Destaque

Correr fortalece os ossos e evita quedas, diz médico

Published

on

A ‘saúde não é brincadeira’. Já dizia os nossos antepassados. E eles estavam certos. Nunca, antes, viram-se tantos brasileiros exercitando com tamanha intrepidez como nos dias atuais. Saúde não é apenas uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem-estar físico, mental e social. Nesse contexto, propiciar às pessoas condições dignas de vida é um fator determinante na prevenção contra quaisquer fatores que remem contra a nossa saúde – o que não significa que devemos esperar somente intervenções externas para que, de fato, conquistemos uma saúde considerada de qualidade.
Nos dias atuais, cada vez mais a população vem exercitando mais o corpo. Isso vai além de vaidade. Tudo girando em torno da saúde ideal para o corpo ideal. Em todas as idades as pessoas vêm buscando meios para manter-se em boa forma. O médico Natanael Matos Nascimento e sua esposa Maria Elizabeth Silva Nascimento, ambos com 62 anos sabem bem o que é manter a saúde em dias. Juntos já conquistaram 55 medalhas. Somente na Corrida de Reis já foram quatro corridas. “É excelente. A corrida mantém o corpo ereto e equilibrado o que evita quedas repentinas, fortalecendo ainda mais os ossos. Além disso, evita a perca de fibra muscular. Como resultado nós temos uma vida totalmente ativa e bem humorada”, disse Natanael, referindo-se a doenças que causam a perca de equilíbrio no corpo.
Natanael e Elizabeth correm juntos há, aproximadamente, três anos. Ela começou bem antes, ele veio depois. Ela, inclusive sofreu uma lesão no fêmur há alguns anos, mas isso serviu de combustível para continuar a rotina agitada, motivando-a ainda mais. “Treinamos juntos. Fazemos tudo junto e ganhamos as medalhas juntos, mas na corrida é cada um por si”, brinca.
O dia a dia do casal é completamente repleto de atividades, além de se manterem em suas profissões. Nas segundas, quartas e sextas-feiras eles praticam corrida e nas terças e quintas vão para a academia. Como um bom médico Natanael alerta para os riscos de praticar corrida ou participar de alguma competição sem cuidados. “É importante cada pessoa ter um acompanhamento ortopédico. Ter uma avaliação cardiorrespiratória para saber suas limitações físicas sem cometer excessos desnecessários para que não tenha um efeito reverso. Se tudo isso tiver em dia, o resto muito treino, água e ser feliz”, finaliza.

Leia Também:  Prefeita nomeia secretário interino, mas polêmica sobre acesso a sistemas continua

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Cidades

Colisão frontal entre carro e carreta mata dois indígenas em MT

Published

on

Reprodução/Informa Araguaia

Um grave acidente na noite de terça-feira (18) resultou na morte de dois indígenas na BR-158, em Nova Xavantina (649 km de Cuiabá). Eles estavam em um Uno vermelho que colidiu frontalmente com uma carreta.

A identidade das vítimas ainda não foi confirmada. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) esteve no local, e a Polícia Civil investiga as circunstâncias da tragédia.

Jornalista: Alex Garcia

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PM morre após ser baleado na cabeça em MT
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA