Cuiabá

Secretária enaltece trabalho e reforça compromisso com agentes de saúde

Published

on

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza, agradeceu aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias pelas ações de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, zyka e Chikungunya.

“Vocês são os principais atores da atenção primária. Enfrentamos logo no início do mandato uma epidemia, muito provocada pela inércia da gestão passada. Com organização e a dedicação de cada um de vocês, conseguimos trabalhar pelo bem coletivo, a preservação da saúde da população”, disse.

A declaração foi dada na segunda-feira (14) durante audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá. Também participaram os secretários municipais Eduardo Bussiki (Economia), Murilo Bianchini (Assuntos Estratégicos) e o procurador-geral do município, Luiz Antônio Araújo Júnior.

A audiência pública solicitada pela vereadora Katiuscia Mantelli e pelo vereador Ilde Taques, discutiu as condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Foram debatidos o fornecimento de vale-transporte, a equiparação do adicional de insalubridade e a necessidade da implementação de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV).

Leia Também:  Sine Municipal de Cuiabá passa a funcionar em novo endereço

A secretaria Lucia Helena Barboza ressaltou que a gestão do prefeito Abilio Brunini está comprometida em dialogar com a categoria. “É fato público e notório que estamos em calamidade financeira. Não podemos fazer tudo na mesma hora. Mas, estamos abertos às discussões, pois, reconhecemos a importância do trabalho e as ações estratégicas dos agentes de saúde”, concluiu.

Dados

Cuiabá registra uma queda significativa no número de casos de chikungunya nas últimas cinco Semanas Epidemiológicas (SE), conforme dados do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Embora o ano de 2025 tenha apresentado um expressivo aumento de notificações em relação ao mesmo período de 2024, os registros mais recentes indicam uma tendência de estabilização e queda da doença.

Segundo o levantamento, a média semanal de notificações de chikungunya em 2024 foi de 4,0 casos. Em 2025, esse número saltou para 673,1 casos por semana, representando um aumento de 16.728,6%. No entanto, nas últimas semanas, os números têm se mantido abaixo da média, o que aponta para um resultado positivo das ações intensificadas pelo município.

Leia Também:  Visita técnica avalia retomada de obras em unidades de saúde no bairro Planalto

Em relação à dengue, embora os números gerais de 2025 também indiquem um crescimento — passando de uma média semanal de 78,6 notificações em 2024 para 124,0 este ano (aumento de 57,8%) —, as últimas sete semanas epidemiológicas mostram uma queda nas notificações, indicando uma possível reversão na tendência de crescimento da doença.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Visita técnica avalia retomada de obras em unidades de saúde no bairro Planalto

Published

on

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Barboza Sampaio, realizou uma visita técnica e de vistoria em duas importantes unidades de saúde no bairro Planalto, a antiga Policlínica do Planalto e a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. A agenda contou com a presença do deputado estadual Elizeu Nascimento, do vereador Cezinha Nascimento, e das secretárias adjuntas de Atenção Primária, Catarina Célia e da Atenção Especializada Suzana Gutierrez.

A inspeção teve como objetivo avaliar a atual situação das obras paralisadas e planejar estratégias para sua retomada e conclusão. Conforme a secretária Lúcia Helena, ambas as unidades são fundamentais para atender a demanda da região, que possui mais de 12 mil moradores.

“O deputado Eliseu conseguiu essa verba para a gente terminar essas duas unidades. Essa era a intenção dele, e agora viemos verificar in loco o que pode ser feito. A Unidade de Saúde, hoje funcionando de forma precária em um centro comunitário, só comporta uma equipe de Saúde da Família, o que é totalmente insuficiente para a população atendida. Precisamos finalizar com urgência o Centro de Saúde e pensar com cuidado e planejamento no funcionamento da antiga Policlínica, que será transformada em um Centro de Especialidades e de Reabilitação”, explicou a secretária.

Leia Também:  Primeiro sorteio da Nota Cuiabana é realizado nesta quarta

Ela acrescentou ainda que a estrutura da odontologia, que também integra o complexo da Policlínica, já está praticamente finalizada, restando apenas a instalação das cadeiras odontológicas, que já foram adquiridas e do mobiliário necessário. Quanto ao investimento já disponibilizado pelo deputado, a secretária informou que o valor inicial é de R$ 1 milhão, e há a possibilidade de complementação.

“O deputado já disponibilizou um milhão de reais e, motivado pela nossa conversa, ficou de buscar mais, algo em torno de R$ 800 mil. Acreditamos que será suficiente para concluir o Centro de Saúde e parte do Centro de Especialidades. O CER (Centro Especializado em Reabilitação), por ter estrutura e equipamentos mais complexos, exigirá mais investimentos”, pontuou.

Na avaliação do deputado Elizeu Nascimento, a reunião e visita foram muito produtivas, especialmente pela abertura da atual gestão em atender antigas demandas da vigilância sanitária e da saúde pública de modo geral.

A comitiva percorreu as estruturas das unidades, identificando o estágio das obras. Segundo a secretária Lúcia, o Centro de Saúde está com cerca de 70% da estrutura concluída, e a Policlínica exige apenas acabamentos e a definição das estruturas e serviços que serão instalados.

Leia Também:  Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes começa nesta sexta (18)

#PraCegoVer

A imagem mostra a secretária de Saúde juntamente com o deputado Elizeu Nascimento durante uma visita a duas unidades de saúde que se encontram com as obras paralisadas. Na foto, a chefe da pasta aparece à frente, usando um vestido florido, enquanto o deputado caminha ao lado dela, acompanhado de outros servidores.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA