Cuiabá

Unidades de Saúde realizam mais de 1,1 mil atendimentos em ações do programa Hiperdia

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), realizou no último sábado (12) mais uma etapa das ações do programa Hiperdia, voltado para o acompanhamento e cuidado de pacientes com hipertensão arterial e diabetes. Ao todo, foram realizados 1.117 atendimentos e aplicadas 196 doses de vacinas nas unidades participantes.

As atividades fazem parte de um cronograma especial dividido em duas etapas: a primeira ocorreu no dia 12 e a segunda está prevista para o dia 26 de abril, contemplando diferentes unidades em cada data. A proposta é ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico e acompanhamento dessas doenças crônicas, que afetam milhares de cuiabanos.

O programa Hiperdia é parte integrante da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e tem como principais objetivos controlar a hipertensão e o diabetes, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. As ações envolvem consultas médicas, orientações nutricionais, aferição de pressão arterial e glicemia, além do fornecimento de medicamentos padronizados pelo Ministério da Saúde.

Leia Também:  Sine tem 243 vagas de emprego e atende em novo telefone; confira

Durante as atividades, também são realizadas práticas educativas, grupos de discussão e estímulo à atividade física e à mudança de hábitos de vida.

A secretária adjunta de Atenção Primária, Catarina Célia de Araújo Amorim, destacou a importância dessas ações na promoção da saúde e prevenção de doenças. “O Hiperdia é um exemplo do cuidado contínuo que oferecemos nas nossas unidades. Nosso objetivo é garantir que os pacientes com hipertensão e diabetes tenham o suporte necessário para manterem sua saúde em dia e, principalmente, evitarem complicações futuras. Essa proximidade com a comunidade é essencial para o fortalecimento da Atenção Primária”, afirmou.

Podem participar do programa pessoas já diagnosticadas com hipertensão ou diabetes, bem como indivíduos com fatores de risco, como histórico familiar, obesidade, sedentarismo ou maus hábitos alimentares.

A SMS reforça que a prevenção ainda é o melhor caminho. Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática de atividade física regular, redução do consumo de sal, moderação no uso de álcool e abandono do cigarro são medidas fundamentais para evitar o surgimento dessas doenças crônicas.

Leia Também:  Gestão firma compromisso por plano de 90 dias para comunidade surda

A próxima etapa das ações do Hiperdia está marcada para o dia 26 de abril, com mais unidades participando e ampliando o alcance da estratégia.

#PraCegoVer

A imagem mostra um idoso durante um atendimento médico. A enfermeira veste um jaleco de tom avermelhado, e o idoso usa uma camiseta de tom claro. A enfermeira está aplicando uma vacina no paciente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Sociedade Brasileira de Cardiologia atende 170 pessoas em ação no Museu do Rio

Published

on

Com 170 atendimentos gratuitos em saúde cardíaca, o Museu do Rio virou referência de cidadania e promoção da saúde durante ação conjunta da Prefeitura de Cuiabá e da Sociedade Brasileira de Cardiologia. No Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado no sábado (26), a iniciativa ofereceu consultas médicas e orientação ao público, reforçando o compromisso da gestão municipal com a prevenção de doenças silenciosas.

Além dos atendimentos médicos, o Museu do Rio, que é o local onde está instalado o Aquário Municipal, que tem entrada gratuita desde a gestão do prefeito Abilio Brunini, registrou a visita de 2.251 pessoas, entre moradores de diversos municípios de Mato Grosso e turistas da Argentina.

Presente no evento, o prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de aproximar a saúde da população, inclusive participando da aferição de sua própria pressão arterial, já que é hipertenso.
“Estamos democratizando o acesso à saúde preventiva, trazendo ações gratuitas e de qualidade para a população. A hipertensão é uma doença silenciosa e cuidar da prevenção é salvar vidas. Vamos ampliar essas parcerias para levar ainda mais saúde a quem precisa”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Saúde de Cuiabá convoca 239 vigilantes em Processo Seletivo Simplificado

O evento contou com a atuação de dez médicos cardiologistas, entre eles Danilo O. Arruda Junior, Marcos Vinicius, Jose Silveira Lage, Angelica Moya, Nathalia Camarão, Cristina Gama, Ana Luisa Guerra, Kamilla Morbeck, Michelle Birtche e Pedro Alexandre. A iniciativa também recebeu apoio da Sonicardio e do Hospital Geral.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Fernando Medeiros, novas ações de promoção à saúde já estão sendo planejadas para acontecer em espaços públicos da capital, em alinhamento com a proposta de governo de Abilio Brunini.
“Projetos como este mostram que o turismo e a saúde podem caminhar juntos, valorizando nossos espaços culturais e levando serviços essenciais à população”, pontuou.

O secretário adjunto de Turismo, Gustavo Vandoni, destacou a receptividade do público e a importância da ação.
“A população participou de forma ativa, buscando orientações, tirando dúvidas e realizando seus exames. Tivemos uma equipe médica altamente qualificada que garantiu o atendimento de excelência do começo ao fim”, disse.

Participaram do evento moradores de Cuiabá, Várzea Grande e de cidades como Tangará da Serra, Rondonópolis, Jangada, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Campo Verde e Sorriso, além de visitantes do estado de São Paulo.

Leia Também:  Prefeito e vice prestigiam promoção de quase mil policiais na Arena Pantanal

#PraCegoVer

A imagem que ilustra o texto mostra as pessoas recebendo o atendimento dos médicos cardiologistas. O atendimento é individual, e são 10 profissionais na ação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA