Cidades

Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos no entorno do Rio Coxipó a partir de hoje

Published

on

A Defesa Civil informou ontem (14) que devido ao intenso período de chuvas na Capital, existe risco de alagamentos no entorno do Rio Coxipó. Conforme relata o coordenador do órgão, José Pedro Ferraz Zanetti, a possibilidade do “transbordamento” do rio pode causar prejuízos materiais e risco de morte, mesmo sem chuvas significativas nos próximos dias. A orientação da Defesa é para que a população se mantenha em alerta, a partir da madrugada desta quarta-feira (15).

“A defesa civil recomenda aos moradores, do entorno do Rio Coxipó, especialmente os bairros Jardim dos Ipes e Jardim Universitário, que comecem a levantar móveis e se for viável, orientamos para que deixem suas residências. Principalmente quem tem crianças e idosos”, enfatizou Zanetti.

Segundo a Defesa Civil, o Rio Coxipó, tem o nível normal de 1,4 metros, entretanto, com as fortes chuvas já ultrapassou o alerta vermelho e está na marca de 5,88. Dessa forma, o risco de transbordar é eminente.

Conforme o diretor, para o Rio Cuiabá, ainda não há alerta. Todavia, ressalta que está em estado de atenção. Nesta terça-feira (14), durante aferição, o nível apontou 5,27 metros, sendo que seu alerta de risco acontece quando a marca de 8,5 é atingida.

Leia Também:  Lobista chega a pedir “misericórdia” em carta, mas acaba em presídio federal

O órgão, também, informa que havendo qualquer emergência, o cidadão poderá entra em contato com os Bombeiros, através do 193 ou com o  o coordenador Zanetti  no (65) 99307-4846.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Rondonópolis

Mesa Técnica do TCE inicia trabalhos em busca de solução

Published

on

A Mesa Técnica do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) e Prefeitura de Rondonópolis criada para avaliar a atual situação da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) realizou nesta quarta-feira (19) a primeira reunião, dando início aos trabalhos. O objetivo é buscar uma solução técnico-jurídica definitiva para a crise vivenciada na empresa pública.

O prefeito Cláudio Ferreira participou deste primeiro encontro, conduzido por videoconferência, fazendo uma explanação da situação financeira encontrada na Coder, que hoje tem uma dívida de mais de R$ 260 milhões.

Segundo o prefeito, é preciso muita responsabilidade para buscar uma solução definitiva para a Coder, que ao longo de anos, de vários mandatos na gestão municipal, vem passando por crises, com dívidas que só aumentam e que acabam tendo impactos econômicos para as contas municipais e sociais para os trabalhadores.

“Minha principal preocupação é com os trabalhadores, mais de 500, que não tiveram obrigações trabalhistas pagas, que não tiveram seus direitos garantidos. Por isso temos que buscar a melhor saída possível”, apontou, lembrando que a Coder hoje não conta com certidões negativas de INSS e FGTS.

Leia Também:  Lobista chega a pedir “misericórdia” em carta, mas acaba em presídio federal

Cláudio Ferreira ainda destacou que a Mesa Técnica foi admitida e criada pelo TCE justamente em função do tamanho e da complexidade do problema financeiro que a Coder se encontra. Uma conta que terá que ser paga pela Prefeitura. “A Mesa Técnica vai encontrar uma solução técnico-jurídica para o caso, pois tem capacidade e legitimidade para isso”, pontuou.

Além de buscar uma solução financeira de caráter emergencial para a Coder, a Mesa Técnica deve avaliar a possibilidade de o Município contratar a companhia ainda que sem as certidões negativas de FGTS e INSS; e mitigação dos riscos para o Município, considerando a responsabilidade subsidiária.

A próxima reunião da Mesa Técnica será presencial na sede do TCE em Cuiabá e deve ocorrer na próxima semana. De Rondonópolis, integram a Mesa Técnica: José Cláudio de Melo, diretor administrativo-financeiro da Coder, Epifânio Coelho Portela Júnior, secretário de Transparência e Controle Interno, Vilmar Rodrigues Paranhos Júnior, procurador geral adjunto, Rafaela Pardins Valeriano Santos, assessora especial da Secretaria de Governo, Rane Curto, secretária Municipal de Fazenda e Valdis Castilho Soares Junior, procurador adjunto fiscal.

Leia Também:  Colisão frontal entre carro e carreta mata dois indígenas em MT

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA