Cotidiano
Juares destaca importância do Crea-MT aos participantes do WORKSHOP em comemoração dos 40 anos de fundação da AMEE
Juares Samaniego explanou sobre a importância do Sistema Confea/Crea

O presidente do Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso (Crea-MT), engenheiro civil Juares Samaniego explanou sobre a importância do Sistema Confea/Crea terça-feira (23/11) para os profissionais das modalidades de Engenharias, Agronomia e Geociência, especialmente aos engenheiros eletricistas que estão participando Workshop em comemoração aos 40 anos de fundação da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Eletricistas(AMEE), também comemorado Dia do Engenheiro Eletricista.
Na oportunidade Juares parabenizou a AMEE pelas quatro décadas de existência, e as profissionais mulheres da área presentes, afirmando que os engenheiros eletricistas são profissionais que buscam solução para ter um Brasil mais energético e sustentável, por meio de soluções que proporcionam o conforto à sociedade de uma forma geral.
“ Em 2012, época em que fui pela primeira vez presidente do Crea-MT, tinham somente 600 profissionais da modalidade elétrica. Atualmente existem quase 4 mil engenheiros eletricistas no Sistema de Mato Grosso. Ou seja, nesse período de 10 anos ouve um grande crescimento do número de profissionais da área. Tanto que podemos observar esse aumento através do volume de Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs) recolhidas na área energética, resultando na positividade do mercado”, ressaltou o presidente do Crea-MT durante o evento. Com a presença de estudantes de Engenharia Elétrica no encontro, na ocasião, o presidente do Crea-MT fez uma explanação sobre o Crea Júnior aos futuros profissionais do Sistema Confea/Crea.
“O principal objetivo do Crea Júnior, é aproximar os estudantes de cursos cujas profissões são regulamentadas no âmbito do Sistema Confea/Crea contribuindo para formar novos líderes e profissionais alinhados com seus direitos e deveres. Através do Crea Júnior o Conselho se dispõe junto à comunidade estudantil, a ouvir e discutir opiniões, propostas e ações que visem o crescimento e aprimoramento profissional e difundir a missão e as metas da instituição, além de discutir sobre o Conselho de classe profissional”, relatou Juares.
Na ocasião, Juares explicou que as vezes chega até as faculdades que o conselho não ajuda o profissional, que só arrecada. O conselho dá atribuição, por ser profissional e fiscaliza o exercício ilegal da profissão. Ele abre mercado ao engenheiro na hora que vai fiscalizar uma obra, que pode deparar com uma falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que é um contrato feito com o proprietário daquela obra. A função do Crea-MT não é fiscalizar a construção e sim a existência de um técnico habilitado no local.
“Temos aproximadamente 200 modalidades registradas no Crea-MT nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. Contando com cinco Câmaras Especializadas de Civil que inclui, Agrimensura e Segurança do Trabalho, além da Agronomia, Florestal, Elétrica e Geo, Minas e Industrial, que discutem sobre as modalidades. Já a plenária é o órgão máximo federal”, salientou Samaniego.
O presidente da AMEE, engenheiro eletricista Lauro Leocadio da Rosa explicou que esse primeiro dia de evento que vai até quinta-feira, 25/11 foi de homenagens há vários profissionais da modalidade, inclusive ao professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ildomar Freitas de Oliveira fundador da AMEE, além de profissionais e colaboradores do Crea-MT (In Memorian), à exemplo dos funcionários Acendino Lara e Maria Dias.
Por: Cristina Cavaleiro


Cotidiano
Frio continua em MT; VEJA PREVISÃO DO TEMPO

Até o momento, esse é o frio mais longo do ano em Mato Grosso. Teve início no último domingo (15) e continua até o momento. E de acordo com a previsão do tempo, os termômetros continuam marcando temperaturas atípicas das que os mato-grossenses estão acostumados.
Em Cuiabá, as temperaturas ficam entre 9°C e 25°C, nesta sexta-feira (20). Para sábado (21), a mínima é de 11°C e a máxima de 27°C, no domingo (22) deve ficar entre 15°C e 30°C.
Na cidade de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte), no sábado, deve ter temperaturas entre 11°C e 27°C. No domingo, a mínima vai ser de 13° e a máxima de 30°C.
Cáceres (225 km a oeste) terá, no sábado, temperatura mínima de 11°C e máxima de 29°C. Já no domingo, a variação vai ser de 13°C e 30°C.
Em Sinop (500 km ao norte), os termômetros marcam mínimas entre 14°C e 15° e máximas de 32°C e 34°C, para o fim de semana.
Rondonópolis (215 km ao sul) continuará com as temperaturas baixas, mínimas entre 11°C e 12°C e máxima fica em 30°C.
Com Fabiane Serra
-
Curiosidade5 dias atrás
Veja quem são as vítimas que morreram em acidente de ônibus na BR-163 em MT
-
Cotidiano7 dias atrás
Acidente mata dois em estrada, motorista foi partido ao meio; FOTOS
-
Curiosidade5 dias atrás
Quinta-feira Cuiabá terá recorde de frio; confira
-
Cotidiano6 dias atrás
Vídeo íntimo de vereadora vaza na internet, abalada a vereadora fala que pensou em suicídio.
-
Policial7 dias atrás
PF deflagra operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro; organização movimentou R$ 350 milhões; FOTOS E VÍDEOS
-
Política MT1 dia atrás
Depois de decisão do TJ vereador retoma sua vaga na Câmara em VG
-
ATÉ ZUNIL2 dias atrás
Governador de MT chama deputado de moleque e imbecil.
-
Política MT6 dias atrás
Elizeu Nascimento realiza audiência pública em Tangará da Serra