Sinop

Sinop implanta na educação municipal projeto do TJ-MT de combate à violência contra mulher

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, recebeu a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) e coordenadora Estadual da Mulher do TJ-MT, Maria Erotides Kneip, para dar o pontapé inicial ao projeto “A escola ensina, a mulher agradece”, desenvolvido pelo órgão de justiça na educação. O encontro aconteceu na manhã de hoje (31), no Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino (Ceforme) com a presença de diretores, coordenadores e professores do município.
A desembargadora explica que o projeto foi trazido para Sinop atendendo ao pedido oficializado pelo prefeito Roberto Dorner.

“Nós estivemos aqui em Sinop no mês de agosto e nós estivemos na Prefeitura, numa reunião com o prefeito. E ele colocou de uma forma muito clara: “eu quero que Sinop, pelas suas escolas municipais, participe do projeto”. É um prefeito que tem uma visão de futuro, uma visão que é através da escola que a gente modifica o ambiente, que a gente traz conhecimento e traz ressignificação para aquilo que é a violência que acontece nas casas. E cumprindo esse desejo do prefeito, o Tribunal de Justiça está aqui hoje para fazer essa capacitação”, comentou ela.

A secretária de Educação, Salete Rodrigues, explica que hoje o foco foi transmitir à rede educacional como o projeto funcionará na prática, mas esclarece que as ações de conscientização serão desenvolvidas dentro da sala de aula, com auxílio dos professores, coordenadores e diretores escolares, por meio da forma com que a criança consiga se expressar. O trabalho tem foco nos alunos do primeiro ao quinto ano e permanecerá até ao fim do ano.

“São as crianças do primeiro ao quinto ano, então vai ter desenho, música, poesia, redação, vídeos, a forma com que a criança consiga se expressar. Então a linguagem que ela conseguir usar para se expressar, para falar sobre isso, é o que traz o projeto. Ele vai ficar agora aqui na rede até o fim do ano. Os professores terão um prazo ali para planejar, para colocar dentro do planejamento escolar esse projeto”, explicou ela.

Leia Também:  Incentivo da Prefeitura de Sinop coloca bebida sustentável na vitrine da COP30

O evento contou, também, com a presença da juíza da 2ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela Zacarkim dos Santos, que avaliou positivamente a ação, destacando que a mesma contribuirá satisfatoriamente para o combate imediato das agressões nos lares e, também, da construção de uma sociedade mais consciente e combatente a essa prática, dita por ela como: “arraigada” na sociedade.

“Esse projeto é de suma importância porque ele busca a formação do ser humano, a formação do menino, da menina. Na mudança de mentalidade, na mudança de uma cultura que já vem sendo, arraigada, há muito tempo, a cultura da violência, a cultura do machismo. E a gente trabalhando com esse menino, com essa menina, certamente nós vamos ter reflexos imediatos já, mas também a longo prazo, na vinda de uma geração melhor, uma geração que encare a violência com o desprezo que ela merece, que não adira a violência”, avaliou ela.

A juíza destaca ainda que o Brasil é, sabidamente, um país cristão, mas que ocupa hoje a quinta colocação no ranking mundial de violência. Para ela, o projeto contribuirá para que os valores cristãos sejam repassados, verdadeiramente, aos lares sinopenses.
“Como que eu não consigo conectar a minha cultura cristã no meu lar, na hora de tratar o meu companheiro, a minha companheira, o meu filho? Então nós precisamos trabalhar, arraigar no coração da criança que isso deve ser mudado. E esse trabalho ela vai fazer ludicamente, vamos dizer, ela está brincando, ela está produzindo culturalmente, uma arte, e produzindo essa arte isso vai trabalhando no seu interior, porque ela tem que colocar o intelecto naquele trabalho, todas as suas aptidões. Eu creio que é indizível a importância. Desse trabalho e, para isso, nós precisamos do apoio da Secretaria de Educação Municipal, nós precisamos do apoio desses professores, coordenadores, diretores, para levar a efeito esse trabalho”, expressou.

Leia Também:  Prefeitura realiza manutenção com cascalhamento, patrolamento e compactação do solo na Estrada Lívia

Concurso

A desembargadora Maria Erotides explica que as atividades desenvolvidas dentro da escola concorrerão a um concurso a nível municipal e estadual. As três melhores atividades de Sinop concorrerão outras seis desenvolvidas pelas escolas dos municípios de Cuiabá e Rondonópolis. A ação é para incentivar os alunos a expressarem o que entendem por violência doméstica.

“Colocaremos Sinop junto com Rondonópolis e Cuiabá no ranking das disputas dos melhores trabalhos de expressões culturais no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. A expressão cultural do projeto se faz assim: crianças aqui, da primeira série até a quinta, elas vão expressar o que elas entendem por violência doméstica contra a mulher. E elas vão dizer as formas de violência, como vencer isso, como se posicionar, o que isso significa para elas. E vão se expressar através de desenhos, de redações, de poesias, de vídeos, de clipes, e haverá um concurso dos três melhores de cada escola, das escolas participantes. Depois nós vamos fazer uma fase municipal de melhores de cada escola. Os três melhores de Sinop, em cada expressão, e depois nós vamos levar para uma fase de concorrência entre os municípios participantes e, então teremos os três melhores de cada categoria no estado de Mato Grosso”, explicou ela.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sinop

Prefeitura realiza manutenção com cascalhamento, patrolamento e compactação do solo na Estrada Lívia

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realiza manutenção na Estrada Lívia – via que interliga a rodovia federal BR-163 à Estrada Karina e a comunidade rural às margens do rio Teles Pires. O serviço é executado ao longo dessa sexta-feira (07) e consiste na colocação de cascalho e no patrolamento e compactação do solo para garantir a durabilidade do serviço.
 
O objetivo do trabalho é garantir aos moradores da região e aos condutores que realizam, com veículos pesados, o escoamento da produção regional, as boas condições de trafegabilidade e evitar pontos de atoleiros nas estradas vicinais (vias administradas pelo município). O secretário da pasta, Vilmar Scherer, acompanha o serviço e garante que a Prefeitura tem intensificado os trabalhos nas áreas rurais para proporcionar qualidade de vida à população.
 
“Estamos, hoje, conduzindo os trabalhos a todo vapor aqui na Estrada Lívia. Os maquinários da Prefeitura e os servidores estão em uma força tarefa para concluir os serviços de manutenção da estrada para garantir o bom tráfego dos motoristas”, disse ele, lembrando que “choveu muito na cidade essa noite e agora de manhã, mas aqui na região está enxuto e aproveitamos para continuar com os trabalhos”, finalizou.
 
Para recuperação das estradas municipais e das ruas do Residencial Camping Clube, ao menos duas equipes trabalham simultaneamente. “Além das máquinas e dos servidores que estão diretamente aqui na estrada cascalhando, patrolando e compactando, temos uma PC na cascalheira que trabalha o tempo todo para extrair o cascalho. E lá, também as condições estão favoráveis para remoção do material e estamos aproveitando”, explicou.
 
Além dessa, as Estradas Municipais Viviane e Clotilde também recebem o mesmo trabalho.

Leia Também:  Incentivo da Prefeitura de Sinop coloca bebida sustentável na vitrine da COP30

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA