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Setenta lojas são fechadas em shoppings de Mato Grosso em 2016, revela pesquisa

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Setenta lojas foram fechadas nos shoppings de Mato Grosso no último ano. Ao fim de 2016 havia 978 empresas ativas nos 5 empreendimentos em operação no Estado. Em 2015, elas somavam 1,048 mil. De um ano para o outro, a vacância nos shopping centers mato-grossenses aumentou 6,67%, taxa superior àquela verificada no âmbito nacional, que atingiu 4,6% no mesmo período. A desocupação observada em 2016 é recorde para os últimos 6 anos, como revela o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2016/2017, divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

O menor índice de vacância foi registrado em 2011, quando aumentou 1,7% sobre o ano anterior. A quantidade de empresas fechadas no último ano nos shoppings também foi levantada informalmente pela União dos Lojistas de Shoppings de Mato Grosso (Unishop), que identificou 65 lojas e quiosques extintos em 3 shoppings da Capital e região metropolitana. A entidade calcula que 500 colaboradores diretos tenham perdido seus empregos. “Se computarmos as lojas fechadas em shoppings de Mato Grosso temos algo como 70% de um shopping vazio”, comenta o presidente da Unishop, Júnior Macagnam.

Ainda conforme os últimos censos da Abrasce, a quantidade de empregos mantidos nos shoppings do Estado totalizou 12,032 mil em 2016 e 10,496 mil em 2015. Os números apontam aumento de 14,63% ou 1,536 mil novos postos de trabalho gerados de um ano para o outro, apesar da queda no número de lojas. Resultado que se contrapõe ao desempenho obtido com as vendas nesses empreendimentos, que movimentaram R$ 1,660 bilhão no Estado em 2016, ante R$ 1,837 bilhão no ano anterior, baixa de 9,63%.

Para este ano, a Abrasce projeta que sejam faturados R$ 2,064 bilhões com as vendas nos 5 shoppings ativos no Estado. “As vendas caíram drasticamente e os custos continuam altos”, expõe uma empresária que optou pelo anonimato. “Venho enfrentando dificuldades há 1 ano, período em que as vendas vêm caindo”, relata, em referência às operações de uma das lojas instaladas num shopping da capital. Caso não consiga chegar a um acordo com a administração do shopping para reduzir os valores condominiais, ela fechará a loja no espaço. “Na ala do shopping onde mantenho a outra loja já foram encerradas umas 3 operações”.

Depois de mais de uma década com o empreendimento comercial ativo em um shopping da capital, outra empresária que não quis se identificar decidiu encerrar as atividades no local. Optou por manter apenas a unidade matriz, fora de shopping e onde funciona há 40 anos. “Decidi unificar num mesmo endereço. O custo operacional no shopping é muito alto e aumenta todo ano”, afirma. “Reajusta o condomínio, que é pago à parte do aluguel. Os administradores dos shoppings terceirizam o estacionamento, ganham em cima e a gente ainda paga IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) do estacionamento”.

Conforme ela, no último ano, o fluxo de clientes diminuiu cerca de 10% em comparação com 2015. “Este ano ainda não reagiu e a tendência é ficar assim. Então, para não ver o prejuízo aumentar e conseguir pagar funcionários e fornecedores, resolvi fechar”. Ela diz que metade dos 27 funcionários que atuavam no empreendimento fechado na última semana poderá atuar na unidade matriz. “Deixamos todo mundo à vontade para decidir pelo que achar melhor”.

Para o presidente da Unishop, o grande desafio dos empreendedores para 2017 será encontrar empresários dispostos a investir. “No ano passado foram fechadas mais de 3,3 mil empresas em Mato Grosso”, prossegue Macagnam. Segundo ele, esse desempenho negativo alçou o Estado à 8ª posição no ranking nacional de extinções de empresas. “A crise está além dos shoppings”. Para ele, a crise econômica nacional somada à elevada carga tributária para micro e pequenas empresas, que representam mais de 70% dos estabelecimentos mato-grossenses, contribuem para esse encolhimento dos negócios no Estado.

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JBS está com mais de 220 oportunidades de emprego em 4 unidades de MT

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros.

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Cuiabá, 11 de novembro de 2024 – A Friboi, empresa da JBS líder no segmento de carne bovina no Brasil, está com 223 vagas de emprego abertas para contratação de novos colaboradores desde a última quarta-feira (06), no estado de Mato Grosso. As oportunidades são para início imediato, com vagas disponíveis nas unidades de Pontes e Lacerda, Confresa, Barra do Garças e Juara.

Em Confresa, há 41 vagas abertas, para faqueiro, operador de produção, dessossador, operador de higienização, ajudante de serviços gerais, operador de armazenagem e expedição, operador de empilhadeira e eletricista. Os interessados nas vagas devem comparecer na unidade de Confresa ou entrar em contato pelo telefone (66) 3564-2321 ou pelo e-mail [email protected].br

Na cidade de Barra do Garças estão sendo ofertadas 80 vagas de emprego, sendo 42 para operador de produção, que não requer experiência na área; 4 para refilador nos setores de desossa; 17 para desossador; 3 para operador de armazenagem e expedição; 1 para operador de empilhadeira, 2 para faqueiro; 7 para ajudante de serviços gerais; 2 para ajudante de cozinha; 1 para assistente de garantia; 2 para lombador e 1 para mecânico de manutenção. Mais informações (66) 3402-2986 ou pelo e-mail [email protected]

Já em Pontes e Lacerda são 61 vagas de emprego, sendo 15 para operador de produção, 7 para dessossador, 10 para faqueiro, 10 para refilador e 3 vagas de supervisão. Além disso, a unidade está com 19 vagas para Jovem Aprendiz. Informações pelo telefone (65-3266-9115) ou pelo e-mail: [email protected] . Para a maioria das vagas não é necessário ter experiência prévia.

No município de Juara são 41 vagas de empregos em diversas áreas de atuação. As oportunidades são para supervisor de embalagem primária e secundária e supervisor de miúdos. Especificamente para concorrer a estes cargos é necessário ter formação em nível superior em Administração de Empresas, Engenharia ou áreas relacionadas. Mais informações (67) 98202-5602 ou por e-mail [email protected].

Maior empregadora do Brasil

A JBS e suas cadeias produtivas movimentaram, em 2020, o equivalente a 2,93% do PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso e contribuíram, em 2021, para a geração de 7,2% dos empregos do estado. Os dados são do levantamento produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Em números totais, o impacto da JBS no PIB mato-grossense foi de R$16,57 bilhões, com valor adicionado de R$5,2 bilhões. Em 2021, a companhia gerou 131.274 empregos diretos, indiretos e induzidos no estado. A JBS está presente em 16 municípios mato-grossenses, com forte atuação nas indústrias de bovinos, aves, biodiesel, couros e alimentos preparados, além de outras atividades como confinamento de gado, transporte e geração de valor agregado.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 155 mil colaboradores.

No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.

A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Contato para a imprensa:
Sandra Costa
JBS – Atendimento à Imprensa em Mato Grosso
80 20 Marketing
E-mail: [email protected]
Telefone: (65) 99252-5116

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