Várzea Grande encerra campanha com mais de 36 mil atendimentos realizados
Published
7 dias agoon
By
infocoweb
Além das atividades nas unidades e nos espaços públicos, as equipes da Secretaria de Saúde também atenderam demandas externas, fortalecendo o trabalho em rede com outras instituiçõe
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande encerrou a campanha Outubro Rosa 2025 com um balanço positivo e resultados expressivos nas ações de prevenção e promoção da saúde da mulher. Ao longo da campanha foram contabilizados mais de 36 mil atendimentos.
Além das atividades nas unidades e nos espaços públicos, as equipes da Secretaria de Saúde também atenderam demandas externas, fortalecendo o trabalho em rede com outras instituições.
E o saldo foi surpreendente: 14.667 atendimentos médicos, 6.936 atendimentos de enfermagem, 1.786 atendimentos odontológicos, 935 coletas de preventivo, 10.886 vacinas aplicadas e 1.315 solicitações de mamografia — somando mais de 36 mil atendimentos realizados em todo o Município.
A Saúde municipal intensificou as estratégias de chamamento das mulheres que aguardavam há anos na fila para a realização de mamografias, além de uma série de atividades realizadas nas unidades básicas e em espaços públicos do Município.
O lançamento oficial da campanha ocorreu no dia 6 de outubro, na clínica FEB Saúde, onde foram realizados exames de mamografia. Também foi realizado – em todas as unidades de saúde do Município – um grande mutirão de atendimento voltado à saúde da mulher, com vacinação, coleta de preventivos (CCO), atendimento odontológico, consultas médicas e liberação de pedidos de mamografia.
Entre as participantes, Maria das Graças Silva, moradora do bairro Jardim Imperial, comemorou a oportunidade de finalmente realizar o exame que esperava há dois anos.
“Eu estava na fila desde 2023 e agora consegui fazer minha mamografia. Fui muito bem atendida e estou aliviada, porque a gente sabe que quanto mais cedo descobre, mais chances tem de se curar”, contou.
AÇÕES EXTERNAS – A equipe da Unidade de Saúde da Família Laurentino Paulo Cerqueira, do bairro Água Limpa, estive na Instituição de Acolhimento de Meninas de Várzea Grande promovendo uma ação especial em alusão ao Outubro Rosa. A atividade contou com a presença da equipe da unidade e também, das acadêmicas do 7º período do curso de medicina da Universidade de Várzea Grande (Univag). Elas estavam acompanhadas pela professora doutora Gabrielle Chaves de Souza, onde ministraram uma palestra educativa sobre prevenção do câncer de colo de útero, vacinação HPV, prevenção do câncer de mama e autoexame das mamas, prevenção ao uso de drogas e métodos contraceptivos.
Após a palestra, foi promovida uma roda de conversa em um ambiente acolhedor e de escuta qualificada, onde as adolescentes puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências. Na ocasião, também foram administrada vacina da HPV, conforme o calendário vacinal do Ministério da Saúde.
ENCERRAMENTO – O encerramento das atividades ocorreu na última sexta-feira (31), no Várzea Grande Shopping, em parceria com o Hospital Santa Rosa, que mantém uma unidade no local. A ação ofereceu testes rápidos, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação e palestra orientativa sobre o autocuidado. Durante o evento, muitas pessoas que passavam pelo shopping aproveitaram para verificar a saúde e receber orientações.
Foi o caso de Pedro Churtz, natural de Farroupilha (RS), que havia acabado de chegar a Cuiabá para um passeio no Pantanal e aproveitou a oportunidade para aferir a pressão e a glicemia.
“Essas ações são importantíssimas para a população. Ter a saúde em local público facilita. E para nós, que saímos de um estado com muito frio e chegamos à Cuiabá, onde a temperatura é mais elevada, é bom checar se está tudo certo para o passeio”, comentou com um sorriso.
A ação no shopping contabilizou mais de 400 atendimentos, sendo, 263 testes rápidos, 76 doses de vacinas administradas, 65 aferição de pressão arterial, 58 testes de glicemia capilar.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde, Janaína Pinheiro, destacou o empenho das equipes e a importância da mobilização. “O Outubro Rosa é uma das campanhas mais emblemáticas do SUS porque reforça o papel da Atenção Primária como porta de entrada para o cuidado integral da mulher. Nossas equipes não apenas realizaram atendimentos nas unidades, mas também atenderam demandas de empresas e instituições que solicitaram ações extramuros. O resultado é fruto do trabalho coletivo e do compromisso de toda a rede com a saúde feminina”, afirmou Janaína.
Com o encerramento do Outubro Rosa, a Secretaria reforça que o cuidado com a saúde da mulher continua sendo prioridade durante todo o ano. As unidades de saúde seguem disponíveis para agendamento de exames e acompanhamento preventivo.
Galeria de Fotos (20 fotos)
Esportes
Palmeiras tropeça fora de casa e vê Flamengo emparelhar na liderança do Brasileirão
Published
5 horas agoon
9 de novembro de 2025By
infocoweb
O Palmeiras sofreu um revés neste domingo (9) ao ser derrotado pelo Mirassol por 2 a 1, no Estádio José Maria Campos Maia, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A surpreendente derrota fez com que o Verdão perdesse a folga na liderança, permitindo que o rival Flamengo igualasse a pontuação na briga pelo título.
Apesar do resultado negativo, o Palmeiras permanece no topo da tabela com 68 pontos, mantendo a primeira posição por ter uma vitória a mais (21 contra 20) que o time carioca, que venceu o Santos por 3 a 2 na mesma rodada. O Mirassol, por sua vez, alcançou a quarta colocação, somando 59 pontos e consolidando sua boa campanha.
O Jogo
A partida começou com um susto para o líder do campeonato. Logo no primeiro minuto, Gabriel, do Mirassol, aproveitou uma jogada individual de Lucas Ramon e finalizou rasteiro entre as pernas do goleiro Carlos Miguel, abrindo o placar para os donos da casa.
O Palmeiras demorou a reagir, mas aos 27 minutos, Vitor Roque protagonizou um golaço de bicicleta. Após cobrança de escanteio e um desvio de cabeça de Allan, a bola sobrou para o atacante, que emendou um lindo voleio, empatando o confronto com uma pintura.
No entanto, a alegria alviverde durou pouco. Já nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47 minutos, Reinaldo cobrou um lateral para a área e João Victor subiu mais alto que a defesa palmeirense para cabecear e recolocar o Mirassol à frente no marcador: 2 a 1.
Na segunda etapa, o Palmeiras pressionou em busca do empate. Aos nove minutos, Andreas Pereira cobrou uma falta que exigiu grande defesa de Walter, goleiro do Mirassol. Pouco depois, em outro escanteio, Flaco López desviou, mas Walter novamente salvou em cima da linha. O Mirassol, por sua vez, também teve chances de ampliar, como em uma cabeçada de Alesson que passou perto do gol de Carlos Miguel. Apesar da insistência do Palmeiras, o placar não se alterou, e os donos da casa celebraram a importante vitória.
Próximos confrontos
- Mirassol:
- Santos x Mirassol (34ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 19 de novembro de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
- Palmeiras:
- Santos x Palmeiras (jogo atrasado da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro)
- Data e horário: 15 de novembro de 2025 (sábado), às 21h (de Brasília)
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
FICHA TÉCNICA
Mirassol 2 x 1 Palmeiras
Competição: Campeonato Brasileiro (33ª rodada)
Local: Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, Mirassol (SP)
Data: 09 de novembro de 2025 (domingo)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Arbitragem:
- Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões Amarelos:
- Mirassol: José Aldo, João Victor, Walter
- Palmeiras: Andreas Pereira, Bruno Fuchs, Raphael Veiga
Gols:
- Gabriel (Mirassol), aos 1′ do 1ºT
- Vitor Roque (Palmeiras), aos 27′ do 1ºT
- João Victor (Mirassol), aos 47′ do 1ºT
Mirassol: Walter, Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo; José Aldo (Neto Moura), Danielzinho e Gabriel (Shaylon); Negueba (Carlos Eduardo), Alesson (Luiz Otávio) e Cristian (Chico da Costa). Técnico: Rafael Guanaes
Palmeiras: Carlos Miguel, Khellven (Mauricio), Gómez, Murilo (Bruno Fuchs) e Piquerez; Aníbal Moreno (Raphael Veiga), Andreas Pereira (Bruno Rodrigues), Felipe Anderson (Sosa) e Allan; Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira
Fonte: Esportes

Palmeiras tropeça fora de casa e vê Flamengo emparelhar na liderança do Brasileirão
Flamengo vence Santos em jogo eletrizante no Maracanã, com drama no final
Esporte: Campeonato Municipal de Futebol Amador 2025 termina com partidas no Estádio Municipal
Corinthians perde para o Ceará na Neo Química Arena e cai na tabela do Brasileirão
Empate no Barradão freia Botafogo na luta pelo G5 e mantém Vitória fora do Z-4
POLÍTICA MT
Juca do Guaraná expressa apoio à deputada Janaina Riva após episódio de importunação
O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) manifestou solidariedade à colega parlamentar Janaina Riva (MDB), que foi vítima de importunação...
Nota à Imprensa
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio da Mesa Diretora, informa que adotou as medidas cabíveis para garantir...
Summit Animal debate na Assembleia Legislativa seis eixos da causa animal
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realiza nesta sexta-feira (7) o Summit Animal 2025, um dos maiores encontros do...
POLICIAL
Polícia Civil prende suspeito de roubar comércio religioso em Cuiabá menos de 6 horas após o crime
A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (07.11), um homem, de 24 anos, suspeito de praticar um roubo à mão armada...
Polícia Militar resgata três crianças vítimas de maus tratos em Várzea Grande
Equipes militares do 4º Batalhão resgataram, na noite deste sábado (8.11), três crianças e prenderam uma mulher de 22 anos...
Polícia Civil prende homem que agrediu companheira com garrafa de vidro e a manteve em cárcere privado
A Polícia Civil prendeu, nesse sábado (08.11), um homem acusado de agredir, ameaçar e manter a companheira, de 46 anos,...
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros realiza desencarceramento de corpo de vítima que ficou presa às ferragens de carro após acidente
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na manhã deste domingo (09.11) para atender uma ocorrência...
Corpo de Bombeiros é acionado para resgatar cobra caninana que entrou em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) capturou na manhã deste domingo (09.11) uma cobra caninana, que estava...
Empreendedorismo sustentável e desfile inclusivo marcam evento promovido pela Sema e parceiros
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), o Movimento Nacional Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS Cuiabá) e a BPW...
MUNICÍPIOS
Crianças de 10 anos recebem questão sobre uso de preservativo em escola pública em MT; Vídeo
Uma questão aplicada em uma atividade de matemática para alunos da 5ª série da Escola Municipal Jardim das Flores, em...
Frente fria avança e Cuiabá tem dias de garoa e temperaturas baixas
O “friozinho” que chegou a Cuiabá nesta terça-feira (5) promete se manter firme até o início da próxima semana, com...
Fim de julho tem friozinho pela manhã e calorão à tarde em Cuiabá
A última semana de julho em Cuiabá será marcada por um verdadeiro contraste térmico: manhãs amenas e tardes escaldantes. Segundo...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Policial6 dias agoPolícia Civil deflagra Operação Fio de Aço contra esquema que simulava concorrência em contratos médicos custeados com dinheiro público
-
Política MT4 dias agoDeputados de Mato Grosso votam a favor de projeto que restringe aborto legal em vítimas de estupro infantil
-
Cidades7 dias agoCuiabá e Várzea Grande entram em alerta por risco de tempestade e queda de granizo
-
Policial4 dias agoMulher é morta a facadas e companheiro é encontrado enforcado
-
Policial5 dias agoPF deflagra operação contra fraudes de mais de R$ 45 milhões na Caixa; Cuiabá é um dos alvos
-
Policial5 dias agoVeja quem são os empresários e influenciador investigados por fraude na Caixa
-
Agronegócio5 dias agoBC se reúne hoje e deve manter juros altos e crédito apertado para o agro
-
Policial4 dias agoHomem é preso suspeito de envolvimento no sequestro e morte de professora
