Destaque

Governo de AL veta projeto de lei que institui CNH Social

Published

on


O governo do Estado resolveu vetar totalmente o projeto de lei que institui a CNH Social de condutores de veículos automotores. Os motivos são diversos, dentre eles, impacto financeiro às contas do Estado e despesas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
O despacho está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (18).
De acordo com a publicação, a matéria em questão trata sobre a CNH Social, Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores.
A proposta em análise prevê isenção de taxas públicas referentes aos serviços prestados pelo Detran, relativos à obtenção, adição e mudanças nas categorias da CNH, bem como à aquisição da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).
Na decisão, o governo reconhece os objetivos sociais do projeto, porém, a matéria afrontaria a Constituição Estadual, considerando que “são de iniciativa privativa do Governador do Estado as leis que disponham sobre matéria tributária, organização administrativa, serviços públicos e atribuição dos órgãos da administração direta e autárquica”.
Além disso, a proposta acarreta impacto financeiro às contas do Estado, imputa obrigações e despesas ao Departamento de Trânsito, assim como institui programas e projetos não incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA), nem previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA), o que contraria as normas disciplinadoras das finanças públicas, previstas na Constituição.
“Em virtude da inconstitucionalidade formal e material dos arts. 1º, 5º e 8º, os demais dispositivos acabam afetados, pois guardam relação de interdependência com aqueles maculados com o vício de inconstitucionalidade, justificando-se o veto integral ao prospecto legislativo em questão”, diz trecho da publicação.
Apesar do veto do Executivo, o projeto de lei segue, agora, para a Assembleia Legislativa (ALE), onde será apreciado em plenário pelos deputados, que podem acatar ou derrubar o veto.
CNH SOCIAL
Havia uma expectativa de o governo implantar oficialmente a CNH Social até o final do ano passado. O projeto busca garantir às pessoas de baixa renda o direito à habilitação, de forma gratuita – mediante subsídio integral do próprio Detran -, em qualquer centro de formação de condutor.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Destaque

Mulher de 21 dá nó fatal com cinto e esfaqueia idoso de 80 anos

Published

on

Reprodução internet

Um encontro entre gerações terminou em tragédia e sangue em Itanhangá (453 km de Cuiabá). O idoso Cecílio Coletti, de 80 anos, foi encontrado sem vida, esfaqueado e com um cinto apertando o pescoço — uma cena que chocou até os mais experientes. O crime ocorreu dentro da própria casa da vítima, na última terça-feira (15), e teve como autora uma jovem de 21 anos que trabalhava em um bar vizinho.

Segundo a polícia, o caso começou com uma simples discussão entre os dois, mas terminou de forma brutal. A jovem, que poderia ter dado apenas um tempo, preferiu dar golpes fatais. Confessou o crime sem rodeios, talvez imaginando que sinceridade reduz pena.

Enquanto a perícia tentava desenrolar os detalhes do assassinato, os vizinhos tentavam entender como uma conversa virou confronto e um cinto virou corda da morte. O caso segue sob investigação.

Jornalista: Alex Garcia

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA