.
.

Cidades

Grupo Flor Ribeirinha embarca nesta quarta-feira para mais uma turnê por países da Europa

Published

on

O Grupo Folclórico Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, realizará mais uma turnê pela Europa, desta vez, pelos países: Bulgária Croácia e Eslovênia. No período de 24 de junho a 31 de julho, o grupo vai representar o Brasil, a convite da Federação de Festivais Internacionais de Dança-Fidaf, entidade que promove o intercâmbio cultural dos grupos brasileiros. O Flor Ribeirinha foi selecionado devido a sua qualidade artística e por representar a pluralidade da cultura, levando em seu repertório de danças, quadros alusivos as regiões brasileiras.

Durante a turnê, serão realizadas mais de 40 apresentações artísticas, nos diversos Festivais de Folclore, em Maribor na Eslovência, Festival Karlovac na Croácia, Festival em Mezdra, Festival de Plovdiv e Festival em Sofia, na Bulgária. Os eventos reúnem companhias de dança de vários países, com as suas manifestações culturais.

O Grupo Flor Ribeirinha apresentará o espetáculo Mato Grosso Dançando Brasil. No seu repertório, estão as danças do Frevo, Boi Bumbá, Samba, Siriri e o Rasqueado. O espetáculo mostra a diversidade cultural presente nas regiões. O Siriri, a dança típica mato-grossense que reflete o multiculturismo e que traz o ritmo contagiante viola de cocho, o mocho e o ganzá, além do tradicional Rasqueado Cuiabano. A dança do Boi Bumbá, uma manifestação, oriunda do Norte, o tradicional frevo do Nordeste e o Samba, da região Sudeste, considerado uma das principais manifestações da cultura brasileira. Este espetáculo conquistou o prêmio mundial no Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado na Turquia em 2017.

Leia Também:  OPORTUNIDADE: Sine Municipal oferta mais de 700 vagas de emprego; CONFIRA LISTA

O diretor artístico do Grupo, Avinner Brandão, destaca que  o Flor Ribeirinha será o Brasil em mais uma grandiosa turnê pela Europa. “O grupo embarca para mais um objetivo especial, e levará em sua bagagem as côres, vozes, gestos e alegria da nossa cultura. Contamos com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, de apoiadores oficiais e também com as parcerias da Energisa, Malai Manso, Lojas do Lar, Eletrofios, Sicoob, Bióleo, Bravos indoor e Associação Mato-grossense dos Municípios, além do público que contribuiu com a nossa rifa cultural”, disse ele, lembrando que todo o trabalho na turnê, poderá ser acompanhado pelas redes sociais do grupo.

A presidente do Grupo, Domingas Leonor da Silva ressalta  que,  com 28 anos de existência o Flor Ribeirinha, que nasceu no quintal de sua casa, em São Gonçalo Beira Rio, vem despontando e levando a cultura regional para outros Países. “Nossa luta é pela preservação da cultura popular, notadamente o nosso Siriri e do nosso Rasqueado Cuiabano” concluiu a fundadora.

Leia Também:  Interessados em se tornar Microempreendedor Individual conta com curso ‘Qualifica Mais Progredir’; VEJA DATA

ENTREVISTA COLETIVA 

Data: 22 de Junho (quarta-feira)

Horário: ás 12h

Local: Aeroporto Marechal Rondon

Galeria:

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cidades

EXPOAGRO: Começa este sábado; VEJA PROGRAMAÇÃO

Published

on

Neste sábado (2), a partir das 8h ocorre a abertura da 54ª edição da Expoagro no Palácio Alencastro, em Cuiabá, com a recepção do prefeito Emanuel Pinheiro à comitiva com 80 cavaleiros. A programação da feira agropecuária, começa na próxima segunda-feira (4) e vai até o dia 10 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro (ACRIMAT).

A Expoagro, que é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá e considerada o maior evento agropecuário do Centro-Oeste, com diversas atividades como exposições de ovinos e pequenos animais, fóruns das Cadeias Produtivas, debates, palestras e oficiais gratuitas, além de rodeios e shows com atrações nacionais.

De acordo com o Pinheiro, a Prefeitura terá um estande que vai apresentar os diversos pilares que compõem o programa Pra Frente Cuiabá, também com participação da Secretaria de Turismo, de Cultura e demais secretarias. “Vamos ter o gabinete do prefeito, que vai receber o público e divulgar os projetos que envolvem os programas do município”, disse Emanuel.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO: EXPOAGRO 2022

CONFIRA AS PALESTRAS: FÓRUM DAS CADEIAS PRODUTIVAS – EXPOAGRO

Leia Também:  Novo serviço da Sefaz que permite ver se CPF está vinculado a empresas livra cidadãos de fraudes; CONSULTE AQUI

 Jornalista: Fabiane Serra

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

VÍDEO INSTITUCIONAL

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA