Rondonópolis

Prefeito promove desburocratização de serviços e extingue taxas

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Dentro dos primeiros 100 dias de trabalho, a gestão do prefeito Cláudio Ferreira vem avançando rumo à desburocratização dos serviços públicos. Neste sábado (12), dentro das entregas para marcar esse período inicial de governo, ele anunciou a extinção da taxa de R$ 8,90 para retirar guias na Prefeitura e da taxa de alvará dos taxistas e mototaxistas na cidade.

O Projeto de Lei Complementar nº 038, elaborado pela Prefeitura de Rondonópolis, aprovado na sessão desta quarta-feira (9), na Câmara Municipal, altera dispositivos do Código Tributário Municipal, promovendo a isenção da cobrança da taxa de emissão de guias e documentos, como a de IPTU, e da cobrança da taxa de licença para motoristas autônomos, como taxistas e mototaxistas.

Conforme a administração municipal, a cobrança da taxa de expediente para emissão de guias e documentos atualmente é de R$ 8,90 a cada unidade, o que muitas vezes dificulta o acesso à regularização tributária e vai na contramão das diretrizes de modernização da administração pública. Além disso, faz com que muitos cidadãos enfrentem fila só pra pegar uma guia impressa.

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Cláudio Ferreira também informou neste sábado que os cidadãos do município não vão precisar se deslocar até a Prefeitura somente para retirar uma nota fiscal. “Isso acabou! Agora, você pode emitir sua nota fiscal avulsa e parcelar sua dívida [que não esteja na Dívida Ativa] com o Município pela internet!”, externou.

O prefeito destacou ainda a maior agilidade nos andamentos dos processos administrativos. “Em menos de 100 dias, zeramos a fila de processos de licenciamento ambiental. E o licenciamento ambiental no formato digital para você, que tem uma empresa de baixo risco ambiental, vai dispensar papel, fila e complicação. Isto é desburocratização!”, afirmou.

“São os primeiros 100 dias. A burocracia perdeu espaço. Os processos estão ganhando agilidade. A mudança começou e a cidade está ficando melhor!”, reforçou o gestor.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

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Rondonópolis

Prefeito anuncia nova ação de desburocratização dos processos administrativos

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O prefeito Cláudio Ferreira anunciou, em suas redes sociais, mais uma mudança no serviço público com vistas à desburocratização. A partir desta quinta-feira (17) as certidões e declarações emitidas por meio eletrônico para compor qualquer processo administrativo no âmbito da Prefeitura de Rondonópolis são consideradas válidas.

A nova medida, oficializada por meio do decreto 12.626 de 2025, torna o trabalho dos servidores mais prático, eliminando a necessidade de carimbar e assinar as certidões manualmente, tendo apenas que acessar um dos sites dos órgãos emitentes dos documentos para fazer a validação eletrônica.

Serão aceitas certidões e declarações emitidas pela Receita Federal do Brasil, Justiça do Trabalho, Tribunal de Contas da União (TCU), Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) e outros órgãos públicos que disponibilizem suas certidões em meio eletrônico.

A secretária da Fazenda do Município, Rane Curto, comentou que a publicação do decreto faz parte do programa de desburocratização da administração municipal e dessa vez altera a questão das certidões nos processos de licitação, fiscalização e pagamento dos fornecedores.

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Conforme o decreto, a partir de agora os agentes públicos poderão receber qualquer processo administrativo que contenha certidão ou declaração vencida, procedendo a consulta direta nos portais oficiais dos órgãos emissores, devendo anexar ao processo o documento atualizado.

Aos pregoeiros, agentes de contratação, fiscais e gestores ficou a responsabilidade da verificação da autenticidade das certidões apresentadas antes do envio do processo para liquidação e pagamento e, sempre que possível, reemitir as certidões diretamente dos portais oficiais antes da finalização do processo.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

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