.

COM MAIS EMPREGOS DE CARTEIRA ASSINADA

Antiga “cidade dormitório” de Cuiabá, VG registra avanços

Oferta de empregos registra salto de mais 700% nos últimos três anos, em Várzea Grande. Município tem sido atrativo na ancoragem de empresas de todos os portes

Published

on

Até meados dos anos 90, o município várzea-grandense, em MT, era mais conhecido por ser amparo residencial de grande parte dos trabalhadores da capital. Tanto que sua sede era denominada de Cidade Dormitório de Cuiabá. Desqualificou-se, portanto, qualquer outra iniciativa para impulsionar a economia local, a fim de garantir dividendos importantes, indispensáveis nos cenários social e de infraestrutura. Isso mudou radicalmente.

Segundo dados recentes divulgados pelo governo federal, nos últimos três anos (2021 a 2023) Várzea Grande se transformou para bem melhor. Deixou aquelas conhecidas características provincianas e assumiu formato promissor calcado na expansão econômica e em relação à infraestrutura. Agora, pode ser atestado em rápida circulação pela cidade, há residenciais populares imponenes, ruas e avenidas asfaltadas, saneamento básico, iluminação, etc.

O segmento de serviços públicos também está no ritmo desenvolvimentista do município, pois promoveu reforma e ampliação de diversas unidades educacionais e da área de saúde. Outras foram construídas em moldes modernos, a exemplo de UPAs.

Os avanços existem, mas falta muito ainda para que o município de Várzea Grande – bem como outros do País afora – atinjam patamares capazes de neutralizar suas demandas tradicionais, avaliam técnicos do próprio governo federal.

Porém, a despeito dos conhecidos atropelos que o município e sua sede enfrentam, investimentos de peso vieram se somar à popular “Cidade Industrial” – apelido que não se sustentou mais, por conta do esvaziamento de iniciativas empresariais de grande ponta em Várzea Grande.

O importante é que os investidores retornaram em peso para Várzea Grande, e até um shopping foi construído ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, o principal de MT.

Empregos

Essa evolução pode ser mensurada por indicativos reais, como número de empregos formais criados, ampliação da formalização de MEIs, e pela  ancoragem de novas empresas que escolheram a cidade, explicam economistas.

Também se pronunciando, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano, destacou que os dados são públicos de fácil acesso. “Ou seja: além de a mudança ser perceptível a cada dia por quem vive Várzea Grande, pode ser comprovada por meio de números em órgãos oficiais”.

Caetano reforça que a segunda maior cidade de Mato Grosso ultrapassou a marca de 300 mil habitantes, conforme dados do Censo do IBGE de 2022, registrando notável expansão demográfica.

###

Conforme a Receita Federal, o número de MEIs em 2021 (Microempreendedor Individual) em VG era de 19.216, passando para 21.947 em 2022, e chegando no final de 2023 com 23.838 empresas desse segmento; crescimento de 24% neste período.

Sobre a ancoragem de empresas em Várzea Grande, conforme números da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) referentes a empresas de pequeno, médio e grande porte, foram abertas mais 5.488 em 2021, passando para mais 5.707 em 2022. Assim, 2023 foi fechado com mais 6.114 novas empresas desses segmentos, crescimento estimado em 11% no período analisado.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foram assinadas no município 22.022 novas admissões com carteira assinada no ano de 2020.

Redação/com informações da SECOM VG

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Economia

JBS está com mais de 220 oportunidades de emprego em 4 unidades de MT

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros.

Published

on

Cuiabá, 11 de novembro de 2024 – A Friboi, empresa da JBS líder no segmento de carne bovina no Brasil, está com 223 vagas de emprego abertas para contratação de novos colaboradores desde a última quarta-feira (06), no estado de Mato Grosso. As oportunidades são para início imediato, com vagas disponíveis nas unidades de Pontes e Lacerda, Confresa, Barra do Garças e Juara.

Em Confresa, há 41 vagas abertas, para faqueiro, operador de produção, dessossador, operador de higienização, ajudante de serviços gerais, operador de armazenagem e expedição, operador de empilhadeira e eletricista. Os interessados nas vagas devem comparecer na unidade de Confresa ou entrar em contato pelo telefone (66) 3564-2321 ou pelo e-mail [email protected].br

Na cidade de Barra do Garças estão sendo ofertadas 80 vagas de emprego, sendo 42 para operador de produção, que não requer experiência na área; 4 para refilador nos setores de desossa; 17 para desossador; 3 para operador de armazenagem e expedição; 1 para operador de empilhadeira, 2 para faqueiro; 7 para ajudante de serviços gerais; 2 para ajudante de cozinha; 1 para assistente de garantia; 2 para lombador e 1 para mecânico de manutenção. Mais informações (66) 3402-2986 ou pelo e-mail [email protected]

Já em Pontes e Lacerda são 61 vagas de emprego, sendo 15 para operador de produção, 7 para dessossador, 10 para faqueiro, 10 para refilador e 3 vagas de supervisão. Além disso, a unidade está com 19 vagas para Jovem Aprendiz. Informações pelo telefone (65-3266-9115) ou pelo e-mail: [email protected] . Para a maioria das vagas não é necessário ter experiência prévia.

No município de Juara são 41 vagas de empregos em diversas áreas de atuação. As oportunidades são para supervisor de embalagem primária e secundária e supervisor de miúdos. Especificamente para concorrer a estes cargos é necessário ter formação em nível superior em Administração de Empresas, Engenharia ou áreas relacionadas. Mais informações (67) 98202-5602 ou por e-mail [email protected].

Maior empregadora do Brasil

A JBS e suas cadeias produtivas movimentaram, em 2020, o equivalente a 2,93% do PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso e contribuíram, em 2021, para a geração de 7,2% dos empregos do estado. Os dados são do levantamento produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Em números totais, o impacto da JBS no PIB mato-grossense foi de R$16,57 bilhões, com valor adicionado de R$5,2 bilhões. Em 2021, a companhia gerou 131.274 empregos diretos, indiretos e induzidos no estado. A JBS está presente em 16 municípios mato-grossenses, com forte atuação nas indústrias de bovinos, aves, biodiesel, couros e alimentos preparados, além de outras atividades como confinamento de gado, transporte e geração de valor agregado.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 155 mil colaboradores.

No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.

A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Contato para a imprensa:
Sandra Costa
JBS – Atendimento à Imprensa em Mato Grosso
80 20 Marketing
E-mail: [email protected]
Telefone: (65) 99252-5116

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading
https://www.youtube.com/watch?v=gOeTkZk5sgE

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA