Sorriso

Formação reforça vigilância epidemiológica sobre tuberculose e hanseníase em Sorriso

Published

on

A Vigilância Epidemiológica de Sorriso realizou, ao longo do mês de outubro, uma série de capacitações focadas em aprimorar o combate à tuberculose e hanseníase no Município. O objetivo principal foi elevar as precisões na notificação e nos exames relacionados a essas doenças, alinhando os procedimentos às mais recentes diretrizes do Ministério da Saúde.

Os encontros reuniram profissionais na linha de frente do atendimento – equipes das unidades de saúde, enfermeiros e técnicos responsáveis diretos pelo acolhimento e monitoramento dos casos. Além do reforço nos protocolos técnicos, as formações tiveram uma abordagem humanizada, sublinhando o papel crucial do cuidado empático e a necessidade de máxima precisão no preenchimento das fichas de notificação. Essa etapa é considerada vital para a identificação precoce dos casos e o sucesso do tratamento.

A enfermeira Juliana Lucchesi, responsável pela condução dos treinamentos, destacou a relevância da iniciativa para a saúde pública local.

“Cada notificação feita corretamente representa uma oportunidade de interrupção a cadeia de transmissão e oferecer o tratamento adequado em tempo oportuno. Essas capacitações visam justamente garantir que a informação chegue com qualidade e agilidade, fortalecendo o controle das doenças em nosso município”, afirmou Lucchesi.

Leia Também:  Produtores de Sorriso são contemplados pelo FUNDAAF e recebem aporte para fortalecimento produtivo

A iniciativa, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, integra o calendário permanente de educação continuada da Vigilância Epidemiológica. Este programa busca manter os profissionais sempre atualizados sobre os fluxos de atendimento, protocolos técnicos e o uso correto dos sistemas de informação.

“Os treinamentos reforçaram a importância do acompanhamento contínuo e rigoroso dessas doenças, que ainda representam grandes desafios para a saúde pública nacional. Trata-se de um investimento direto no fortalecimento da vigilância epidemiológica e na ampliação das ações de prevenção e controle, mantendo Sorriso alinhado e atualizado com os novos protocolos da saúde pública”, disse Vanio Jordani, secretário municipal de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Formação atualiza cobertura e agendamento de exames via SISREG

Published

on

Visando reforçar a integração entre setores para aprimorar o acesso aos serviços especializados

Com foco no aperfeiçoamento contínuo das equipes e na busca pela excelência na gestão pública, os servidores que atuam diretamente com o Sistema de Agendamento (SISREG) participaram, nos dias 03 e 07 de novembro, de uma capacitação voltada ao uso da plataforma tecnológica que garante mais transparência, agilidade e eficiência na regulação e no controle das consultas e exames especializados do município.

O treinamento contou com a participação de representantes de diversos segmentos que compõem o sistema municipal de regulação, entre eles: setor de Regulação, responsável pela organização das agendas e fluxos de atendimento; Controle e Avaliação, que monitora o desempenho e a aplicação dos protocolos; e profissionais administrativos (ADMs) das unidades de saúde, que atuam diretamente no atendimento à população e inserção de dados no sistema.

Outro destaque foi a participação das psicólogas Elen Cristina Bonete e Fernanda Muinaski Ferraz, que contribuíram com reflexões e dinâmicas voltadas ao fortalecimento das relações interpessoais e ao cuidado emocional no ambiente de trabalho.

Leia Também:  Judocas de Sorriso se destacam no Campeonato Estadual e atleta é convocado para Troféu Brasil de Judô

A coordenadora do setor de Controle, Avaliação e Processamento de Dados, ministrado pela Josiane Leão, apresentou o passo a passo das etapas que envolvem a solicitação, análise e priorização dos atendimentos, o fluxo de agendamento e o processamento de dados do SISREG. Ela enfatizou a importância da integração entre os setores e da padronização dos procedimentos no sistema. “Ao capacitar os profissionais sobre o uso correto desta ferramenta, a instituição busca elevar a qualidade do serviço prestado e garantir um acesso mais justo aos cidadãos”, destacou.

Jéssica Toniazzo, coordenadora da Central de Regulação, pontuou a importância de alinhar práticas, reduzir inconsistências no preenchimento das solicitações e fortalecer a equidade no acesso aos serviços de média e alta complexidade.

“É uma formação que vem somar com o nosso trabalho, que prioriza a transparência e a qualidade da gestão pública em saúde, garantindo que todos os envolvidos compreendam a importância de cada etapa do processo. Quando o sistema é alimentado de forma correta e com responsabilidade, conseguimos oferecer um atendimento mais rápido, justo e humanizado à população”.

A atividade integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvidas via CIES – Comissão de Integração Ensino e Serviço. “A melhoria contínua dos serviços e a valorização das equipes que atuam na ponta, fortalece o trabalho em rede e consolida o Sistema Único de Saúde (SUS) como um modelo de gestão pública eficiente e transparente”, finaliza, Josiane Leão.

Leia Também:  Produtores de Sorriso são contemplados pelo FUNDAAF e recebem aporte para fortalecimento produtivo

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA