Morreu, na tarde deste domingo (29), na capital, o radialista e professor William Gomes. Ele estava hospitalizado na Santa Casa e a causa da morte ainda não foi informada. Willian foi um dos mais expressivos defensores da cultura cuiabana e da sua língua. Ele trabalhou nas rádios A Voz D’Oeste, Difusora, Cultura e também a Rádio Industrial, de Várzea Grande. Foi professor de comunicação e administração, na UFMT. Em 2015, também esteve na Tv Pantanal, apresentando o Caderno Cuiabano (veja abaixo). É autor do dicionário cuiabanês.
Foi no rádio, porém, que William Gomes se tornou conhecido em toda a baixada cuiabana, por suas opiniões, calcada em um humor ácido, sobre a política regional, cujo “troféu Pequi Roído” era a principal marca e pelo linguajar cuiabano.
Ao dar início ao uso de expressões características do linguajar cuiabano, junto com seus comentários, passou a receber contribuições inesperadas do público ouvinte e a partir do ano de 1991 criou o quadro “Dicionário Cuiabanês”, dentro da onda de dicionários que pipocavam Brasil afora. A brincadeira evoluiu em no final da década ele lançou o livro “Dicionário Cuiabanês”, com 322 páginas.
O dicionário, porém, não chega a ser um dicionário – o próprio William Gomes reconhece isso na apresentação – e está mais para um glossário de expressões regionais, pois cada palavra vem acompanhada de uma frase para se entender a sua colocação dentro de uma ‘possível’ conversação.
Embora não seja objeto do livro, em todas as páginas, sem exceção se encontra uma das principais características do cuiabano, o de dar apelido: Batico, Birico, Bita, Capitão Bibi, Caramujo, Chico Cuia, Chico Jacaré, Chico Magro, Dandi, Delfino Bocó, Dico Botoado, Dito Cabaré, Dito Cavalo, Dito Charuto, Dito Coisa Ruim, Dito Ôio-de-Bolita, Dito Pacupeva, Dona Pêpe, Dora Papudinha, Ginho Portela, Ivo Bugio, João Bicudo, João Capivara, João Piqueira, João Tripa, João V-8, Jonas Padero, Mané Tontura, Mário Bife, Mario Capim, Mijico, Nhô Bé, Nhô Bocó, Pedro Pixé, Tchô Nego, Tchô Quim-Quim, Tchô Tingo, Tchô Tonico, Waldemar Capadô, Zé Gatão, Zé Mijo, Zé Pilintra, Zé Prequeté, Zé Sapo… Se fuça o livro encontra muito mais. O apalido “Alemão Batata”, segundo William Gomes, é genérico serve para todas as pessoas de pele muito branca.
Willian Gomes ensinava que esse linguajar começou a se perder com a ocupação amazônica; a partir da década 70, quando começaram a chegar os novos colonizadores, que caçoavam do jeito do cuiabano falar, principalmente do ‘rotacismo’, que é um coisa do português arcaico: fror e fror, até que pareceu um metido e cismou de dizer ‘flor’ e todo mundo faz uma ginástica na língua pra assim pronunciar.
Na segunda-feira (29), a Federação partidária formada por Cidadania e PSDB de Cuiabá realizou uma reunião estratégica visando discutir os rumos da campanha municipal. O encontro objetivou promover uma maior integração entre os candidatos dos dois partidos, que, por fazerem parte da Federação, constituem uma aliança de postulantes à vereança na capital mato-grossense.
O presidente municipal do Cidadania, Neto Marques, que abriu a reunião, destacou a relevância do evento, que representou o segundo encontro em menos de 15 dias. Ele salientou que o momento também serviu como impulso para acelerar a pré-candidatura a prefeito do deputado Avallone, líder estadual do PSDB. Marques ressaltou ainda a importância de manter o diálogo com outros pré-candidatos à prefeitura em busca de possíveis apoios.
“Nós, na Federação, temos grandes nomes aptos para uma candidatura majoritária, como o ex-secretário de Educação Marco Marrafon, o deputado Carlos Avallone, o empresário Marcelo Maluf, Sheila Klener, Maria Avallone e outros”, afirmou Marques durante a reunião.
Avallone, por sua vez, destacou o compromisso mútuo dentro da Federação, enfatizando a relevância do diálogo transparente e do engajamento de todos. Ele também ressaltou a prática do PSDB de conceder oportunidades a vários suplentes na Assembleia Legislativa, comprometendo-se a seguir a mesma linha na Câmara de Cuiabá.
O presidente estadual do Cidadania, Marco Marrafon, elogiou a capacidade dos pré-candidatos a vereador em contribuir para o cenário municipal e reiterou o compromisso com a transparência durante a campanha eleitoral.
“Estou satisfeito em ver esse time reunido e com grande entusiasmo para vencer as eleições em outubro. Vamos realizar uma campanha propositiva e demonstrar à população que podemos fazer a diferença neste pleito”, afirmou Marrafon.
A Federação conta atualmente com três vereadores de mandato, incluindo Renivaldo Nascimento, presidente do PSDB municipal, Rodrigo Arruda e Rogério Varanda. Nascimento expressou sua disposição para apoiar todos os pré-candidatos a vereadores, afirmando: “Vejo um grupo comprometido e determinado a vencer”.
“Com mais de 70 participantes, entre pré-candidatos e membros da Federação, estamos preparados para garantir a eleição de 3 a 4 representantes na Câmara de Cuiabá”, concluiu Neto Marques.
Para encerrar, o advogado Carlos Hayashida, representando o empresário Marcelo Maluf, colocou-se à disposição dos pré-candidatos para esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral, demonstrando o compromisso da Federação com uma campanha transparente e esclarecedora.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.OkLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.OkLeia nossa política de privacidade