Curiosidade

Novo plástico é capaz de resfriar tudo o que toca em até 10° C

Published

on

Neste verão intenso, eis que surge uma boa notícia! Acaba de ser desenvolvido um novo material capaz de trazer algum alívio para o calor! O material consiste em um filme plástico fundido com pequenas esferas de vidro.

O “plástico” quando combinado a uma película de prata similar às usadas em espelhos é capaz de resfriar a superfície em que encosta em até 10° C. Mas a maior vantagem aqui é que o material pode ser produzido a baixo-custo, tem potencial para fabricação em larga-escala e já oferece várias aplicações, como, por exemplo, na construção de edifícios ou, ainda, em equipamentos que funcionam melhor em baixas temperaturas.

Novidade

Durante o dia, a maioria dos materiais e até as pessoas absorvem parte dos raios solares e, por isso, esquentam. Mas, conforme o tempo passa, vão emitindo parte dessa energia de volta e resfriando aos poucos. Pensando nisso, pesquisadores têm procurado materiais capazes de absorver a menor quantidade de luz possível, mas que ainda continuem a emitir energia.

Alguns cientistas na Califórnia já tinham criado um material capaz de resfriar superfícies em até 5° C, mas, para isso dependiam de tecnologias que encareciam seu produto. Um cientista de materiais da Universidade do Colorado, Xiaobo Yin, leu esta pesquisa e pensou em uma forma mais simples de produzir o material.

Usando esferas de vidro de aproximadamente 8 micrômetros de diâmetro — pouco maior do que uma célula sanguínea — Yin e sua equipe conseguiram uma poderosa forma de emitir grande parte da energia de volta.

Juntando todos os componentes, os cientistas conseguiram um filme que absorve apenas 4% dos fótons que vêm do Sol. Mas o mais surpreendente é o preço! Yin conseguiu fabricar seu material com custo de apenas 25 a 50 centavos de dólar — ou o equivalente a cerca de R$ 0,77 a R$ 1,55 — para cada metro quadrado.

Os cientistas já pensaram em utilizar esse novo plástico nos sistemas de resfriamento de prédios e para aumentar a eficiência das células solares. Mas com certeza teremos muitas outras aplicações para o novo material.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

CARROSSEL

Calor pode chegar a 43ºC nesta segunda em Cuiabá

Published

on

Somente três capitais devem ter máxima abaixo dos 30ºC nesta segunda-feira. Cuiabá merecidamente é denominada de “Cuiabrasa”

Da Redação / Benedito Albuquerque 

O último final de semana apresentou temperaturas altíssimas na capital mato-grossense. O calor vai continuar na maior parte do Brasil nesta segunda-feira (25), conforme a projeção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Apenas três capitais do País devem registrar máximas abaixo dos 30ºC: Rio de Janeiro (RJ), 28ºC; Florianópolis (SC), 21ºC; e Porto Alegre (RS), 19ºC. Todas as demais devem registrar igual ou acima dos 30ºC.

Cuiabá (MT), com máxima de 43ºC, e Palmas (TO), com 40ºC,  terão as maiores temperaturas de acordo com o órgão, seguidas por Goiânia (GO) e Teresina (PI), cujos termômetros devem registrar 39ºC.

Em São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE), a segunda-feira terá predomínio de sol entre poucas nuvens, e a temperatura deve atingir 30°C nas horas de maior aquecimento.

Os índices de umidade do ar ficam ligeiramente acima dos 30%. O dia vai terminar com aumento da nebulosidade, mas não há previsão para chuvas, informa o órgão.

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA