Cidades

Prefeitura de Cuiabá trabalha na pavimentação de via que dá acesso à Avenida das Torres

Published

on

Em poucas semanas a Prefeitura de Cuiabá deve entregar mais uma obra de infraestrutura e mobilidade urbana à população. Desde o início deste ano, a Secretaria de Obras Públicas está trabalhando na pavimentação da Rua Conde D’eu, que faz a ligação da região do condomínio Morada dos Nobres com a Avenida Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres)

A intervenção acontece no trecho situado entre a Avenida das Torres as e Rua Conde Maurício de Nassau, totalizando cerca de 500 metros. Além do asfaltamento completo da extensão, a via também recebe a construção da rede de drenagem de águas pluviais, meio-fio, calçamento e instalação de um novo sistema de iluminação pública.

“Estamos nas últimas etapas da obra, com a parte de drenagem e pavimentação já finalizadas. Agora vamos dar início aos demais, para entregar mais essa obra o quanto antes. Em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), também será feito na avenida toda sinalização viária”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

Leia Também:  Anvisa proíbe cigarro eletrônico no Brasil

A obra faz parte do programa Minha Rua Asfaltada, criado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. A iniciativa, além de já ter beneficiado mais de 50 bairros com a pavimentação completa, também tem englobado a execução de ligações menores, mas que geram grandes impactos positivos no trânsito da Capital.

“São pequenas intervenções, mas que beneficia centenas de pessoas. Temos a missão de, nesses próximos quatro anos, universalizar a pavimentação em Cuiabá. Mas, para que isso aconteça, precisamos também atuar nessas vias remanescentes que por algum motivo foram deixadas de lado em outras gestões”, pontua Stopa.

 

Por Assessoria de Imprensa 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Primeira-dama comemora lei que garante salas de acolhimento para mulheres no SUS; iniciativa existe há 4 anos em Cuiabá

Published

on

O Projeto de Lei (PL) nº 2.221/2023, que garante o espaço de acolhimento para mulher no Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o país, foi sancionado nesta quinta-feira (25) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“As pessoas têm que saber que, se elas forem vítimas de violência doméstica, terão acolhimento especial. E não é favor. É obrigação do Estado brasileiro cuidar das pessoas. É obrigação da prefeitura, dos postos de saúde, do governo do estado”, disse Lula durante a cerimônia.

A iniciativa segue mais uma referência às políticas públicas de Cuiabá que foram implantadas na administração do prefeito Emanuel Pinheiro, sob coordenação da primeira-dama Márcia Pinheiro.

“A própria Maria da Penha nos contou que, em suas viagens pelo país, sentia a necessidade de ter esse espaço para a vítima de violência doméstica que chega na unidade de saúde. E hoje esse projeto que já está consolidado e que começou em Cuiabá estará em todo o Brasil”, contou.

Leia Também:  Jovem suspeito de crimes desaparece em VG

Em 2020, a Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, inaugurava o primeiro espaço do Brasil direcionado à mulher dentro de uma unidade pública de saúde.

O Espaço de Acolhimento da Mulher já totaliza mais de 20 mil atendimentos somados aos serviços de psicologia, psiquiatria, jurídico, social e médico especializado.

Mais de 1,7 mil mulheres já passaram pelo atendimento primário ou mesmo utilizam o serviço contínuo da rede de acolhimento.

O texto da lei federal exige o mesmo atendimento especializado, sobretudo o acompanhamento psicológico e médico especializado.

Além disso, o projeto inclui o parágrafo que restringe o acesso de terceiros no espaço que não estão autorizados pela vítima, em especial o agressor.

UPA DO VERDÃO

A segunda unidade do Espaço de Acolhimento da Mulher será inaugurada na primeira quinzena de maio, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão.

O novo espaço terá capacidade de atendimento para 18 mulheres durante as 24 horas de funcionamento, sendo cinco mulheres para os primeiros atendimentos e 13 mulheres para os serviços psicológicos.

Leia Também:  Anvisa proíbe cigarro eletrônico no Brasil

A equipe será composta por 13 profissionais, sendo quatro psicólogas, cinco assistentes sociais e quatro servidores para os trabalhos administrativos.

O atendimento será aberto 24 horas por dia, durante toda a semana, de segunda a sexta, inclusive sábado, domingo e feriados. Os plantões serão com escalas de 12×36 na jornada de trabalho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA