.

Cidades

TCE-MT reforça compromisso de combate ao suicídio com adesão ao Setembro Amarelo

Publicados

em

image_pdfimage_print

Durante a sessão ordinária remota desta terça-feira (14) o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Guilherme Antonio Maluf, reforçou o compromisso da instituição com a proposta do Setembro Amarelo, mês dedicado ao alerta a transtornos mentais e combate ao suicídio.

“Iniciamos a sessão plenária de hoje abordando um tema que requer nossa atenção: o suicídio. Embora o assunto ganhe visibilidade ao longo do Setembro Amarelo, mês escolhido para reforçar a disseminação de informações e prevenir essas mortes, devemos nos manter atentos durante todo o ano”, disse.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número anual de mortes anuais por esta causa em todo mundo chega a 1 milhão. Só no Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios por ano. Os dados apontam ainda  que uma pessoa se suicida a cada hora, enquanto outras três tentaram se matar sem sucesso no mesmo período.

“Um problema de saúde pública dessa magnitude não pode ser negligenciado. Por isso é nosso dever reforçar a todos que, ao perceberem sinais de alerta em familiares, amigos ou colegas de trabalho, os incentivem a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de saúde mental, de emergência ou apoio”, ponderou o presidente.

Leia Também:  IPDU inicia a segunda etapa do processo de revisão do Plano Diretor de Cuiabá

Para simbolizar o engajamento do Tribunal, a fachada do órgão foi iluminada com luzes amarelas e todos os membros do plenário e servidores passaram a usar um laço desta mesma cor, símbolo mundial do Setembro Amarelo.

Na ocasião, Maluf lembrou ainda o serviço prestado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece suporte emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. Basta ligar 188.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Cuiabá é campeã nacional em instalação de energia solar

Publicados

em

image_pdfimage_print

Cuiabá é a campeã nacional de energia solar distribuída, pelo terceiro mês consecutivo. A informação é do relatório divulgado em setembro pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Em segundo lugar está Brasília (DF) e, em terceiro, Uberlândia (MG).

Segundo Tiago Vianna, diretor da Oeste Solar, empresa especialista em energias renováveis, Cuiabá possui uma capacidade instalada de 86,0 MW de geração fotovoltaica em geração distribuída.

E o aumento da procura pela energia solar se deve à elevação da tarifa da energia elétrica no Brasil, em especial neste ano, devido à crise hídrica e ao aumento das bandeiras tarifárias.

“A sustentabilidade também é um dos fatores que pesa na decisão do consumidor, pelo fato da captação de energia elétrica ser feita pela luz do sol, que é abundante e renovável, não afetando o meio ambiente”, explica Vianna.

A captação de energia solar é feita por placas fotovoltaicas, e enviada para o inversor que converte a corrente contínua em corrente alternada, sendo jogada na rede ou armazenada em baterias para uso direto do consumidor.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  TCE-MT promove reunião ampliada para conhecer medidas adotadas em todo Estado para retorno às aulas presenciais
Continue lendo

VÍDEO INSTITUCIONAL

Beth`s Grill Restaurante

VÍDEO INSTITUCIONAL

VÍDEO INSTITUCIONAL

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA