Cuiabá

Prefeito reforça protagonismo do agro em Cuiabá no lançamento da 57ª Expoagro

Published

on

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou na noite desta quinta-feira (10) do lançamento da 57ª edição da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Cuiabá – Expoagro. Durante o evento, o gestor reafirmou seu compromisso com o fortalecimento do agronegócio e destacou o papel estratégico da capital mato-grossense como centro de referência para o setor no Brasil.

Em seu discurso, Brunini ressaltou que Cuiabá é, de fato, a capital do agronegócio brasileiro, e defendeu uma maior aproximação entre o campo e a cidade, especialmente por meio da educação. “A capital do agro é Cuiabá. É onde está o centro geodésico da América do Sul, onde se concentra o maior centro de negócios da América do Sul para o agronegócio. E nós temos orgulho disso. Se Cuiabá hoje é uma grande cidade, isso se dá ao Estado de Mato Grosso ser o maior produtor do nosso país”, afirmou o prefeito.

Brunini também destacou a importância de cultivar o orgulho pelo setor produtivo desde a infância. “Falo de ensinar as nossas crianças com orgulho sobre a importância do agronegócio, de falar disso nas escolas. Cuiabá dá valor ao agro e continuará valorizando”, completou.

Leia Também:  Secretária da Mulher de Cuiabá repudia fala de preso e diz ser "inadmissível tentar culpar mãe de Heloysa

Segundo o prefeito, a Expoagro vai muito além dos shows e entretenimento. “Expoagro é ambiente de negócios, de produção de riqueza, de valorizar o que a gente faz e o que a gente produz. É um espaço para se orgulhar da tecnologia aplicada no campo e no agronegócio que movimenta a nossa economia.”

A 57ª Expoagro é organizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá e contará com diversas atrações voltadas ao fortalecimento do setor. Um dos destaques será o posto avançado do projeto Mesa Brasil, que irá arrecadar alimentos durante o evento, reforçando o compromisso social da iniciativa.

A solenidade oficial de abertura da feira está marcada para esta sexta-feira (11), às 18h, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.

Além da participação no lançamento da feira, o prefeito também esteve presente na missa em ação de graças pelos 100 dias de gestão, realizada na Igreja Mãe dos Homens. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Samantha Iris, da vice-prefeita e secretária de Assistência Social, coronel Vânia Rosa, do diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, da secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher, do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarreto, e do secretário de Assuntos Estratégicos, Murilo Bianchini.

Leia Também:  SMS apresenta Relatório do 3º Quadrimestre de 2024 na Câmara de Vereadores

#PraCegoVer
A imagem mostra o prefeito Abilio Brunini com autoridades durante a cerimônia de lançamento da 57ª Expoagro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Conselho Municipal aprova alterações na Empresa Cuiabana de Saúde Pública

Published

on

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá aprovou, nesta segunda-feira (28), o projeto de lei que propõe alterações na Lei nº 5.723 de 17 de outubro de 2013, que trata da criação da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). A mudança visa agilizar processos e melhorar a eficiência no atendimento da saúde pública da capital.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, destacou a importância da aprovação pelo Conselho. Segundo ela, o projeto busca desburocratizar os processos de aquisição e contratos, que hoje enfrentam entraves administrativos que comprometem a agilidade dos serviços.

“O Conselho se mostrou bastante sensível à propositura do prefeito Abilio, que quer dar celeridade à parte meio da saúde, que estava muito presa às amarras da legislação sobre aquisições e contratos, tornando moroso o processo de aquisição de medicamentos, insumos e contratos de serviços. Todas essas situações estavam deixando a saúde engessada”, explicou.

A proposta transfere para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública a responsabilidade pela gestão da parte operacional da saúde, enquanto a SMS ficará focada na parte finalística, ou seja, na oferta de serviços à população.

“A SMS ficará responsável pela oferta de serviços de saúde e a Empresa Cuiabana vai cuidar da parte operacional, como contratação de serviços, aquisição de medicamentos, e outros contratos. Esses processos, que eram muito morosos dentro da Secretaria, serão agilizados pela Empresa Cuiabana”, completou Lúcia Helena.

Leia Também:  Projeto da Prefeitura para ônibus grátis aos domingos é aprovado por unanimidade na Câmara

A aprovação no Conselho Municipal de Saúde contou com ampla maioria. “Não foi unânime, pois tivemos duas abstenções, mas todos os outros conselheiros votaram a favor e não houve nenhuma votação contra. O prefeito respondeu a todos os questionamentos dos conselheiros, que ficaram satisfeitos ao entender que o objetivo é nobre, dar celeridade à saúde”, afirmou a secretária.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também comentou a aprovação e a importância da iniciativa. “Explicamos todas as alterações previstas na lei e tiramos as dúvidas dos conselheiros. O foco é tornar a gestão da saúde mais ágil e eficiente, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma mais rápida e eficaz para atender melhor a população. Essa modernização vai refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados”, disse o prefeito.

A conselheira Daniella Amaral, que votou favoravelmente ao projeto, também reforçou a importância da proposta para dar mais dinamismo ao setor. “Meu voto foi favorável porque, desse modo, a secretaria vai ter mais agilidade no processo de aquisições, contratações e prestação de serviços, o que vai facilitar e dar mais autonomia tanto para a Empresa como para a Secretaria. Com isso, vamos estar praticamente no mesmo ritmo de empresas privadas, que resolvem com celeridade todos os processos e entraves. Isso vai facilitar tanto para os administradores quanto para os usuários, que passarão a receber insumos, medicamentos e serviços com maior qualidade nos atendimentos nos postos, hospitais e UBSs em geral”, destacou.

Leia Também:  Prefeito sanciona lei que cria nova agência de regulação de serviços públicos

Com a aprovação no Conselho, o próximo passo será o envio do projeto de lei à Câmara Municipal de Cuiabá para apreciação e votação dos vereadores. “Agora depende da Câmara. A expectativa é que, sendo aprovado, o prefeito sancione a lei imediatamente para que as mudanças comecem a valer o quanto antes”, finalizou a secretária Lúcia Helena.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito durante uma apresentação/reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Todos estão sentados enquanto o prefeito realiza seu discurso para os membros do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá. A sala é branca e as cadeiras do auditório são azuis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA