Cidades

Morador de rua pode sacar saldo em conta do FGTS; Câmara analisa projeto

Published

on

A Câmara analisa projeto que autoriza o saque do FGTS de morador de rua que possuir saldo em conta da Previdência (PL 6294/16).

Para que o saque seja feito, a proposta do deputado Nilto Tatto (PT-SP) exige relatório ou cadastro de órgão público, entidade ou organização de assistência social, atestando a condição de situação de rua do interessado.

Atualmente, a conta vinculada ao trabalhador no FGTS pode ser movimentada em diversas situações como na despedida sem justa causa, na aposentadoria concedida pela Previdência Social, no pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional, entre outros.

Para Nilto Tatto, apesar do grande número de população em situação de rua, são poucos os que possuem saldos depositados em contas inativas.

Isso porque, explica o parlamentar, essas pessoas dificilmente encontram-se sob ocupação formal no mercado de trabalho ou conseguem mantê-la.

“Contudo, existe, dentre essas pessoas, um grupo que faz jus aos recursos depositados em contas vinculadas. O saldo é fruto do trabalho e do esforço que elas fizeram e precisa ser utilizado no momento em que as pessoas mais precisam, não podendo o Estado cercear esse direito”, defende Nilto.

Leia Também:  Feriadão em Cuiabá terá sol, nuvens e pancadas de chuva; domingo de Páscoa será chuvoso; Confira

Dados de 2015 do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, ligado ao Ministério do Planejamento (Ipea) mostram que atualmente existem 101.854 pessoas em situação de rua; 40,1% estavam em municípios com mais de 900 mil habitantes e 77,02% habitavam municípios com mais de 100 mil pessoas.

Já nos municípios menores, com até 10 mil habitantes, a porcentagem era bem menor: apenas 6,63% eram moradores de rua.

Tramitação

O projeto, que tramita conclusivamente, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-6294/2016

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Cuiabá

Prefeito e primeira-dama lamentam a morte do servidor Adjamir Benedito

Published

on

O prefeito Abilio Brunini e a primeira-dama Samantha Iris lamentam, com profunda tristeza, o falecimento do servidor efetivo da Secretaria Municipal de Educação, Adjamir Benedito de Oliveira, 64 anos.

Ele não resistiu a uma parada cardiorrespiratória, vindo a óbito por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (21).

Adjamir dedicou sua carreira à Secretaria Municipal de Educação, onde atuou como vigilante com comprometimento.

“Sentimos profundamente a perda de Adjamir e manifestamos nossa solidariedade e apoio à família e amigos nesse momento de dor. Que sua contribuição seja lembrada com gratidão”, declarou o prefeito.

O velório está previsto a partir das 18h, na Capela da Pax Nacional, no CPA 2, em Cuiabá. O local e horário do sepultamento ainda não foram confirmados pelos familiares.

#PraCegoVer

Uma foto em preto e branco do servidor Adejamir Benedito ilustra o texto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Após caso de racismo, Pantanal Shopping pagará R$ 600 mil
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA