Sorriso

Município encerra Outubro Rosa reforçando o cuidado, a prevenção e a valorização da vida

Published

on

Celebrando à vida e à determinação das mulheres

Para consolidar a mensagem de que o autocuidado deve ser um compromisso contínuo, a campanha Outubro Rosa foi selada nesta sexta-feira (31), em Sorriso, com uma Roda de Conversa especial, conduzida pela enfermeira e secretária-adjunta de Saúde, Ana Claudia Ferraz, e participação da Dra. Stephanie Pelicioni e da servidora pública, Solange Prestes.

Transmitido ao vivo pelo canal do CITS (Centro de Inovação em Telessaúde de Sorriso), o encontro, abriu espaço para o diálogo e a escuta empática, valorizando o apoio emocional como parte essencial do tratamento.

Solange compartilhou sua história de superação, relembrando a luta contra o câncer de mama em 2018 e, no mesmo período, o diagnóstico inicial de um câncer de colo do útero — ambos descobertos em exames de rotina. Emocionada, a servidora pública relatou o impacto do diagnóstico e o quanto o apoio da família e dos amigos foi determinante para atravessar o tratamento com coragem e esperança.

Segundo ela, o suporte emocional foi uma parte essencial da cura, um verdadeiro combustível para seguir em frente. “O que mais me tranquilizou quando descobri a doença foi saber que, além de confiar na ciência e manter a fé, eu podia contar com uma rede de apoio que me sustentou nos momentos mais difíceis. Minha família foi o meu alicerce, a minha força e a minha coragem para lutar”, disse.

Durante o bate-papo, a representante da Secretaria de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, apresentou um balanço positivo das ações realizadas durante o Outubro Rosa em Sorriso, que envolveram centenas de atendimentos entre consultas, exames e orientações. O mês foi marcado por uma ampla mobilização voltada à conscientização, à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, alcançando mulheres em diferentes bairros e comunidades através da busca ativa de pacientes, realizada pela atenção primária.

Leia Também:  Turismo Agro Sustentável é tema de encontro com produtores rurais em Sorriso

“Encerramos mais uma campanha com um sentimento de dever cumprido e de esperança renovada. Nosso maior objetivo foi romper barreiras de acesso e fazer com que cada mulher se sentisse acolhida e confiante para buscar o cuidado que merece. Queremos reforçar todos os dias a importância do autocuidado, da prevenção e do acompanhamento regular”, destacou.

Dra. Stephanie trouxe esclarecimentos mais técnicos e aprofundados sobre as duas doenças, explicando de forma acessível os principais sinais de alerta, fatores de risco e métodos de prevenção. Ela enfatizou que a detecção precoce continua sendo o maior aliado na cura, já que o tratamento é muito mais eficaz quando a doença é identificada nas fases iniciais.

“O diagnóstico precoce salva vidas, e o conhecimento é a primeira forma de prevenção. Fatores como a adoção de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, praticar atividades físicas e evitar o consumo de álcool e tabaco, são algumas medidas que também ajudam a reduzir significativamente o risco de desenvolvimento dessas doenças”, pontuou.

Integração e conscientização ampliada

Além dos atendimentos diretos nas UBS, a campanha promoveu uma série de ações educativas e de apoio especializado em horários alternativos:

No horário estendido do dia 22 de outubro, os atendimentos foram concentrados em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que abriram as portas das 17h às 21h, resultando em um total de 922 atendimentos.

Entre os serviços oferecidos incluíram exames preventivos (Papanicolau), consultas médicas, vacinação, atendimentos odontológicos, eletrocardiogramas, atualização do Bolsa Família, além de momentos de acolhimento e distribuição de brindes.

Já no sábado, 25, a ação especial foi realizada em mais cinco UBSs que funcionaram das 13h às 17h. NO total, foram realizados mais 236 atendimentos.

Houve integração com o Ambulatório Médico Especializado (AME) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nova Vida, que realizaram Rodas de Conversa focadas no bem-estar mental e autocuidado, abrangendo tanto as equipes de saúde quanto os usuários.

Leia Também:  Servidores participam de curso sobre planejamento orçamentário

Palestras Educativas e Parcerias: profissionais de saúde e acadêmicos da Faculdade Anhanguera uniram forças para levar palestras, orientações e demonstrações práticas de autoexame em empresas (como a Fernandes Construções, Central Municipal de Triagem de Recicláveis, PARTNERSHIP, entre outros setores), SAMU, e nas unidades de saúde, reforçando que o autoexame é um aliado, mas não substitui a mamografia e a avaliação médica.

Diálogo com especialistas: foi realizada uma transmissão ao vivo no canal do Centro de Inovação em Telessaúde (CITS) com a participação de especialistas como a Dra. Denise Borba (médica ginecologista, obstetra e mastologista) e enfermeiras, discutindo prevenção e diagnóstico.

Dra. Stephanie Pelicioni, destacou que o testemunho de Solange foi uma das maiores conquistas da campanha e como a detecção precoce foi importante na busca pelo tratamento adequado.

“O testemunho da Solange é o encerramento mais poderoso que poderíamos ter. Não há dados mais convincentes do que a prova de que a doença pode ser superada e de que há vida plena após o câncer. Queremos que a voz da Solange ecoe, incentivando cada mulher a não negligenciar a mamografia e o preventivo. O nosso objetivo é que todas as mulheres de Sorriso se sintam encorajadas a cuidar da vida com a mesma força e determinação da Solange.”

A Semsa reitera que, apesar do encerramento da campanha, as UBSs do Município permanecem abertas durante todo o ano para acolhimento, exames preventivos (Papanicolau) e orientações, com a solicitação da mamografia sendo realizada mediante avaliação e indicação médica.

“O Outubro Rosa se encerra, mas o cuidado continua. Queremos que cada mulher de Sorriso saiba que não está sozinha e que nossos serviços estão de portas abertas para acolher, orientar e cuidar” finalizou a secretária-adjunta Ana Claudia Ferraz.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sorriso

Formação atualiza cobertura e agendamento de exames via SISREG

Published

on

Visando reforçar a integração entre setores para aprimorar o acesso aos serviços especializados

Com foco no aperfeiçoamento contínuo das equipes e na busca pela excelência na gestão pública, os servidores que atuam diretamente com o Sistema de Agendamento (SISREG) participaram, nos dias 03 e 07 de novembro, de uma capacitação voltada ao uso da plataforma tecnológica que garante mais transparência, agilidade e eficiência na regulação e no controle das consultas e exames especializados do município.

O treinamento contou com a participação de representantes de diversos segmentos que compõem o sistema municipal de regulação, entre eles: setor de Regulação, responsável pela organização das agendas e fluxos de atendimento; Controle e Avaliação, que monitora o desempenho e a aplicação dos protocolos; e profissionais administrativos (ADMs) das unidades de saúde, que atuam diretamente no atendimento à população e inserção de dados no sistema.

Outro destaque foi a participação das psicólogas Elen Cristina Bonete e Fernanda Muinaski Ferraz, que contribuíram com reflexões e dinâmicas voltadas ao fortalecimento das relações interpessoais e ao cuidado emocional no ambiente de trabalho.

Leia Também:  ASF é vice-campeã estadual e segue representando Sorriso na Copa Centro-Oeste

A coordenadora do setor de Controle, Avaliação e Processamento de Dados, ministrado pela Josiane Leão, apresentou o passo a passo das etapas que envolvem a solicitação, análise e priorização dos atendimentos, o fluxo de agendamento e o processamento de dados do SISREG. Ela enfatizou a importância da integração entre os setores e da padronização dos procedimentos no sistema. “Ao capacitar os profissionais sobre o uso correto desta ferramenta, a instituição busca elevar a qualidade do serviço prestado e garantir um acesso mais justo aos cidadãos”, destacou.

Jéssica Toniazzo, coordenadora da Central de Regulação, pontuou a importância de alinhar práticas, reduzir inconsistências no preenchimento das solicitações e fortalecer a equidade no acesso aos serviços de média e alta complexidade.

“É uma formação que vem somar com o nosso trabalho, que prioriza a transparência e a qualidade da gestão pública em saúde, garantindo que todos os envolvidos compreendam a importância de cada etapa do processo. Quando o sistema é alimentado de forma correta e com responsabilidade, conseguimos oferecer um atendimento mais rápido, justo e humanizado à população”.

A atividade integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolvidas via CIES – Comissão de Integração Ensino e Serviço. “A melhoria contínua dos serviços e a valorização das equipes que atuam na ponta, fortalece o trabalho em rede e consolida o Sistema Único de Saúde (SUS) como um modelo de gestão pública eficiente e transparente”, finaliza, Josiane Leão.

Leia Também:  Inaugurada a Casa Aconchego

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA