Sorriso

Processos judicializados também podem ser negociados no Mutirão Fiscal

Published

on

Mais uma notícia para quem têm dívidas relativas a tributos municipais vencidas até 31 de dezembro de 2023. Além dos processos administrativos, também podem ser negociados, os judicializados, atualmente são 1.960 processos tramitando na Vara de Fazenda Pública. frisamos que o Mutirão Fiscal que iniciou em 8 de novembro e segue até 20 de dezembro. O Mutirão é regulamentado pela Lei 448/2024.

Procurador-geral do Município, Alex Sandro Monarim, frisa que os processos relacionados a tributos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza), dentre outros, estão aptos ao mutirão. “Estamos acompanhando o trabalho da Tributação e no relatório já constam mil processos administrativos.Todavia, há oportunidade para as ações judiciais, sendo uma grande oportunidade para quem quer quitar suas dívidas e deixar a “casa organizada”, ressalta.

“O Mutirão, devidamente aprovado pela Câmara de Vereadores e cumprindo uma solicitação do Judiciário, vem trazer uma oportunidade para os contribuintes quitarem suas dívidas com anistia de juros e multas”, também destaca o secretário de Fazenda, Sérgio Kocová Silva.

Leia Também:  Sorriso sedia pela primeira vez etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Estão em oferta três opções de renegociação: à vista, com desconto de 100% dos juros e multa; em três parcelas, com 90% de anistia de juros e multa; e em seis parcelas, com até 80% de anistia de juros e multa. Podem ser renegociadas dívidas do IPTU, ISSQN, taxas, contribuições e outros débitos de natureza tributária e não tributária.

De acordo com a Câmara de Vereadores, citando o texto do documento aprovado, tramitam no Município 1.961 ações de Execução Fiscal e em face da Resolução 547/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ficou determinada a extinção de execuções fiscais de valor inferior a R$ 10 mil, por custarem caro para o poder público e existirem formas mais eficazes e econômicas para a cobrança de dívidas de baixo valor dos contribuintes.

Com isso, as dívidas não deixam de ser cobradas, mas somente deixam de gerar processos na Justiça. Como podem ser protestadas e, os contribuintes nesta situação podem aproveitar a oportunidade de renegociação com o Departamento de Tributação da Prefeitura.

Leia Também:  Sorriso ultrapassa os 100 mil veículos emplacados

Para facilitar a renegociação das dívidas, o requerimento para adesão ao Mutirão pode ser feito pelo site da Prefeitura (site.sorriso.mt.gov.br). Aí, é só escolher a melhor forma de pagamento no link https://prefsorriso-mt.agilicloud.com.br/portal/sorriso/#/refis e só vir até o Departamento de Tributação para homologar o acordo. Todo o processo pode também ser feito pelo WhatsApp da Tributação, o 3545 4707.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Saúde apresenta 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre em Audiência Pública

Published

on

Com foco em produção de serviços e indicadores de saúde dos quatro primeiros meses do ano

Na tarde desta quarta-feira (11), foi realizada uma Audiência Pública para apresentação do 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2025. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde segue as diretrizes estabelecidas pela Lei Complementar n.º 141/2012, que exige a transparência no rateio de recursos de transferências para a saúde, além de normas para fiscalização, avaliação e controle das despesas, garantindo a responsabilidade fiscal e a clareza na prestação de serviços.

A apresentação comtemplou os quatro primeiros meses do ano e trouxe uma análise minuciosa de dados relacionados à aplicação de recursos, auditorias, morbidade hospitalar, mortalidade, produção de serviços nas unidades públicas e conveniadas, além de indicadores de cobertura vacinal e ações de vigilância em saúde.

Entre os destaques estão os números referentes à morbidade hospitalar segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que revelam os principais motivos de internação de moradores do Município.

Leia Também:  Curso "Mais Saúde com o Agente" promove qualificação do trabalho em equipe

O relatório também aponta os principais agravos de notificação compulsória do período, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), como atendimento antirrábico, Chikungunya, COVID-19, Dengue, Zica, Hanseníase e Violência interpessoal / autoprovocada / sexual / doméstica / outras violências.

Sobre a Atenção Básica, o relatório evidencia a produção de atendimentos, consultas, procedimentos ambulatoriais, produção em saúde mental e as urgências realizadas nas unidades de saúde, incluindo os odontológicos.

A cobertura vacinal foi outro dado relevante durante a apresentação. Embora ainda sejam preliminares, eles indicam o desempenho das campanhas de imunização em diferentes faixas etárias e grupos prioritários.

O secretário de Saúde, Vanio Jordani, destacou a importância da participação da sociedade na construção de uma gestão mais eficiente. “Seguimos o que determina a legislação, mas, acima de tudo, queremos garantir que a população saiba como os investimentos estão sendo aplicados e como cada ação impacta diretamente nos atendimentos à comunidade”, destacou o secretário de saúde, Vanio Jordani.

Além disso, o relatório traz um panorama das ações de Vigilância em Saúde, detalhadas por tipo de procedimento executado, e o monitoramento das metas estabelecidas na Programação Anual de Saúde para o ano de 2025.

Leia Também:  Trechos da Linha Norte e Sodema vão receber asfalto

“O RDQA é um importante instrumento de gestão e de controle social, permitindo que a população acompanhe a efetividade das políticas públicas de saúde e participe de forma ativa na fiscalização dos serviços prestados”, como destaca a coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico, Daniele Buzzacaro.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA