Curiosidade

Conheça 5 dos piores presídios do mundo

Published

on

Se você é mais uma das muitas pessoas empolgadas com a série Orange is The New Black, talvez tenha se impressionado com a penitenciária na qual as personagens passam seus dias de reclusão – o ambiente é bem diferente do que se vê no Brasil e, por mais que seja apenas uma série, dá para ter uma noção do que muda de um país para outro quando o assunto é sistema carcerário.
Infelizmente, os Direitos Humanos parecem não existir em muitos lugares, como nos presídios que você vai conhecer a seguir. Eles estão entre aqueles considerados os piores do mundo:

1) Gitarama, Ruanda

A penitenciária de Gitarama foi construída com capacidade para abrigar 700 pessoas, mas cerca de 7 mil homens já ficaram detidos no local, passando por condições realmente desumanas. Não há comida suficiente para todos e existem até mesmo alguns registros de canibalismo no local. Algumas pessoas simplesmente ficam lá e definham até a morte. Um relatório publicado há quase 20 anos apontava que, num intervalo de nove meses, 1 em cada 8 presos tinha morrido.

2) La Sante, França

Localizada em Paris, na França, essa prisão foi construída em 1867 e hoje é considerada uma das piores instituições carcerárias em questões de saneamento básico. As pessoas não só vivem enclausuradas, como dividem seus espaços com ratos, piolhos e outros animais.

Os internos só podem sair de suas celas durante uma hora por dia. Casos de assassinato, estupro e suicídio são bastante comuns.

3) Kwan Li So, Coreia do Norte

A prisão na Coreia do Norte, conhecida também como Campo 22, funciona de maneira absurda. Os detentos são tratados como escravos, monitorados pelos mil guardas do local e pelos aproximadamente 600 funcionários administrativos.

Até mesmo crianças estão presas por cometerem pequenos delitos. Todos são obrigados a trabalhar, incluindo pessoas doentes e mutiladas. Os detentos recebem duas refeições por dia, preparadas à base de milho. Uma pesquisa feita a respeito das condições do local apontou que anualmente 2 mil detentos morrem. As celas chegam a ser ocupadas por até 100 prisioneiros.

4) Base naval da Baía de Guantánamo

O presídio foi construído em 2002 pelo Governo Bush com a finalidade de deter presos iranianos e afegãos de guerra. Os principais relatos de abusos na penitenciária estão relacionados a questões religiosas – alguns prisioneiros já disseram que tiveram o Alcorão destruído e jogado no vaso sanitário como forma de punição.

Além disso, os presos são constantemente torturados de diversas formas, incluindo estupro, privação de sono, espancamento e uso forçado de drogas. Muitos dos prisioneiros cometem suicídio.

5) Nairóbi, Quênia

A penitenciária do Quênia tortura seus detentos de uma maneira diferente: pela superlotação. Ali, em uma cela que poderia abrigar no máximo 50 pessoas, “vivem” 250.

Por causa da condição absurda na qual vivem os detentos, não há comida nem roupas ou colchões para todos.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

CARROSSEL

Calor pode chegar a 43ºC nesta segunda em Cuiabá

Published

on

Somente três capitais devem ter máxima abaixo dos 30ºC nesta segunda-feira. Cuiabá merecidamente é denominada de “Cuiabrasa”

Da Redação / Benedito Albuquerque 

O último final de semana apresentou temperaturas altíssimas na capital mato-grossense. O calor vai continuar na maior parte do Brasil nesta segunda-feira (25), conforme a projeção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Apenas três capitais do País devem registrar máximas abaixo dos 30ºC: Rio de Janeiro (RJ), 28ºC; Florianópolis (SC), 21ºC; e Porto Alegre (RS), 19ºC. Todas as demais devem registrar igual ou acima dos 30ºC.

Cuiabá (MT), com máxima de 43ºC, e Palmas (TO), com 40ºC,  terão as maiores temperaturas de acordo com o órgão, seguidas por Goiânia (GO) e Teresina (PI), cujos termômetros devem registrar 39ºC.

Em São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE), a segunda-feira terá predomínio de sol entre poucas nuvens, e a temperatura deve atingir 30°C nas horas de maior aquecimento.

Os índices de umidade do ar ficam ligeiramente acima dos 30%. O dia vai terminar com aumento da nebulosidade, mas não há previsão para chuvas, informa o órgão.

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA