Cidades

Defesa Civil interdita ponte sobre o rio Coxipó

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil, interditou na noite desta quinta-feira (16), a ponte Benedito Figueiredo que liga a Avenida Beira Rio ao bairro Coophema. O motivo é o temor quanto à queda da ponte, que teve parte da cabeceira levada pelo rio Coxipó devido ao excesso de chuvas dos últimos dias.

“Em função da cheia, constatamos acréscimo no desbarrancamento. Após diversas aferições e monitoramentos realizados no local, a Defesa Civil concluiu que a ponte poderá sofrer novo desbarrancamento e ter sua cabeceira destruída”, frisou o coordenador.Conforme o coordenador do órgão, Paulo Wolkmer, a ponte não apresenta problemas na estrutura, todavia já estava sendo monitorada pelos engenheiros técnicos por processo de “desbarrancamento” iniciado em novembro do ano passado. A situação piorou devido à cheia no Rio Coxipó na última terça-feira (14).

Para evitar possíveis problemas no trânsito na região, a secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai atuar para desviar o fluxo de veículos para as Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio. A orientação é para que aos motoristas não trafeguem em direção ao local, segundo o Diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz.

Leia Também:  Cuiabá e Várzea Grande entram em alerta por risco de tempestade e queda de granizo

No entanto, agentes de trânsito permanecerão até as 00h e retornarão às 6h da sexta-feira (17) para garantir a segurança dos condutores. “Os agentes se manterão em atividade orientando e desviando os condutores para que não ocorra nenhum acidente no local”, pontuou.

Além da Defesa Civil e Mobilidade Urbana, as secretarias de Meio Ambiente e Obras também estão à disposição para prestar os atendimentos necessários, visto que a interdição é por tempo indeterminado, de acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro.

“Já estávamos em alerta, agora redobraremos os cuidados. Estamos em um dos períodos mais chuvosos do ano e essa interdição demostra que a Defesa Civil está a postos para impedir que o pior aconteça. Garanto que iremos trabalhar com afinco para a população receba esse ponto de acesso om mais breve possível sem que ela represente risco para a população cuiabana”, encerrou.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Lucas do Rio Verde

Guarda Civil Municipal de Lucas inicia capacitação com treinamento tático e habilitação em armas longas

Published

on

A Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde iniciou, nesta quarta-feira (6), uma capacitação que segue até no próximo sábado (8). O prefeito Miguel Vaz participou da aula inaugural, reforçando o compromisso do Município com a formação contínua dos agentes. A atividade integra o cronograma de requalificação anual, nivelamento tático e habilitação em armas longas e reúne 60 guardas divididos em duas equipes.

O treinamento contempla o Curso de Nivelamento Tático Operacional (NITOP), que aborda temas essenciais para a atuação em segurança pública. Entre os conteúdos estão: nivelamento tático, abordagem veicular, busca pessoal, uso de armas de porte e portáteis, conduta de patrulha, história da criação da ROMU, contra-emboscada, choque rápido (ligeiro), funções do operador especializado (AR), equipagem da viatura e CQB – entradas táticas.

A programação inclui ainda a habilitação em armas longas, com instruções sobre o manuseio e operação de três equipamentos: carabina CT 9mm, fuzil 5.56 mm e espingarda GA 12 (calibre 12).

Durante a abertura, o prefeito Miguel Vaz destacou a importância da qualificação permanente da corporação e do trabalho dos agentes voltado para a segurança da sociedade.

Leia Também:  Cuiabá e Várzea Grande entram em alerta por risco de tempestade e queda de granizo

“Queremos, sempre, uma GCM forte, capacitada e respeitada pela sociedade. Dessa forma, vamos continuar construindo uma instituição com cada vez mais credibilidade e confiança. Tenham certeza que é isso o que nós queremos, que cada um de vocês se sintam bem, desenvolvendo sua função no dia a dia, sendo respeitados e admirados pela comunidade. Queremos o melhor para vocês, como servidores da segurança pública, e para a sociedade”, disse o prefeito durante a aula inaugural.

O secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha falou sobre as etapas da capacitação.

“Nós estamos iniciando hoje a capacitação de arma longa com a GCM. Durante esse mês, vamos ter alguns nivelamentos operacionais com instrutores de fora do estado, qualificados. Também teremos o treinamento, que é outra capacitação prevista no tempo de operação, onde todos os anos nós precisamos ir para a sala de aula fazer um treinamento específico, de aprimoramento técnico profissional de tiros, para estarmos nos aprimorando cada dia mais. Tudo isso traz à população guarda civis preparados, prontos para atender a sociedade dentro de suas atribuições institucionais. A preocupação nossa e do nosso prefeito é estarmos sempre capacitando, buscando o que tem mais de inovador para que nós possamos sempre ter uma guarda civil de excelência e de referência.”

Leia Também:  Cuiabá e Várzea Grande entram em alerta por risco de tempestade e queda de granizo

O comandante da Guarda Civil Municipal, Jota Lima, reforçou o caráter contínuo da formação. “Capacitação é a palavra certa. Estamos sempre capacitando, fazendo cursos de aprendizado. Hoje estamos fazendo três cursos em um treinamento: habilitação em arma longa — CT 9mm, fuzil e calibre 12 —, o nivelamento, que já é uma preparação para futuras tropas, como a ROMU e a GTAM, especializadas, e também a requalificação, que é um curso anual e obrigatório.”

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA