Cidades

Domingo de Carnaval trouxe matinê na Mandioca e sertanejo na Orla

Published

on

Seguindo orientações do prefeito Emanuel Pinheiro, de oferecer aos cuiabanos um Carnaval 2017, humanizado e com respeito ao cidadão, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo comemorou neste domingo (26), o terceiro dia de festa com muita diversão e zero ocorrências policiais nos três pontos da Capital. Além disso, o domingo foi marcado pelo respeito às crianças na Mandioca, gosto musical sertanejo na Orla do Porto, e respeito ao cidadão devolvendo os pontos limpos e com trânsito liberado já nas primeiras horas do dia.

Para secretário-adjunto, Junior Leite, o momento foi de gratidão. “É muito bom saber que atendemos ao pedido do prefeito de fazermos uma festa com respeito ao povo cuiabano. Proporcionamos lazer, muita alegria, segurança e logo cedo tudo estava limpo e trânsito liberado. Estamos muito felizes e vamos seguir a linha para fechar os cinco dias de folia apenas com boas notícias”, ressaltou.

Na Praça da Mandioca, o prefeito prestigiou a Matinê para as crianças, que contou com desfiles e com a primeira eliminatória do concurso de fantasias – que vai premiar na terça-feira, as sete melhores fantasias com bicicletas, patinetes e kits escolares.

“Como cuiabano não podia deixar de reviver esses meus momentos de criança e proporcionar também as matinês aqui na tradicional praça da mandioca, hoje e na terça-feira. Queremos manter vivo o carnaval para as crianças, esse é o meu compromisso com quem me recebe tão bem nas ruas e torceu muito para que eu me tornasse o prefeito da terra em que eu nasci. Jamais deixarei de pensar em nossas crianças que são pura inocência, ingenuidade, é alegria. Elas absorvem esse dom de Deus que é a vida, e extravasa essa alegria em momentos como esse, como o Carnaval. Portanto a criança cuiabana merece uma festa linda como essa e pretendo melhora-la a cada ano”, frisou o prefeito.

Leia Também:  Cuiabá e Várzea Grande entram em alerta por risco de tempestade e queda de granizo

Dentre os familiares que compareceram ao evento, muitos estreantes e, conforme destacou a dona de casa, Cristina Azevedo Barros, mãe da passista mirim Nataly Barros, a prefeitura de Cuiabá surpreendeu na segurança e organização do Carnaval para as crianças. “É a primeira vez que trago minha filha para vir curtir o carnaval aqui, pena que chegamos atrasadas para participar do concurso. Mas, para ela já valeu ter vindo aqui e encontrado o prefeito, de quem nossa família toda é fã”, comentou.

Ainda na Mandioca, o prefeito fez questão de conhecer o local onde foi reservado para atender o público, caso haja ocorrências de saúde, segurança e demais atendimentos. Por lá, estão funcionando os Postos de Saúde, Policias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Semob e SAMU.

“Felizmente, até agora, nesses três primeiros dias de Carnaval, não tivemos nenhuma ocorrência. Nem aqui, e nem na Orla do porto, onde revezamos o plantão. E pelo que temos observado, nem a polícia está tendo problemas. Este carnaval, por enquanto, e o mais tranquilo que já trabalhamos”, explicou ao prefeito, Fabrícia Campos, médica do posto.

Leia Também:  Cuiabá e Várzea Grande entram em alerta por risco de tempestade e queda de granizo

Na sequência, o prefeito Emanuel Pinheiro seguiu para Orla do Porto, para conferir as atrações da noite, que ficaram por conta das duplas Jonathan & Adam e Anselmo e Rafael, acompanhando a tendência da mistura do sertanejo com o Carnaval.  A escolha sertaneja, conforme explicou Junior Leite, foi em respeito e preservação aos costumes e cultura de Cuiabá.

  “É muito gratificante poder trabalhar com a preservação das nossas culturas e da nossa tradição. Foi o que aconteceu hoje, fomos na Praça da Mandioca e pudemos ver a alegria das crianças. E agora chegamos à Orla e nos deparamos com a continuidade da nossa cultura por meio da música sertaneja. O melhor no Carnaval, é proporcionar a alegria, respeitando os ritmos e gostos musicais do nosso povo”, frisou Junior Leite.

Encantado com os três eventos do Carnaval 2017, Emanuel ressaltou a contribuição dos deputados estaduais Maxi Russi, Guilherme Maluf, Romoaldo JR, Janaina Riva e Dilmar Dal Bosco, que através de emendas parlamentares, e junto ao Governo de Mato Grosso e a iniciativa privada, tornaram possível a realização do carnaval deste ano, em Cuiabá.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Lucas do Rio Verde

Guarda Civil Municipal de Lucas inicia capacitação com treinamento tático e habilitação em armas longas

Published

on

A Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde iniciou, nesta quarta-feira (6), uma capacitação que segue até no próximo sábado (8). O prefeito Miguel Vaz participou da aula inaugural, reforçando o compromisso do Município com a formação contínua dos agentes. A atividade integra o cronograma de requalificação anual, nivelamento tático e habilitação em armas longas e reúne 60 guardas divididos em duas equipes.

O treinamento contempla o Curso de Nivelamento Tático Operacional (NITOP), que aborda temas essenciais para a atuação em segurança pública. Entre os conteúdos estão: nivelamento tático, abordagem veicular, busca pessoal, uso de armas de porte e portáteis, conduta de patrulha, história da criação da ROMU, contra-emboscada, choque rápido (ligeiro), funções do operador especializado (AR), equipagem da viatura e CQB – entradas táticas.

A programação inclui ainda a habilitação em armas longas, com instruções sobre o manuseio e operação de três equipamentos: carabina CT 9mm, fuzil 5.56 mm e espingarda GA 12 (calibre 12).

Durante a abertura, o prefeito Miguel Vaz destacou a importância da qualificação permanente da corporação e do trabalho dos agentes voltado para a segurança da sociedade.

Leia Também:  Cuiabá e Várzea Grande entram em alerta por risco de tempestade e queda de granizo

“Queremos, sempre, uma GCM forte, capacitada e respeitada pela sociedade. Dessa forma, vamos continuar construindo uma instituição com cada vez mais credibilidade e confiança. Tenham certeza que é isso o que nós queremos, que cada um de vocês se sintam bem, desenvolvendo sua função no dia a dia, sendo respeitados e admirados pela comunidade. Queremos o melhor para vocês, como servidores da segurança pública, e para a sociedade”, disse o prefeito durante a aula inaugural.

O secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha falou sobre as etapas da capacitação.

“Nós estamos iniciando hoje a capacitação de arma longa com a GCM. Durante esse mês, vamos ter alguns nivelamentos operacionais com instrutores de fora do estado, qualificados. Também teremos o treinamento, que é outra capacitação prevista no tempo de operação, onde todos os anos nós precisamos ir para a sala de aula fazer um treinamento específico, de aprimoramento técnico profissional de tiros, para estarmos nos aprimorando cada dia mais. Tudo isso traz à população guarda civis preparados, prontos para atender a sociedade dentro de suas atribuições institucionais. A preocupação nossa e do nosso prefeito é estarmos sempre capacitando, buscando o que tem mais de inovador para que nós possamos sempre ter uma guarda civil de excelência e de referência.”

Leia Também:  Cuiabá e Várzea Grande entram em alerta por risco de tempestade e queda de granizo

O comandante da Guarda Civil Municipal, Jota Lima, reforçou o caráter contínuo da formação. “Capacitação é a palavra certa. Estamos sempre capacitando, fazendo cursos de aprendizado. Hoje estamos fazendo três cursos em um treinamento: habilitação em arma longa — CT 9mm, fuzil e calibre 12 —, o nivelamento, que já é uma preparação para futuras tropas, como a ROMU e a GTAM, especializadas, e também a requalificação, que é um curso anual e obrigatório.”

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA