Economia

Bimestre aumenta oferta de vagas em 28%

Published

on

Depois de dois anos seguidos de quedas na comparação anual, Mato Grosso voltou a gerar novas oportunidades de emprego no primeiro bimestre do ano. Janeiro e fevereiro de 2017 somaram juntos a criação de 14.232 postos no mercado formal, aquele com carteira assinada, um aumento de 28,77% sobre o saldo registrado no mesmo período do ano passado, quando a oferta foi de 11.052 vagas. Nesse bimestre, das mais de 14 mil oportunidades, 9 mil delas foram geradas pela agropecuária, setor da atividade econômica que encerra esse primeiro ciclo do ano como o maior empregador de Mato Grosso.
O ano de 2017 começou melhor para o Estado em relação ao nível de empregabilidade. Na comparação entre os desempenhos dos primeiros bimestres, o resultado apresentado ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, pôs fim a uma sequencia de dois anos de queda. Desde o saldo de 2014, quando o primeiro bimestre fechou com a criação de 18.199 vagas, em 2015 e 2016, o mesmo período fechou com retração, com resultado de 11.715 e 11.052, respectivamente.
O saldo positivo de criação de mais de 14 mil vagas no acumulado dos dois primeiros meses de ano é o resultado da movimentação entre as contratações (65.849) e as demissões (51.617) realizadas. Fevereiro ‘herdou’ de janeiro a geração de 10 mil vagas, o melhor desde 2014.
Avaliando apenas o desempenho do mercado formal mato-grossense durante o mês de fevereiro, foram contratados 29.494 trabalhadores e demitidos 25.438, o que gerou saldo positivo de novas vagas de 4.036. Em relação ao consolidado em igual mês do ano passado, houve crescimento de 9,58% na criação de novos postos de emprego formal, já que em fevereiro do ano passado foram 3.683. O melhor mês da série local para o Estado foi em 2011, quando mais de 10,55 novos postos foram criados em fevereiro.
Entre os setores da atividade econômica que mais colaboraram para a geração de empregos está a agropecuária, com 1.529 vagas e serviços, 1.447. Assim como o registrado em janeiro, o setor da construção civil segue ainda na posição de ‘demissor’ e eliminou no mês passado 383 postos com carteira assinada.
O resultado mensal de Mato Grosso é o sétimo maior do país e o segundo melhor do Centro-Oeste, atrás apenas de Goiás, com 6.849 vagas geradas. Conforme o ranking do Caged, apenas 14 unidades da Federação enceraram o mês com saldo positivo. Os três melhores resultados foram registrados em São Paulo (25.412), seguido de Santa Catarina (14.858) e Rio Grande do Sul (10.602).
BRASIL – A criação de 35.612 postos formais de trabalho em fevereiro foi puxada pelo setor de serviços, informou o coordenador de Estatísticas do Ministério do Trabalho, Mário Magalhães. Ele também ressaltou que o emprego aumentou em três das cinco regiões do país: Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
De acordo com o coordenador do Ministério do Trabalho, os números mostram o início da recuperação do emprego. Em relação ao setor de serviços, ele destacou que, apesar de a educação tradicionalmente puxar a criação de vagas em fevereiro, diversos subsetores apresentaram reversão da tendência e passaram a contratar mais do que demitir, como os de alojamento, de alimentação, de manutenção e os ligados à área da saúde.
Em relação à agropecuária, Magalhães citou a safra de soja e as culturas permanentes de frutas como principal fator para a criação de empregos em fevereiro.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Economia

JBS está com mais de 220 oportunidades de emprego em 4 unidades de MT

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros.

Published

on

Cuiabá, 11 de novembro de 2024 – A Friboi, empresa da JBS líder no segmento de carne bovina no Brasil, está com 223 vagas de emprego abertas para contratação de novos colaboradores desde a última quarta-feira (06), no estado de Mato Grosso. As oportunidades são para início imediato, com vagas disponíveis nas unidades de Pontes e Lacerda, Confresa, Barra do Garças e Juara.

Em Confresa, há 41 vagas abertas, para faqueiro, operador de produção, dessossador, operador de higienização, ajudante de serviços gerais, operador de armazenagem e expedição, operador de empilhadeira e eletricista. Os interessados nas vagas devem comparecer na unidade de Confresa ou entrar em contato pelo telefone (66) 3564-2321 ou pelo e-mail [email protected].br

Na cidade de Barra do Garças estão sendo ofertadas 80 vagas de emprego, sendo 42 para operador de produção, que não requer experiência na área; 4 para refilador nos setores de desossa; 17 para desossador; 3 para operador de armazenagem e expedição; 1 para operador de empilhadeira, 2 para faqueiro; 7 para ajudante de serviços gerais; 2 para ajudante de cozinha; 1 para assistente de garantia; 2 para lombador e 1 para mecânico de manutenção. Mais informações (66) 3402-2986 ou pelo e-mail [email protected]

Já em Pontes e Lacerda são 61 vagas de emprego, sendo 15 para operador de produção, 7 para dessossador, 10 para faqueiro, 10 para refilador e 3 vagas de supervisão. Além disso, a unidade está com 19 vagas para Jovem Aprendiz. Informações pelo telefone (65-3266-9115) ou pelo e-mail: [email protected] . Para a maioria das vagas não é necessário ter experiência prévia.

No município de Juara são 41 vagas de empregos em diversas áreas de atuação. As oportunidades são para supervisor de embalagem primária e secundária e supervisor de miúdos. Especificamente para concorrer a estes cargos é necessário ter formação em nível superior em Administração de Empresas, Engenharia ou áreas relacionadas. Mais informações (67) 98202-5602 ou por e-mail [email protected].

Maior empregadora do Brasil

A JBS e suas cadeias produtivas movimentaram, em 2020, o equivalente a 2,93% do PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso e contribuíram, em 2021, para a geração de 7,2% dos empregos do estado. Os dados são do levantamento produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Em números totais, o impacto da JBS no PIB mato-grossense foi de R$16,57 bilhões, com valor adicionado de R$5,2 bilhões. Em 2021, a companhia gerou 131.274 empregos diretos, indiretos e induzidos no estado. A JBS está presente em 16 municípios mato-grossenses, com forte atuação nas indústrias de bovinos, aves, biodiesel, couros e alimentos preparados, além de outras atividades como confinamento de gado, transporte e geração de valor agregado.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 155 mil colaboradores.

No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.

A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Contato para a imprensa:
Sandra Costa
JBS – Atendimento à Imprensa em Mato Grosso
80 20 Marketing
E-mail: [email protected]
Telefone: (65) 99252-5116

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA