Manchete

Riva confessou alguns crimes e agora deve entregar comparsas

Published

on

O ex-deputado estadual José Riva(sem partido), confirmou algums crimes  cometidos na Assembleia Legislativa para ao Ministério Público e Justiça.

Agora ele deve revelar os  nomescomparsas que junto com ele desviaram milhões do poder legislativo para a justiça.O juiz convocado da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Jurandir Florêncio de Castilho Júnior, intimou o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Geraldo Riva (sem partido), a depor novamente no próximo dia 28 de março para esclarecer fatos relacionados a “Operação “Imperador”, que investiga um suposto esquema que teria desviado mais de R$ 60 milhões da Assembleia Legislativa. Jurandir substitui a titular da 7ª Vara Criminal, Selma Rosane Arruda, que está de licença.

Até certo trempo José Riva vinha negando qualquer envolvimento nas irregularidades. Só que diante das provas apresentadas pelo Ministério  Público, ficou evidente sua participação nos desvios do dinheiro na Assembleia Legislativa.

Agora a tática da defesa é admitir a culpa, mas apresentar outros possíveis comparsas também envolvidos no escândalo.

Operação Imperador

As investigações, em um ano, essas empresas venderam mais de 30 mil toners ao poder legislativo do Estado que, na época dos fatos, contava com apenas 150 impressoras. Além do ex-deputado estadual, foi denunciada sua esposa, Janete Riva, e servidores públicos e empresários, como Djalma Ermenegildo, Edson José Menezes, Manoel Theodoro dos Santos, Djan da Luz Clivatti, Elias Abrão Nassarden Junior, Jean Carlo Leite Nassarden, Leonardo Maia Pinheiro, Elias Abrão Nassarden, Tarcila Maria da Silva Guedes, Clarice Pereira Leite Nassarden, Celi Izabel de Jesus, Luzimar Ribeiro Borges, e Jeanny Laura Leite Nassarden.

Nas interceptações telefônicas autorizadas pela justiça, em torno de 80% dos recursos que teriam sido desviados foram sacados “na boca do caixa” e repassados ao ex-presidente que foi denunciado por formação de quadrilha e enquadrado em 26 infrações previstas no peculato – crimes que envolvem subtração de recursos públicos para fins pessoais. José Riva foi preso em fevereiro de 2015, mas foi beneficiado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com uma habeas corpus em junho do mesmo ano.

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

Cidades

DPU cobra Lula por ação urgente contra garimpo ilegal em terra indígena de MT

Published

on

Reprodução internet

A situação na Terra Indígena Sararé, localizada em Pontes e Lacerda, voltou ao centro das atenções após a Defensoria Pública da União (DPU) emitir uma recomendação urgente ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento, enviado na última terça-feira (08), exige a desintrusão imediata do território e cobra ações efetivas contra o avanço do garimpo ilegal, desmatamento e degradação ambiental que colocam em risco a sobrevivência física, cultural e territorial do povo Katitãuhlu, da etnia Nambikwara. Endereçada a diversos órgãos, como Ministério dos Povos Indígenas, Funai, Ibama, Polícia Federal e Ministério da Justiça, a recomendação pede a criação de bases operacionais no local, plano de ação detalhado e inclusão da área como prioridade nas ações federais até o final de 2025.

Com base em dados oficiais do próprio governo, a DPU afirma que a Terra Indígena Sararé ocupa hoje o primeiro lugar no ranking nacional de alertas de garimpo ilegal. Em 2024, foram destruídos cerca de 570 hectares da área tradicional, enquanto denúncias da Associação Indígena Sararé – Katitãuhlu apontam que o reforço da fiscalização em outras regiões do país, como em Itaituba (PA) e na Terra Yanomami, empurrou o crime ambiental para Mato Grosso. Segundo estimativas, mais de 5 mil garimpeiros atuam atualmente no território, número que escancara o desequilíbrio frente à população indígena local. A DPU ainda recomendou que o Ministério dos Povos Indígenas assuma a coordenação da operação de desintrusão, articulada por meio do Comitê Interministerial, como já ocorre em outras áreas críticas.

Jornalista: Alex Garcia

Clique aqui e receba notícia do VOZMT no seu celular

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA