Cidades

Ladrões furtam 12 vacas holandesas do IFMT

Published

on

Ladrões aproveitaram o recesso de Carnaval e furtaram 12 vacas da Escola Agrotécnica de São Vicente, campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), na Serra de São Vicente, BR-364, entre Cuiabá e Rondonópolis.

As vacas girolando dos graus de sangue 1/2 e 3/4, que são bem público, estão avaliadas em torno de R$ 5 mil cada uma. O prejuízo total é calculado em torno de R$ 60 mil, para mais.

Na intenção de identificá-las, a escola emitiu nota, que está circulando via internet, informando que as vacas furtadas têm marcas de fogo G na face e IF na perna.São usadas para produção de leite e consumo pelos alunos e corpo de funcionários da escola e também pedagogicamente.

O professor André Luiz de Andrade informa que registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Campo Verde (131 quilômetros ao Sul de Cuiabá), cidade mais próxima da sede agrícola, na segunda-feira (27) . Informa ainda que o boletim será levado nesta quinta-feira (2), após recesso de Carnaval, à Polícia Federal, que deve assumir o caso, por se tratar de um instituto federal.

Leia Também:  Sinfra rebate acusações de consórcio e responsabiliza empresas por atrasos nas obras do BRT em Cuiabá e Várzea Grande

Segundo ele, a notícia já se espalhou entre os produtores rurais e a intenção é barar negociação de venda dos animais furtados.”O que se sabe até agora é que um ou mais ladrões entraram na escola, na madrugada de domingo (26) levando as vacas leiteiras, algumas delas cria de pai puro holandês. Quando o segurança plantonista chegou foi verificar a escola e percebeu que as porteiras estavam abertas, que o cadeado tinha sido serrado no curral onde os animais ficam presos”, detalha o professor.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Cuiabá

Ordem Pública: operação fecha bar e interdita hotel por falta de higiene

Published

on

A Secretaria Municipal de Ordem Pública deflagrou na tarde desta sexta-feira (17) a segunda fase da Operação Retomada, feita para fiscalizar estabelecimentos comerciais que não cumprem regras sanitárias, normas de segurança e não possuem alvará de funcionamento.

No Calçadão da Galdino Pimentel, um hotel foi interditado parcialmente pela Vigilância Sanitária por conta da visível insalubridade, que são condições prejudiciais à saúde dos frequentadores.

No local, os colchões estavam mofados, havia pontos com goteiras de água e preservativos usados espalhados no chão dos quartos.

O proprietário foi notificado a cumprir melhorias no prazo de 30 dias sob pena de sofrer medidas mais drásticas como o fechamento em definitivo do estabelecimento comercial.

Já dois bares, localizados nas proximidades do Beco do Candeeiro, foram notificados pela Vigilância Sanitária para cumprir medidas urgentes de limpeza. No local, foram encontradas fezes de ratos e baratas. A regularização deverá ser feita no prazo de 30 dias.

Na Rua Antônio Maria Coelho, um bar foi interditado porque funcionava sem alvará.

Outro bar teve a atividade comercial suspensa porque estava sem o devido registro no Cadastro Nacional de Atividades Econômicas da Receita Federal.

Leia Também:  Após fuga de presídio, criminoso troca tiros com PM e morre

Um hotel inspecionado na Rua Joaquim Murtinho foi notificado pelo Corpo de Bombeiros para se adequar às normas de segurança, o que inclui indicação de saída emergencial e extintor de incêndio calibrado.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, declarou que as fiscalizações serão intensas com o intuito de exigir as normas legais dos estabelecimentos comerciais e, ainda, de garantir o pleno direito de ir e vir dos cidadãos.

“Será uma operação constante sem data para terminar. Estamos fiscalizando bares, hotéis e outros estabelecimentos com apoio das forças de segurança e da Vigilância Sanitária. A nossa missão é garantir a paz social e a segurança aos cidadãos que moram e trabalham no Centro de Cuiabá”.

Palhares ainda reforçou a existência de canais de comunicação ao cidadão para encaminhar denúncias de irregularidades.

“A secretaria de ordem pública disponibiliza o 3616-9614, com WhatsApp, e também pode ser acionada a Polícia Militar e a Polícia Civil pelos números 190 e 197″.

A futura secretária municipal de segurança pública, Coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, destacou que a fiscalização na região do patrimônio histórico de Cuiabá será intenso na gestão do prefeito Abilio Brunini.

Leia Também:  Rio Cuiabá atinge 4,5 metros e Defesa Civil intensifica monitoramento

“É um compromisso de garantir a paz social. Com ações de fiscalização e prevenção sempre nas conformidades da lei”.

Normas para bares e restaurantes

O fiscal da Vigilância Sanitária Fiscal, Alex Sandro Henrique, fez um alerta aos proprietários de bares, restaurantes e hotéis.

Para não enfrentar transtornos como fechamentos provisórios, é necessário intensificar a limpeza, ainda mais em um período chuvoso.

“O que a vigilância sanitária faz é exigir regras de higiene, conservação e segurança alimentar. É recomendável a dedetização para controle de pragas. Estamos em um período crítico de chuva que é favorável à disseminação de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya”.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Robson Rodrigues dos Santos, ressaltaq que o alvará contra incêndio é imprescindível à ordem pública.

“É uma norma de segurança importante à coletividade que não é burocrática. Peço, encarecidamente, que os comerciantes procedam com a regularização junto à Prefeitura de Cuiabá”.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA