Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá inicia preparativos para os 48º Jogos Estudantis Cuiabanos

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, deu início à organização da 48ª edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JEC’s). O evento, que integra o calendário oficial da cidade, é considerado uma das maiores competições esportivas escolares da capital e visa fomentar o esporte, a cidadania e o espírito de equipe entre os jovens estudantes da rede pública e privada.

Regulamentado pela Portaria nº 009/SMEsp/2025, o JEC’s 2025 contará com um Comitê Dirigente e uma Comissão Organizadora já nomeados, que têm a missão de estruturar todas as etapas da competição, desde o planejamento geral até a execução dos jogos. As atividades envolvem desde a contratação de serviços e pessoal, até a definição dos locais e cronogramas das disputas.

“O objetivo do JEC’s é fortalecer o desporto escolar, promovendo o desenvolvimento físico, social e educacional dos nossos jovens. A cada edição, reafirmamos o nosso compromisso com a valorização do esporte como ferramenta de inclusão e transformação”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves.

As competições serão divididas em modalidades individuais e coletivas, atendendo às categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos). A fase municipal dos jogos também serve como seletiva para as etapas estaduais dos Jogos Escolares Mato-grossenses e dos Jogos de Seleções, ampliando as oportunidades dos atletas cuiabanos em competições de alto nível.

Leia Também:  Saúde de Cuiabá convoca 239 vigilantes em Processo Seletivo Simplificado

Além da equipe técnica, coordenadores e arbitragem, o evento mobilizará centenas de profissionais e voluntários para garantir a segurança, a infraestrutura e o bom andamento das atividades. A Secretaria também planeja visitas técnicas às unidades esportivas para adequações e manutenção dos espaços que receberão os jogos.

Entre as modalidades esportivas ofertadas para a edição de 2025, estão:

Modalidades Coletivas:

– Basquetebol

– Futsal

– Handebol

– Voleibol

Modalidades Individuais:

– Atletismo

– Badminton

– Ciclismo

– Ginástica Rítmica

– Judô

– Luta Olímpica

– Natação

– Tênis de Mesa

– Xadrez

As delegações contarão com suporte completo, incluindo transporte, alimentação e acompanhamento de profissionais da saúde e da educação física. A previsão é que o número total de participantes ultrapasse duas mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e demais envolvidos.

#PraCegoVer

A foto mostra a fachada do Ginásio Poliesportivo Dom Aquino, com um mural colorido que retrata elementos da fauna e flora brasileiras. O mural inclui a ilustração de um tuiuiú, vasos cerâmicos e outros elementos culturais. A estrutura do prédio tem paredes com tijolos vazados avermelhados e uma rampa de acesso com corrimão. Em frente ao prédio, há uma área gramada com algumas tampas de concreto no solo.

Leia Também:  Gestão firma compromisso por plano de 90 dias para comunidade surda

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Conselho Municipal aprova alterações na Empresa Cuiabana de Saúde Pública

Published

on

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá aprovou, nesta segunda-feira (28), o projeto de lei que propõe alterações na Lei nº 5.723 de 17 de outubro de 2013, que trata da criação da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP). A mudança visa agilizar processos e melhorar a eficiência no atendimento da saúde pública da capital.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, destacou a importância da aprovação pelo Conselho. Segundo ela, o projeto busca desburocratizar os processos de aquisição e contratos, que hoje enfrentam entraves administrativos que comprometem a agilidade dos serviços.

“O Conselho se mostrou bastante sensível à propositura do prefeito Abilio, que quer dar celeridade à parte meio da saúde, que estava muito presa às amarras da legislação sobre aquisições e contratos, tornando moroso o processo de aquisição de medicamentos, insumos e contratos de serviços. Todas essas situações estavam deixando a saúde engessada”, explicou.

A proposta transfere para a Empresa Cuiabana de Saúde Pública a responsabilidade pela gestão da parte operacional da saúde, enquanto a SMS ficará focada na parte finalística, ou seja, na oferta de serviços à população.

“A SMS ficará responsável pela oferta de serviços de saúde e a Empresa Cuiabana vai cuidar da parte operacional, como contratação de serviços, aquisição de medicamentos, e outros contratos. Esses processos, que eram muito morosos dentro da Secretaria, serão agilizados pela Empresa Cuiabana”, completou Lúcia Helena.

Leia Também:  Operação integrada reforça segurança em Cuiabá com ação liderada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública

A aprovação no Conselho Municipal de Saúde contou com ampla maioria. “Não foi unânime, pois tivemos duas abstenções, mas todos os outros conselheiros votaram a favor e não houve nenhuma votação contra. O prefeito respondeu a todos os questionamentos dos conselheiros, que ficaram satisfeitos ao entender que o objetivo é nobre, dar celeridade à saúde”, afirmou a secretária.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também comentou a aprovação e a importância da iniciativa. “Explicamos todas as alterações previstas na lei e tiramos as dúvidas dos conselheiros. O foco é tornar a gestão da saúde mais ágil e eficiente, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma mais rápida e eficaz para atender melhor a população. Essa modernização vai refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados”, disse o prefeito.

A conselheira Daniella Amaral, que votou favoravelmente ao projeto, também reforçou a importância da proposta para dar mais dinamismo ao setor. “Meu voto foi favorável porque, desse modo, a secretaria vai ter mais agilidade no processo de aquisições, contratações e prestação de serviços, o que vai facilitar e dar mais autonomia tanto para a Empresa como para a Secretaria. Com isso, vamos estar praticamente no mesmo ritmo de empresas privadas, que resolvem com celeridade todos os processos e entraves. Isso vai facilitar tanto para os administradores quanto para os usuários, que passarão a receber insumos, medicamentos e serviços com maior qualidade nos atendimentos nos postos, hospitais e UBSs em geral”, destacou.

Leia Também:  Secretária cita parcerias futuras com novo Hospital Universitário Júlio Müller

Com a aprovação no Conselho, o próximo passo será o envio do projeto de lei à Câmara Municipal de Cuiabá para apreciação e votação dos vereadores. “Agora depende da Câmara. A expectativa é que, sendo aprovado, o prefeito sancione a lei imediatamente para que as mudanças comecem a valer o quanto antes”, finalizou a secretária Lúcia Helena.

#PraCegoVer

A imagem mostra o prefeito durante uma apresentação/reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Todos estão sentados enquanto o prefeito realiza seu discurso para os membros do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá. A sala é branca e as cadeiras do auditório são azuis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA