Cidades

Sinfra rebate acusações de consórcio e responsabiliza empresas por atrasos nas obras do BRT em Cuiabá e Várzea Grande

Published

on

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) respondeu às acusações do Consórcio Construtor BRT sobre os atrasos nas obras de implantação do sistema de Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Cuiabá e Várzea Grande. Em nota divulgada nesta segunda-feira (13), a Pasta negou que os problemas sejam decorrentes de falhas do governo estadual, atribuindo as dificuldades ao consórcio responsável pelas obras.

Guerra de versões

O embate público começou após o governador Mauro Mendes (União Brasil) declarar em entrevista que “o bicho vai pegar” e sugerir a possibilidade de rescisão contratual devido à morosidade nos trabalhos. Em resposta, o consórcio, formado pelas empresas Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A., Heleno & Fonseca Construtécnica S.A., e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia Ltda, emitiu uma nota culpando o governo estadual por supostas falhas no edital, mudanças frequentes no traçado original e disputas políticas.

Resposta da Sinfra

A Sinfra rebateu as acusações, destacando que o contrato, firmado sob o Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCI), determina que o detalhamento dos projetos, a obtenção de licenças ambientais e a execução técnica são de responsabilidade do consórcio. Segundo a Pasta:

  • O consórcio tem a obrigação de apresentar soluções técnicas, incluindo melhorias em viadutos, drenagem na Avenida da Prainha e adequação de estações.
  • As alterações no traçado em Várzea Grande foram feitas para atender demandas da sociedade local e discutidas previamente com o consórcio.
  • A morosidade na entrega de documentos técnicos tem atrasado a obtenção de licenças ambientais.
  • A Sinfra não autorizou a abertura de novos trechos para evitar maiores transtornos à população, devido ao ritmo lento das obras.
Leia Também:  Médico psiquiatra morre após grave acidente de trânsito em Cuiabá

Notificações e compromissos financeiros

Desde o início do contrato, a Sinfra notificou o consórcio 50 vezes sobre problemas relacionados às obras. A Pasta afirmou que os pagamentos têm sido realizados rigorosamente em dia, mas que o consórcio não tem honrado compromissos com fornecedores.

Impactos e compromisso com a população

A Sinfra reiterou o compromisso de entregar um sistema de transporte moderno e eficiente para Cuiabá e Várzea Grande, destacando a transparência na gestão dos recursos públicos. A Pasta também afirmou estar aberta ao diálogo para superar os desafios e garantir a conclusão da obra, que deveria ter sido finalizada em outubro de 2024.

Jornalista:  Mika Sbardelott

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

UAB/IFMT: Seminário Integrador de Pedagogia acontece nesta quarta-feira (19) em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação e Universidade Aberta do Brasil, em parceria com o Instituto Federal do Mato Grosso, realizará nesta quarta-feira (19), o IV Seminário Integrador: Constituição do Sujeito Docente e a Atuação do Pedagogo – Desafios e Práticas Exitosas na Educação Infantil, do curso de Pedagogia.

A atividade é voltada para acadêmicos e profissionais da área, e visa promover reflexões e trocas de experiências sobre a educação, com temáticas voltadas à formação docente e práticas pedagógicas inovadoras.

Para garantir o certificado de participação é necessário se inscrever pelo link: https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/945/SEMIINTPED/

O ciclo de palestras acontecerá das 19h às 21h30, no Auditório do Paço Municipal (Avenida América do Sul, nº 2500-S, bairro Parque dos Buritis).

Confira a programação:

A partir das 19h – Palestra sobre o cotidiano da Educação Infantil:

Gestão Escolar na Educação Infantil;
• Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva;
• Vivências no
Dia a Dia da Escola Pública.

Palestra sobre a Constituição do Sujeito Docente e Atuação da/o Pedagoga/o:
• Trajetórias
Pessoais e Profissionais na Docência;
• O
Fazer Pedagógico e Vivências Escolares: jogos educativos, ateliês e microambientes na Educação Infantil. (exposição de materiais e produtos educativos).

Leia Também:  Motociclista morre em acidente envolvendo seis veículos;

Na quinta-feira, dia 20 de fevereiro, às 18h, no Polo da UAB/LRV, acontecerá também a socialização dos trabalhos acadêmicos produzidos pelos estudantes dos II e IV semestres.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA