Cuiabá

Michelle Bolsonaro visita Cuiabá e apoia criação de Centro de Referência para Autistas

Published

on

A ex primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Cuiabá neste sábado (12), em visita marcada por pautas sociais e pelo reforço ao compromisso com a inclusão. Recebida por uma comitiva de autoridades locais, Michelle participou de um ato simbólico que firma a intenção de implantar o futuro Centro de Referência do Autista na capital mato-grossense.

O evento contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil, além das parlamentares Dra. Mara, Baixinha Girardelli e diversas representantes do Executivo municipal. Estiveram presentes Hadassah Suzanah, secretária da Mulher; Juliana Palhares, da Ordem Pública; Ana Karla Costa, responsável pela Comunicação; coronel Vânia, que responde pela Assistência Social e é também vice-prefeita da capital; e Michelle Deher da pasta de Habitação. A primeira-dama do Estado, virgínia Mendes, também acompanhou a agenda.

O ponto alto da visita foi a assinatura de uma manifestação que “dispõe sobre manifestação de interesse visando formalizar os esforços necessários em prol do apoio à implantação e fortalecimento do futuro Centro de Referência do Autista de Cuiabá, com vistas à promoção da inclusão, do atendimento especializado e da defesa dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.

Leia Também:  Produtores agradecem oportunidade de comércio na Feira da Agricultura Familiar

Michelle Bolsonaro, que tem se notabilizado por seu trabalho voltado à inclusão de pessoas com deficiência e causas sociais durante sua atuação pública, reafirmou seu compromisso com as famílias atípicas. “É uma honra estar em Cuiabá para apoiar esse passo tão importante. A construção de um Centro como este representa esperança, dignidade e respeito às pessoas com TEA”, declarou a primeira-dama.

Durante o evento, o prefeito Abilio Brunini destacou a importância da visita de Michelle Bolsonaro e fez questão de relembrar a trajetória da deputada federal Amália Barros, falecida em 2024. “A presença da Michelle aqui tem um simbolismo muito forte. Ela representa a continuidade de um trabalho que foi também da nossa querida deputada Amália Barros, que tanto lutou pela inclusão. Hoje também celebramos o protagonismo da nossa primeira-dama e vereadora Samantha Iris, mãe atípica, que sonhou, idealizou e batalhou por esse projeto da Casa do Autista”, afirmou o prefeito.

Samantha Iris, visivelmente emocionada, destacou a importância do momento. “Agora, a criação da Casa do Autista é um compromisso de todos nós. Não é mais um sonho individual, é uma responsabilidade coletiva”, declarou.

Leia Também:  Exposição ‘Sansão Gigante’ entra na última semana em Cuiabá

A iniciativa é vista como um marco para a capital, que pretende ampliar a rede de apoio e atendimento especializado às pessoas com autismo, garantindo mais acesso a serviços públicos e políticas inclusivas. O Centro deverá funcionar como um polo de referência para diagnóstico, acompanhamento e orientação de famílias, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos atendidos.

Com a formalização da disposição, o município de Cuiabá dá início aos trâmites técnicos e políticos para a futura instalação da Casa do Autista, que poderá se tornar modelo para outras cidades brasileiras.

#PraCegoVer

A foto mostra autoridades na mesa do Salão Nobre. O senador Wellington Fagrundes, está ao lado do prefeito Abilio, a primeira-dama Samantha, a presidente do PL Mulher Michelle Bolsonaro e a primeira-dama de MT, Virgínia Mendes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Visita técnica avalia retomada de obras em unidades de saúde no bairro Planalto

Published

on

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, realizou uma visita técnica e de vistoria em duas importantes unidades de saúde no bairro Planalto, a antiga Policlínica do Planalto e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. A agenda contou com a presença do deputado estadual Elizeu Nascimento, do vereador Cezinha Nascimento, e das secretárias adjuntas de Atenção Primária, Catarina Célia e da Atenção Especializada Suzana Gutierrez.

A inspeção teve como objetivo avaliar a atual situação das obras paralisadas e planejar estratégias para sua retomada e conclusão. Conforme a secretária Lúcia Helena, ambas as unidades são fundamentais para atender a demanda da região, que possui mais de 12 mil moradores.

“O deputado Eliseu conseguiu essa verba para a gente terminar essas duas unidades. Essa era a intenção dele, e agora viemos verificar in loco o que pode ser feito. A Unidade de Saúde, hoje funcionando de forma precária em um centro comunitário, só comporta uma equipe de Saúde da Família, o que é totalmente insuficiente para a população atendida. Precisamos finalizar com urgência o Centro de Saúde e pensar com cuidado e planejamento no funcionamento da antiga Policlínica, que será transformada em um Centro de Especialidades e de Reabilitação”, explicou a secretária.

Leia Também:  Exposição ‘Sansão Gigante’ entra na última semana em Cuiabá

Ela acrescentou ainda que a estrutura da odontologia, que também integra o complexo da Policlínica, já está praticamente finalizada, restando apenas a instalação das cadeiras odontológicas, que já foram adquiridas e do mobiliário necessário. Quanto ao investimento já disponibilizado pelo deputado, a secretária informou que o valor inicial é de R$ 1 milhão, e há a possibilidade de complementação.

“O deputado já disponibilizou um milhão de reais e, motivado pela nossa conversa, ficou de buscar mais, algo em torno de R$ 800 mil. Acreditamos que será suficiente para concluir o Centro de Saúde e parte do Centro de Especialidades. O CER (Centro Especializado em Reabilitação), por ter estrutura e equipamentos mais complexos, exigirá mais investimentos”, pontuou.

Na avaliação do deputado Elizeu Nascimento, a reunião e visita foram muito produtivas, especialmente pela abertura da atual gestão em atender antigas demandas da vigilância sanitária e da saúde pública de modo geral.

A comitiva percorreu as estruturas das unidades, identificando o estágio das obras. Segundo a secretária Lúcia, o Centro de Saúde está com cerca de 70% da estrutura concluída, e a Policlínica exige apenas acabamentos e a definição das estruturas e serviços que serão instalados.

Leia Também:  Vereadores aprovam lei do Executivo que altera composição de agência reguladora

#PraCegoVer

A imagem mostra a secretária de Saúde juntamente com o deputado Elizeu Nascimento durante uma visita a duas unidades de saúde que se encontram com as obras paralisadas. Na foto, a chefe da pasta aparece à frente, usando um vestido florido, enquanto o deputado caminha ao lado dela, acompanhado de outros servidores.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA