Cidades

Engenheiro cai do 10º andar de prédio na Capital

Published

on

Engenheiro agrônomo morre ao cair do 10º andar do apartamento em que morava com a mãe, no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá. Tarcísio Monteiro da Costa, 35, caiu na parte interna do condomínio, próximo a piscina. Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, foram acionadas e constataram a morte da vítima.

Com este, sobem para seis os suicídios registrados pela DHPP na Grande Cuiabá, este ano. Foram três ocorrências em janeiro e três em fevereiro. Em 2016 a delegacia atendeu 53 ocorrências de suicídio.A Polícia foi acionada e o delegado Marcelo Miranda Muniz, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), acompanhou perícia e liberação do corpo ao Instituto de Medicina Legal (IML). A morte ocorreu por ontem volta das 14h.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), entre janeiro e outubro do ano passado foram registrados 151 suicídios no Estado, do total 45 em Cuiabá. O número é 32% maior que o registrado no ano de 2015, quando foram 114 ocorrências no Estado todo.

Leia Também:  Após caso de racismo, Pantanal Shopping pagará R$ 600 mil

O tema foi alvo de requerimento do vereador Abílio Júnior (PSC), em sessão da Câmara de Vereadores. Ele requereu a realização de uma audiência pública para debater o aumento de homicídios e as ações de prevenção voltadas para essa questão em Cuiabá.

Para o vereador, essa questão é um problema ligado à área de saúde pública, associado à ineficiência de políticas sociais como, lazer, cultura, emprego e renda.

“O fato de o cidadão não ter um emprego para sustentar sua família, de repente, ser um usuário de droga ou álcool, são exemplos de algumas situações que podem levar a pessoa à depressão e, no extremo, ao suicídio”.

De acordo com Abílio Júnior, o poder público, juntamente com a sociedade, deve estar atento ao problema e buscar mecanismos de prevenção, com ações que fomentam a prática de lazer, o acesso à cultura, a distribuição ampla de emprego e renda; bem como a elaboração de projetos voltados para a orientação da população sobre o tema, por meio de palestras, seminários, cartilhas educacionais, dentre outros.

Leia Também:  Feriadão em Cuiabá terá sol, nuvens e pancadas de chuva; domingo de Páscoa será chuvoso; Confira

“A Associação Brasileira de Psiquiatria elaborou uma cartilha para combater o suicídio junto com o Conselho Federal de Medicina. Essa cartilha sobre o suicídio poderia ser distribuída à população, o que poderia contribuir para maior esclarecimento e ajuda àquelas pessoas que estejam em situação de fragilidade emocional e que vem como a última solução, tirar a própria vida”, sugere.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Sorriso

Prefeitura decreta luto oficial pelo falecimento do Papa Francisco

Published

on

A Prefeitura de Sorriso decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos. O anúncio foi dado, com pesar, na manhã desta segunda-feira (21 de abril), diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, pelo camerlengo da Igreja, o cardeal Joseph Farrell, com as seguintes palavras:

“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

Em sua última mensagem, o Papa também fez seus apelos pela paz, que “não é possível sem um verdadeiro desarmamento”. O pedido do Pontífice foi para que os recursos disponíveis sejam utilizados para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento. “Estas são as ‘armas” da paz: aquelas que constroem o futuro, em vez de espalhar morte!”, afirmou.

Leia Também:  Feriadão em Cuiabá terá sol, nuvens e pancadas de chuva; domingo de Páscoa será chuvoso; Confira

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, foi o 266º papa da Igreja Católica e ocupava o cargo desde 2013, quando sucedeu Bento XVI. O argentino foi primeiro papa latino-americano da história e o primeiro jesuíta a chegar ao comando do Vaticano.

A Administração Municipal externa seu profundo pesar pela partida do Papa que transbordava amor, bom-humor, tolerância e compromisso com a humanidade, se solidariza à toda a comunidade católica neste momento de despedida, assim como com todas as pessoas que, independente do credo, admiravam o Papa Francisco por sua trajetória em prol da paz.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA