, gerando um impacto direto na renda das famílias”, afirmou o empresário.

Leia Também:  Prefeitura homenageia Cuiabá com hino tocado com viola de cocho; assista

#PraCegoVer

A foto mostra pratos à base de milho, como pamonha, milho cozido e outros produtos que estarão à disposição na 6ª edição do Festival da Pamonha.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Visita técnica avalia retomada de obras em unidades de saúde no bairro Planalto

Published

on

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, realizou uma visita técnica e de vistoria em duas importantes unidades de saúde no bairro Planalto, a antiga Policlínica do Planalto e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. A agenda contou com a presença do deputado estadual Elizeu Nascimento, do vereador Cezinha Nascimento, e das secretárias adjuntas de Atenção Primária, Catarina Célia e da Atenção Especializada Suzana Gutierrez.

A inspeção teve como objetivo avaliar a atual situação das obras paralisadas e planejar estratégias para sua retomada e conclusão. Conforme a secretária Lúcia Helena, ambas as unidades são fundamentais para atender a demanda da região, que possui mais de 12 mil moradores.

“O deputado Eliseu conseguiu essa verba para a gente terminar essas duas unidades. Essa era a intenção dele, e agora viemos verificar in loco o que pode ser feito. A Unidade de Saúde, hoje funcionando de forma precária em um centro comunitário, só comporta uma equipe de Saúde da Família, o que é totalmente insuficiente para a população atendida. Precisamos finalizar com urgência o Centro de Saúde e pensar com cuidado e planejamento no funcionamento da antiga Policlínica, que será transformada em um Centro de Especialidades e de Reabilitação”, explicou a secretária.

Leia Também:  Visita técnica avalia retomada de obras em unidades de saúde no bairro Planalto

Ela acrescentou ainda que a estrutura da odontologia, que também integra o complexo da Policlínica, já está praticamente finalizada, restando apenas a instalação das cadeiras odontológicas, que já foram adquiridas e do mobiliário necessário. Quanto ao investimento já disponibilizado pelo deputado, a secretária informou que o valor inicial é de R$ 1 milhão, e há a possibilidade de complementação.

“O deputado já disponibilizou um milhão de reais e, motivado pela nossa conversa, ficou de buscar mais, algo em torno de R$ 800 mil. Acreditamos que será suficiente para concluir o Centro de Saúde e parte do Centro de Especialidades. O CER (Centro Especializado em Reabilitação), por ter estrutura e equipamentos mais complexos, exigirá mais investimentos”, pontuou.

Na avaliação do deputado Elizeu Nascimento, a reunião e visita foram muito produtivas, especialmente pela abertura da atual gestão em atender antigas demandas da vigilância sanitária e da saúde pública de modo geral.

A comitiva percorreu as estruturas das unidades, identificando o estágio das obras. Segundo a secretária Lúcia, o Centro de Saúde está com cerca de 70% da estrutura concluída, e a Policlínica exige apenas acabamentos e a definição das estruturas e serviços que serão instalados.

Leia Também:  Moradores do bairro Jardim Vitória recebem operação tapa-buraco

#PraCegoVer

A imagem mostra a secretária de Saúde juntamente com o deputado Elizeu Nascimento durante uma visita a duas unidades de saúde que se encontram com as obras paralisadas. Na foto, a chefe da pasta aparece à frente, usando um vestido florido, enquanto o deputado caminha ao lado dela, acompanhado de outros servidores.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA