Cuiabá

Prefeitura faz grande mutirão contra dengue e chikungunya no bairro Dom Aquino

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Vigilância em Saúde e as secretarias de Defesa Civil, Ordem Pública e Limpurb, realizou um grande mutirão no bairro Dom Aquino, neste sábado (8). O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a secretária de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, estiveram presentes na ação e percorreram os bairros com os agentes comunitários de endemias (ACE).

A iniciativa faz parte das estratégias do Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o enfrentamento da crescente ameaça das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A mobilização foi decidida em reunião do COE devido ao alto número de casos suspeitos de chikungunya e dengue registrados na região, além do elevado índice de infestação do mosquito transmissor. De 1º de janeiro a 5 de fevereiro, foram notificados 836 casos de dengue, dos quais 669 foram confirmados. Já a chikungunya teve 1.527 casos notificados, com 1.471 confirmações. Apesar dos altos números, a dengue não tem óbitos confirmados; no entanto, a chikungunya já causou quatro mortes, e outras duas seguem em investigação.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento de Samir Maluf

Durante a ação, aproximadamente 70 agentes de combate às endemias e outros servidores percorreram o bairro para fiscalizar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Das 7h30 às 12h, foram vistoriados 2.724 imóveis, dos quais três foram notificados.

O mutirão também incluiu a limpeza de terrenos baldios e a remoção de lixo acumulado. A Limpurb disponibilizou um caminhão do Catatreco e um caminhão com pá carregadeira para auxiliar na retirada de entulhos e demais materiais descartados de maneira inadequada. Além disso, ao longo da semana, serão realizadas adequações em praças e limpeza na margem do córrego do bairro Dom Aquino.

A Secretaria de Ordem Pública também atuou fiscalizando comércios e residências que estavam em situação irregular, seja pela falta de higiene ou pela resistência em permitir a entrada dos agentes de saúde.

O prefeito Abilio Brunini esteve presente na ação e destacou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias e a população. “Essa é uma iniciativa essencial para conter o avanço da dengue e chikungunya em Cuiabá. Estamos mobilizando esforços para que toda a cidade receba essa força-tarefa e possamos reduzir significativamente os casos dessas doenças. Precisamos da ajuda da população; juntos, somos mais fortes contra o Aedes aegypti”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Saúde implanta médico exclusivo para "cor verde" e melhora fluxo em UPAS

A secretária de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, reforçou a necessidade da participação da comunidade para que as ações surtam efeito. “Não adianta apenas o poder público agir se a população não colaborar. Cada morador precisa fazer sua parte, eliminando criadouros dentro de suas residências e denunciando locais com possível proliferação do mosquito”, alertou.

Conforme Alessandra Carvalho, coordenadora de Vigilância em Zoonoses, a operação será mantida durante todos os sábados de fevereiro, percorrendo outras regiões da cidade até que todas as áreas afetadas sejam contempladas. “Quero reforçar a importância do engajamento de toda a população nessa força-tarefa e pedir a colaboração dos moradores para o sucesso da iniciativa”, finalizou Alessandra.

A secretária de Mobilidade Urbana, Regivânia Alves também deu suporte na ação com sua equipe.

#PraCegoVer

A imagem ilustra agentes de saúde envolvidos em uma ação de limpeza e combate ao mosquito Aedes Aegypti realizada em uma praça do bairro Dom Aquino, em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Secretário de Obras explana ações na região da grande Morada da Serra

Published

on

Vinte e cinco presidentes de bairros da região da Morada da Serra se reuniram no Centro Comunitário do bairro CPA I para apresentar demandas e saber da Prefeitura de Cuiabá quais ações que estão em andamento na grande Morada da Serra. Durante o encontro, o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, anunciou que a operação tapa-buracos já começou e seguirá sem interrupções até a conclusão dos reparos.

O evento contou com a participação do secretário adjunto da Limpurb, Anderson Mattos e diretor do setor de iluminação pública, José Lauro. Atendendo a um pedido do prefeito Abilio Brunini, a gestão também reforçou o atendimento do programa Cata-Trecos e destacou a ampliação dos serviços urbanos. Acompanhe abaixo todos os temas discutidos na reunião.

Plano de ação e reforço na Operação Tapa-Buracos

O secretário Reginaldo Teixeira detalhou o planejamento que a Prefeitura tem seguido para garantir eficiência nas obras e serviços urbanos, destacando a importância da participação ativa da comunidade no mapeamento das demandas.

“Estamos com o Zap Obras disponível para receber as solicitações e organizar um planejamento transparente e eficiente. Atualmente, trabalhamos com oito equipes de tapa-buracos, número que aumentará para dez nesta semana, além de três equipes para drenagem, três para limpeza de boca de lobo e seis para patrolamento – sendo três para a área urbana e três para a rural. Apesar do esforço, as demandas são muitas, e estamos atuando para atender todas de forma estratégica. Contamos com cada líder comunitário para catalogar cada necessidade e, assim, prestar contas de tudo o que está sendo feito para a população”, explicou Reginaldo.

Leia Também:  Prefeitura e Câmara criam pontos de doação para família de Emelly

Parceria com a comunidade e ampliação de serviços

Além da infraestrutura viária, o encontro também abordou melhorias na limpeza urbana. O secretário ressaltou a importância do programa Cata-Trecos, que pode ser acionado para evitar o descarte irregular de móveis e eletrodomésticos em vias públicas. Atualmente, a Prefeitura dispõe de quatro caminhões para esse serviço e trabalha para ampliar a frota para oito veículos.

Para as lideranças comunitárias, a reunião representou um novo momento de aproximação entre a gestão municipal e a população. “Grupo forte é grupo unido. Sabemos das dificuldades, mas estamos apostando e apoiando a gestão do prefeito Abilio Brunini”, afirmou Fernando Luís Nazário, o Flexa, presidente do bairro Centro América.

O anfitrião do encontro, Arley Xavier, presidente da Associação Comunitária do CPA 1, também elogiou a iniciativa. “Ter um canal direto com o secretário e sua equipe é fundamental para garantir que nossas demandas sejam ouvidas e atendidas. Esta reunião pode servir de inspiração para que outras lideranças sigam o mesmo caminho e busquem a parceria com a Prefeitura”, disse.

Compromisso com a transparência e participação popular

Leia Também:  Sine Municipal de Cuiabá tem 257 vagas com salários de até R$ 2 mil

Presente na reunião, o vereador Tenente Coronel Dias destacou que a atual gestão municipal tem demonstrado comprometimento com a transparência e o envolvimento da população nas decisões.

“Por muito tempo, os bairros ficaram sem acesso direto à Prefeitura. Hoje, a gestão do prefeito Abilio Brunini está mostrando que é possível estabelecer um diálogo técnico e transparente, sem depender de favores políticos. A cidade precisa de planejamento, e é isso que estamos vendo agora”, afirmou o parlamentar.

Com um novo ritmo de trabalho e foco na eficiência, a Prefeitura de Cuiabá segue fortalecendo a relação com a comunidade e avançando na melhoria da infraestrutura urbana, reforçando o compromisso de reconstruir a cidade com planejamento e participação popular.

#PraCegoVer

A imagem mostra a reunião com diversas pessoas, no Centro Comunitário do bairro CPA I. Liderando a fala está o secretário Reginaldo e equipe da Secretaria de Obras.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA