.

Destaque

Da corrida da vida a corrida nas ruas, vovó adora desafios e quer quebrar próprio record

Published

on

Geração Saúde formada pelo trio. Exemplo a ser seguido não só em uma época do ano, mas o ano todo. (GALERIA DE FOTOS ABAIXO DA MATÉRIA)


O nome dela é Fátima Terezinha de Araújo. Tem 61 anos, mas poderia, facilmente, inverter o ‘1’ na frente do ‘6’ sem problemas. Isso porque tem a jovialidade de uma garota de 16 anos. Coloca a robustez e a força da juventude na ponta dos pés. De vovó coruja a vovó atleta. Uma avó simpática e sorridente que esbanja autoconfiança e otimismo por onde passa. Já quebrou recordes durante décadas, mas quis redobrar os desafios de sua vida e, agora, escolhe as ruas para traçar novas metas. Virou uma corredora de grandes competições, entre elas, a Corrida de Reis. Cativante, corre contra o tempo e jamais deixa os anos de vida atropelarem sua jovialidade. Esta é dona Fátima que vai participar novamente de mais um desafio de sua vida.
Motivação não falta para dona Fátima. Sua filha Graziele Cabral Lima é juíza, mas já é corredora há mais tempo. Mesmo ocupando o maior tempo de sua vida nos tribunais, Graziele jamais deixou de servir de inspiração à mãe. “Eu já corro há muito tempo e quis dar um incentivo a mais para minha mãe”, diz. “No começo ela não tinha muita vontade, mas depois não parou mais”, argumenta. Há quase dois anos dona Fática já corre e o incentivo foi tanto que hoje, algum atleta que deseja bater dona Fátima vai ter que suar muita camisa. Com 61 anos treina três vezes na semana e ainda sobra tempo para ser mãe e avó de muito netos e entre eles está Maria Eduarda de 11 anos que também está seguindo os trilha da mãe e da avó.
Dona Fátima já chegou ao pódio 6 vezes. Em 2016 participou da Corrida de Reis pela primeira vez. É uma das melhores atletas dentro da sua categoria. A única adversária que ela pretende bater é ela mesma neste domingo (8), durante a corrida.
A Corrida de Reis abre o calendário de corridas de rua do Brasil. Cerca de 15 mil pessoas participam anualmente da corrida mais tradicional do centro oeste, onde a alegria realça o tom comemorativo do evento, conscientizando a população sobre os benefícios da prática do esporte, independente da sua idade. É a 2ª maior premiação de corridas de rua do país.
SAÚDE
Segundo o médico Natanael Matos Nascimento, que também é atleta, é importante que a pessoa que tem mais de 60 anos se conscientize de que a atividade física é muito importante para seu cotidiano, pois colabora com sua saúde, agindo sobre o envelhecimento, e evitando muitas vezes a sua limitação funcional.
Está comprovado que quanto mais ativa é uma pessoa, menos limitações físicas ela tem. Dentre os inúmeros benefícios que a prática de exercícios físicos promove, um dos principais é a proteção da capacidade para a realização das atividades do cotidiano ou atividades da vida diária, além de:
• Prevenir o desenvolvimento de diabetes.
• Redução dos níveis de triglicérides.
• Redução do percentual de gordura corporal.
• Redução das alterações cardiovasculares e pulmonares.
• Redução dos riscos de trombose.
• Aumento na capacidade física, elasticidade e equilíbrio, coordenação motora e conscientização corporal diminuindo o risco de quedas.
• Auxilio na prevenção e no tratamento da osteoporose.
• Diminuição de dores articulares
• Melhora na imunidade, que pode diminuir a incidência de infecções.
• Efeitos benéficos sobre a pressão arterial sistêmica.
• Redução do risco de doença coronariana e morte.
• Atividade física facilita a interrupção do tabagismo
• Prevenir o ganho de peso.
• Prevenção ou retardo do declínio cognitivo.
• Maior independência para realização de atividades diárias;
• Melhora da auto-estima e da autoconfiança;
• Reduz problemas psicológicos, como ansiedade e depressão
• Significativa melhora da qualidade de vida.
 

 

Leia Também:  Já rebaixado, Cuiabá 'conquista' a lanterna

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Destaque

Agressões a crianças indígenas geram revolta; empresário denunciado

Published

on

Folha do Estado

No último dia 6, em Pontal do Araguaia (a 522 km de Cuiabá), um proprietário de oficina mecânica agrediu brutalmente três crianças indígenas após elas, supostamente, furtarem pães com margarina do local. O caso ganhou repercussão após um vídeo ser divulgado nas redes sociais, mostrando as marcas das agressões nas costas das vítimas.

Após o ocorrido, os meninos retornaram para casa e contaram aos familiares sobre a violência, exibindo as lesões causadas pelas pancadas. O agressor, identificado pelas iniciais D.M., é conhecido por ter uma relação amigável com as crianças, mas justificou o espancamento como uma reação ao furto.

Indignados, os parentes buscaram a oficina para confrontar D.M. e acionaram o Conselho Tutelar, que os orientou a registrar um boletim de ocorrência. As crianças passaram por exames de corpo de delito, que confirmaram as agressões. Agora, os familiares exigem que o agressor seja responsabilizado criminalmente pelo ato de violência.

Jornalista: Alex Garcia

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

Leia Também:  Agressões a crianças indígenas geram revolta; empresário denunciado

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA