Para garantir a manutenção adequada dos espaços públicos municipais, a Prefeitura de Rondonópolis está com uma força-tarefa montada e trabalhando na limpeza em vários pontos da cidade. Os trabalhos estão sendo realizados por equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder). As ações já estão em andamento e continuam nos próximos dias.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Alvaro José Fachim, explicou que a pasta está com equipes focadas, neste primeiro momento, na limpeza das unidades de saúde e entornos. Isso porque, com o aumento de casos de dengue e chikungunya registrado na cidade, optou-se por priorizar esses espaços.
Nesta sexta-feira (10), as equipes da Semma estão realizando a limpeza no Centro de Saúde Cohab Rio Vermelho e praças do entorno, e na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Cardoso. O trabalho continua conforme cronograma nos próximos dias.
A Semma também continua promovendo a limpeza de praças e parques. Por questões de logística, primeiro estão recebendo manutenção as praças próximas, localizadas nos entornos das unidades de saúde, mas o trabalho de limpeza será contínuo e constante. “Nesse período de chuva há uma necessidade maior de manutenção desses espaços públicos, e portanto, a limpeza deverá ser constante e realizada a cada 21 dias, ou seja, as equipes voltarão aos mesmos locais a cada 21 dias”, destacou o secretário.
Ainda como parte do esforço de trabalho na força-tarefa, equipes da Semma estão fazendo a limpeza dos ‘bolsões de lixo’ que existem na cidade. A intenção é evitar impactos para a saúde pública e ao meio ambiente. A Semma, inclusive, alerta e orienta a população que o descarte de lixo irregular é crime ambiental e equipes da pasta estão realizando a fiscalização continua na cidade, especialmente, nos ‘bolsões de lixo’, muitos deles localizados nas proximidades dos ecopontos, onde é feito o descarte correto dos resíduos.
Além de não descartar o lixo em locais inapropriados, a população também pode contribuir com denúncias, que podem ser feitas pelo (66) 99234-4005, que é o contato com a fiscalização da Semma.
Período de chuva
Em função de a cidade estar no período de chuvas mais intensas, a Semma montou ainda uma força-tarefa para atender em casos de incidentes de árvores caídas em vias públicas e demais áreas. Em caso de incidente e que o morador precise que as árvores sejam retiradas, a pasta disponibiliza o whatsapp (66) 98437-1793 para que o serviço seja solicitado.
As fortes chuvas desta quinta-feira (16) acabaram rompendo a conjunção de cinco galerias de água pluvial no Jardim América. As obras para a recuperação do local devem ser iniciadas ainda neste sábado (18) se a chuva der trégua. O prefeito Cláudio Ferreira e o presidente do Sanear (Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis) Victor Victorino dos Santos estiveram no local com engenheiros para averiguar os estragos.
Na rua Campo Grande, paralela à avenida Goiânia, a enxurrada canalizada acabou levando muita terra que fazia parte da base e sub-base do asfalto deixando o pavimento oco de um lado até o outro da rua. A esquina está sinalizada e o trânsito está impedido na rua.
O volume de enxurrada que vem dos bairros mais altos, como Jardim Tropical, Santa Marta, Liberdade e São José foi tamanho que a estrutura não suportou. Até então, as galerias levavam a enxurrada da Avenida Goiânia e imediações para um córrego.
No momento em que houve o rompimento, a rede de água também foi rompida, mas foi restabelecido o abastecimento com a construção de um desvio pelo Sanear.
O prefeito lamentou o que ele chamou de sinistro devido ao grande volume de água das chuvas. “Infelizmente houve um sinistro nessas galerias e fez um buraco enorme. Faremos todo o esforço para a recuperação de tudo, para voltar a normalidade com fluidez no trânsito. Para que as pessoas fiquem em segurança a área foi isolada”, destacou.
Como as máquinas já devem começar a trabalhar no local neste final de semana, como também a possibilidade de chuvas nos próximos dias, é indicado aos motoristas e ciclistas que optem por novas rotas até a conclusão dos trabalhos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.OkLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.OkLeia nossa política de privacidade